Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

12 dicas incríveis de Marketing Digital

Eduardo Larbac - 27 de agosto de 2019

12 dicas incríveis de Marketing Digital 12 dicas incríveis de Marketing Digital
Nos dias atuais, o marketing digital é uma das maiores estratégias para todas as marcas que desejam ampliar a sua relevância e o seu número de consumidores por meio do mundo digital.

Essa área do marketing pode ser caracterizada por todos os esforços de uma empresa dentro da internet, com o intuito de destacar a sua imagem em meio ao mercado.

Nesse sentido, o artigo a seguir irá fornecer 12 dicas essenciais para qualquer pessoa que deseja iniciar uma campanha eficiente de marketing digital.

1) Conheça seu público

Antes de qualquer ação de marketing digital, é necessário saber qual é o público com que se está lidando. Isso porque, as campanhas digitais são caracterizadas por um elemento principal presente na internet: o direcionamento. 

Ou seja, deve-se pensar em um público específico para que ações de uma empresa que vende papel de parede para sala, por exemplo, acabem sendo direcionadas para quem prefere usar azulejos.

Ter um bom direcionamento oferece mais chances de uma empresa conquistar novos clientes através do contato com potenciais consumidores. Estes, por sua vez, possuem várias características que favorecem a sua escolha por aquela determinada empresa ou produto anunciado.

2) Adapte conteúdos à jornada do cliente

Existem dois fatos que todo mundo deve saber ao pensar em marketing digital: que uma das suas principais estratégias é a produção de conteúdo e que o comprador passa por várias etapas antes de, realmente, ser um comprador. Assim, para atrair a atenção dos usuários da internet, uma oficina que faz micro pintura automotiva, por exemplo, apostar em textos curtos, os quais falam um pouco sobre esse serviço novo. Já para aquelas pessoas que estão mais próximas de fazerem uma compra, é possível desenvolver conteúdos mais técnicos, justificando a vantagem dessa oficina em relação aos seus concorrentes.

3) Não escreva apenas sobre seus produtos ou serviços

Apesar dos conteúdos desenvolvidos em sites terem o intuito de oferecer maior relevância para uma empresa, é muito importante que eles não sejam 100% focados na marca ou nos seus produtos. É preciso, antes de tudo, saber o que os consumidores estão precisando saber. 

A partir disso, uma loja que vende extintores de incêndio, por exemplo, pode publicar artigos sobre outras técnicas de segurança contra incendios. Ou seja, uma empresa pode pensar em conteúdos que possuam uma certa relação com a sua área de atuação.

4) Concentre-se no longo prazo

É normal que as estratégias de marketing digital não apresentem resultados logo de cara. Isso porque, a construção de uma identidade de marca, bem como a valorização da imagem de uma empresa dentro da internet pode ser um processo demorado para quem está entrando no mundo digital. Além disso, o longo prazo está vinculado à ideia de melhoria da experiência do usuário. Portanto, as marcas precisam realizar planejamentos estratégicos de marketing antes de tomarem qualquer ação. Assim, aos poucos, as pessoas vão desenvolvendo interesse por uma certa empresa.

5) Adote o SEO em sua estratégia de conteúdo geral

SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, “otimização de motores de busca”) refere-se a todas as ações que um site pode fazer para melhorar o seu posicionamento dentro da página de resultados das ferramentas de busca. 

Ou seja, uma loja que vende cortina para cozinha, por exemplo, e que faz uso das técnicas de SEO, pode ficar no topo da página de resultados quando uma pessoa pesquisa no Google por “dicas de decoração para a cozinha”. Esse ranqueamento mais adequado faz com que os conteúdos de uma empresa sejam facilmente encontrados, ampliando as chances de lucros.

Dentre os fatores que são trabalhados pelas técnicas de SEO e levados em consideração pelas ferramentas de buscas, têm-se:
  • A existência de palavras-chave;
  • A utilização de imagens;
  • A responsividade da página;
  • A meta-descrição;
  • Os títulos;
  • A quantidade de páginas;
  • O layout.

6) Entenda o panorama geral de um anúncio

Quando uma empresa está precisando analisar a eficiência das suas campanhas com anúncios digitais, é preciso analisar não só a mensagem que está sendo dita, mas sim todo o processo pelo qual um usuário passa até visualizar um anúncio.

O motivo disso está no fato de que muitos anúncios são mostrados para pessoas que têm uma incompatibilidade com aquele assunto. Como quando uma empresa de aluguel de caçamba de entulho atinge um público alvo que não está interessado nesse tipo de serviço. Isso torna o anúncio totalmente ineficiente.

Portanto, é preciso ver quais são as palavras-chave que estão sendo aplicadas a um anúncio e a quais sites eles levam.

7) Perceba a alteração das preferências do público

O marketing digital, como já foi mostrado anteriormente, é muito flexível em decorrência do seu caráter sempre muito atual. Isso significa que, assim como os gostos, necessidades e preferências do público consumidor das marcas que vão se alterando, o mesmo ocorre com o direcionamento das ações de marketing.

Nesse sentido, uma empresa que oferece o serviço de reboque para carros, por exemplo, pode ser muito mais voltada a usar o Facebook como plataforma de compartilhamento de conteúdo. Entretanto, com o crescimento do número de usuários do Instagram, talvez seja necessário pensar em ações voltadas para esse público que está inserido em uma dinâmica digital diferente.

8) Seja consistente no design ao lançar uma campanha

Como uma decorrência do exemplo do item anterior, quando uma empresa está prestes a lançar uma campanha, ela tem que garantir que, independentemente da plataforma, é necessário manter uma regularidade no design criativo.

Isso porque, é essencial ter uma identidade visual dentro de uma empresa. As cores, símbolos e linguagens são elementos capazes de caracterizar uma marca, tornando-a única aos olhos dos clientes. Por essa razão, uma campanha, seja ela compartilhada no Facebook, Twitter ou Instagram, apesar de ter formatos diferentes, deve carregar sempre uma mesma ideia.

9) Torne-se um líder de crescimento para sua empresa

Nos dias de hoje, muitos profissionais do marketing estão apenas preocupados em gerar leads, ou seja, potenciais consumidores. Depois de feito isso, esses leads ficam a cargo do setor de vendas.

Entretanto, um marqueteiro que deseja obter um crescimento dentro da sua empresa deve ser capaz de pensar estrategicamente em todos os estágios de uma jornada de compra. 

Portanto, não basta mostrar para um usuário as vantagens de um aluguel de van com motorista, por exemplo, mas também levar este lead a uma total satisfação pelo serviço adquirido, tornando-o um fã e promotor dessa empresa.

10) Personalize seu conteúdo

Personalizar um conteúdo nada mais é do que diferenciar a identidade de uma marca com um caráter único. A importância disso é tamanha que, segundo pesquisas, 40% dos consumidores trocam de marca por conta de uma personalização online pobre, seja em páginas ou em conteúdos. 

Isso demonstra que fazer mais do mesmo não é sinônimo de economia de custos, mas sim de perda de dinheiro.

A identidade visual é o principal aspecto para que os consumidores identifiquem uma empresa diante das outras. Ter um site personalizado, com funcionalidades e layout próprio pode aprimorar essa identidade.

11) Tente coisas novas

A experimentação é o passo principal para quem deseja desenvolver ações de marketing digital realmente eficientes. Uma vantagem que a internet promove, ao contrário dos meios de comunicação tradicionais, é a mensuração do retorno de uma certa atitude.

Dessa forma, não há riscos grandes quando uma auto elétrico 24 horas, por exemplo, tenta atingir um público novo nas redes sociais. Existem ferramentas para checar se aquela ação está trazendo retornos positivos ou não. Em casos negativos, é totalmente viável retornar à estratégia inicial e tentar futuramente alguma outra ideia.

12) Não subestime os backlinks

Os backlinks são aqueles links que são colocados estrategicamente dentro de um texto para que o leitor possa ser guiado para outras páginas enquanto navega em uma. A função deles é fazer com que, através de um conteúdo, um usuário possa visitar vários outros sem ao menos sair de dentro de um site.

A importância dos backlinks se dá pelo fato de que, quanto mais tempo um leitor passa em um site, maiores são as chances dele se interessar pela marca ou pelo produto apresentados e realizar uma compra. 

Além disso, ter um número grande de sites e de links que guiam as pessoas para outras páginas é um dos fatores levados em consideração pelas ferramentas de busca para o ranqueamento de resultados (pensando novamente na questão das técnicas de SEO).

Através das dicas passadas acima, é possível desenvolver e aprimorar a presença online de uma empresa, colocando-a em um lugar de destaque perante os seus concorrentes e ampliando os seus lucros.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Formas de vender mais para leads da sua região
Próximo Artigo Como ganhar dinheiro na internet

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac