Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Ainda vale a pena criar uma lista de e-mails?

Eduardo Larbac - 28 de julho de 2021

Ainda vale a pena criar uma lista de e-mails? Ainda vale a pena criar uma lista de e-mails?
Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, muitas práticas e estratégias são aplicadas às empresas todos os dias, e, as que preferem não se atualizar, normalmente ficam para trás. Em um cenário como esse, ainda vale a pena utilizar a lista de e-mail?

Pensando em responder essa pergunta, o texto de hoje abordará o que é uma lista de e-mail, como ela funciona e se vale a pena investir nessa estratégia de marketing com um mercado tão dinâmico e movimentado.

Antes, é importante falar que muitas pessoas gostam de dizer que o marketing é a alma do negócio e, de certa forma, elas têm razão. É através do marketing que as pessoas conhecem o seu negócio e se interessam pelos seus produtos e serviços.

E-mails são ferramentas de comunicação que, desde a chegada da internet, aos poucos foram se instalando no meio corporativo, e desde o fornecedor de papel toalha até mesmo as empresas de cosméticos começaram a utilizá-lo.

Não demorou muito tempo para que os e-mails se tornassem uma nova febre e, basicamente boa parte da comunicação de uma empresa fosse realizada através dessa ferramenta que, ao longo dos anos, foi evoluindo cada vez mais.

Nos dias de hoje, e-mails ainda são bastante utilizados para o mesmo propósito: comunicação. Mas certamente, não têm o mesmo impacto que antigamente, principalmente com novas tecnologias e estratégias no mercado.

Porém, seja uma indústria de vidro laminado ou produtos cosméticos, isso não significa que listas de e-mails e outras estratégias que envolvam essa ferramenta estejam ultrapassadas e não sejam valiosas.

Muito pelo contrário. Embora não seja tão eficiente e eficaz como antes, as listas de e-mails podem compor parte da sua estratégia, bem como podem ser poderosas aliados no meio de marketing e vendas para o seu negócio.

Sendo assim, confira no próximo tópico, primeiramente, o que é uma lista de e-mails e como fazer com que ela seja efetiva, dessa forma, você poderá analisar se ainda vale a pena utilizá-la para promover, por exemplo, seu curso de bombeiro civil.

Entenda sobre o conceito de lista de e-mail

De forma simples e direta, uma lista de e-mails é uma ferramenta que utiliza diversos contatos, endereços eletrônicos neste caso, de dados de clientes ou de potenciais clientes, conhecidos também no meio como leads.

São pessoas que estão sendo preparadas pela sua empresa com informações de qualidade que você e sua equipe podem fornecer de diversas formas e, uma delas, pode ser através da lista de e-mails.

Ou seja, mesmo que o produto ofertado pela sua empresa seja tinta para impressora inkjet, boa parte do trabalho com a lista de e-mails é adaptação e saber como transformar uma ferramenta em oportunidade nos dias de hoje.

Também conhecido como newsletter, esse disparo de informações através da lista de e-mail é bastante útil quando pensamos nos leads, afinal, independente do meio utilizado, nutrir os prováveis clientes com informação faz parte do processo de vendas e de sucesso do seu negócio.

Algumas vantagens que podem ser obtidas através dessa estratégia são:

  • Aumentar o número de pessoas em seu site ou página;
  • Manter o lead sempre pensando em sua marca;
  • Maior facilidade de comunicar ofertas;
  • Acompanhamento de métricas;
  • Aumenta a facilidade de saber o que funciona ou não.


Claro que existem outros pontos que podem ser citados, mas os elementos destacados são os de maior importância e, todas as categorias entram nesse meio, independentemente se o foco do negócio é o tratamento acústico de um local ou vendas de equipamentos eletrônicos.

Veja como criar a sua lista de e-mail

O segredo de uma lista de e-mail efetiva é apostar na criação de conteúdo de qualidade para as pessoas que receberão as informações, ou seja, apostar que você sempre terá algo de novo e interessante para mostrar a elas.

O primeiro passo é a periodicidade. Isso significa que, não importa se o seu produto e serviço sejam os melhores e as informações disponibilizadas sejam boas, quando se manda muitos e-mails ao dia para a mesma pessoa, ela pode começar a ignorá-lo e nem mesmo visualizar a mensagem.

Sendo assim, mandar um e-mail por dia sobre seu serviço de locação de tendas para eventos, ou em dias alternados, pode ser a alternativa que você busca para se manter atrativo e, ao mesmo tempo, não cansar os seus leads e clientes.

Também é importante lembrar que um newsletter não necessariamente é uma propaganda. Você pode sim falar sobre alguma promoção ou novidades por causa de datas festivas, mas ser apenas isso pode causar o efeito contrário ao que você busca.

O ideal é que a pessoa que receba se sinta instigada a entrar em seu site e buscar mais informações sobre o produto que deseja ou sobre a novidade que está sendo abordada no e-mail. 

Assim, em seu site, ela consegue informações mais detalhadas sobre o topo de bolo personalizado, por exemplo, ou outro assunto que seja do interesse dela.

Usar de algumas estratégias para facilitar a criação é fundamental, portanto, defina o seu objetivo ao criar a sua lista, pense no conteúdo dela e nas informações que ela precisa, crie ofertas e iscas digitais e, mais importante que tudo, analise os resultados obtidos.

Dessa forma, você saberá onde errou e o que está ótimo, fazendo ajustes ao longo do tempo para que a sua lista seja ainda mais eficiente. Lembre-se de sempre armazenar os dados obtidos para usar futuramente com aquele perfil de cliente.

Saiba quais são os benefícios da lista de e-mails

Assim como qualquer decisão empresarial, seja um negócio de unidade movel a venda ou de desenvolvimento de softwares, tal estratégia não seria utilizada se não trouxesse algum retorno financeiro, otimização de tempo ou maior alcance da marca.

Sendo assim, confira alguns dos benefícios que sua empresa pode obter ao investir na prática de lista de e-mails.

01 – Redirecionamento de tráfego

Como descrito ao longo do texto, as pessoas que visualizarem as novidades enviadas através de sua lista de e-mail, caso se interessem, irão ao seu site, blog ou página para ter mais informações, e tal ação gera uma possibilidade de conversão para a sua empresa.

Mesmo que não consiga vender o seu produto, você está gerando tráfego para o seu site e isso melhora tanto a visibilidade da marca quanto eleva a probabilidade do algoritmo do Google entender que esse site é de qualidade e começar a indicá-lo para mais pessoas.

Essas ferramentas são bastante úteis e, mesmo que aconteçam ao longo do tempo e de forma natural, são bastante saudáveis e benéficas para o negócio.

02 – Atendimento personalizado

Uma das maiores vantagens de se utilizar a lista de e-mails é que as mensagens não precisam ser as mesmas para todos os públicos, dando a opção de criar mensagens personalizadas para cada perfil de cliente, conforme os dados obtidos pela sua empresa.

Dessa forma, você consegue atingir cada grupo de clientes com as informações exatas e que gerem interesse nele. Dessa forma, seu negócio saberá como atender cada tipo de perfil e o que mais chama atenção, sendo irresistível na sua forma de fazer marketing.

Não apenas isso, essa ação aumenta a possibilidade de atrair novos usuários e começar a nutrí-los de informações relevantes.

03 – Aumento na receita do negócio

Se for bem construído e atingir o objetivo esperado, os e-mails começarão a gerar resultados, e você conseguirá acompanhá-los de perto, conforme ocorrer o crescimento de todos os pontos citados em tópicos anteriores.

Um desses elementos é o lucro e receita que a sua empresa irá adquirir com o investimento, e, ao pensarmos bem, faz total sentido.

Com mais pessoas se interessando pelo seu produto, mais pessoas acessarão o site e, consequentemente, mais pessoas encontrarão ainda mais valor no que é ofertado e comprarão o que é oferecido, aumentando então a receita gerada pelo seu negócio.

Considerações finais

O texto de hoje abordou os conceitos que envolvem uma lista de e-mail, como o que ela é, como criar a sua própria e alguns benefícios que sua empresa tem ao investir nessa prática, além de entender melhor como o mercado funciona nos dias atuais.

Como ficou bastante claro e evidente ao longo do texto, mesmo que como única forma de marketing a lista de e-mails não seja tão eficiente, é notável como ela funciona muito bem quando unida a outras estratégias utilizadas nos dias de hoje.

É possível concluir que ainda vale muito a pena a sua utilização e, se bem desenvolvida, pode ajudar em diversos aspectos do seu negócio.

Claro que as informações disponibilizadas ao longo do texto variam dependendo da forma que a sua empresa trabalha, qual ramo de atuação e modo de realizar as negociações, mas então é apenas adaptar para a realidade da sua organização.

Sendo assim, comece agora mesmo a planejar como criar a sua lista de e-mails e veja o quão impactante ela pode ser para a sua empresa.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como aumentar sua visibilidade nas Redes Sociais
Próximo Artigo Por que incluir infográficos em seus conteúdos?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac