Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como criar um blog com WordPress?

Eduardo Larbac - 28 de outubro de 2019

Como criar um blog com WordPress? Como criar um blog com WordPress?

O blog é um dos principais recursos explorados em meio às estratégias digitais, sendo amplamente atrelados aos sites de corporações de diversos segmentos. Afinal, esse tipo de plataforma se tornou um dos pilares para obter visibilidade por meio da produção e compartilhamento de conteúdos.

Naturalmente, há diversas razões para que uma empresa recorra a criação de um blog, como construir autoridade no segmento, alavancar as vendas ou estimular os prováveis consumidores no decorrer da trajetória de compra.

Sendo uma ou mais metas a serem atendidas, a opção de criar um blog através do WordPress pode ser favorável.

Para garantir uma compreensão clara, é válido abordar que o WordPress corresponde a um CMS (Content Management System), ou seja, um sistema propício para o gerenciamento de conteúdo.

De um modo geral, é tudo o que está associado aos bastidores da estrutura do blog da marca, tendo ligação com fatores como:

  • Gerenciamento de páginas;
  • Postagens;
  • Administração de comentários;
  • Criação de links.

Sendo assim, além da cautela com o design, conteúdos, estratégias e demais elementos, é preciso garantir a organização e controle adequado da área do administrador.

A seguir, confira como esse importante passo para a sua marca pode ser realizado!

Principais passos para criar o seu blog

Há alguns passos gerais que devem ser considerados na criação de um blog e, quando se fala no WordPress, os pontos que se destacam são os seguintes:

Objetivo claro

Conforme citado, há uma série de objetivos que podem ser estipulados para a criação de um blog. Por exemplo, uma empresa de construção pode apostar na educação de mercado com temas sobre técnicas, materiais e diferentes caminhos explorados, como a digitalização 3D engenharia reversa.

A meta em comum entre as empresas pode ser uma maior visibilidade, porém, especificações são decisivas para diversas etapas na criação e manutenção de um blog, como na elaboração de conteúdo e verificação de resultados.

Escolha e registro do domínio

Sem dúvidas, a escolha do domínio é muito particular e nesse caso, além de observar a disponibilidade, é interessante evitar palavras confusas e respeitar o objetivo do blog, compatibilidade com o título caso seja distinto.

Há empresas que já possuem um domínio e nesse caso, basta criar um endereço que direcione o usuário para o blog. Caso contrário, um domínio deverá ser adquirido e registrado em uma plataforma específica para essa finalidade.

Escolha de hospedagem

No próximo tópico serão abordados os principais fatores que devem ser analisados para  a hospedagem, pois devido a sua importância é válido apresentar de maneira separada.

Para garantir neste ponto uma compreensão clara, a hospedagem corresponde a disposição do site na internet e no armazenamento do conteúdo.

Instalação

Em seguida, é preciso fazer a instalação, sendo que em alguns casos a última versão do WordPress deve ser baixada e um banco de informações para o blog criado e em outros, basta acessar o painel de controle da hospedagem selecionada e optar pelo blog, inserindo o domínio.

Aplicação e edição de complementos

Com o blog instalado, no painel do administrador, o profissional irá se deparar com diversas funcionalidades, como para o acompanhamento de atividade, criação de rascunho, sumário do blog e novidades do WordPress.

O controle do blog pode ser iniciado de diversas formas, além dos recursos para a criação e gerenciamento de publicações e páginas, é possível gerenciar a aparência e plugins, que podem adicionar funcionalidades a plataforma.

Por exemplo, uma corporação que atua com laminação bopp fosca e deseja maior precisão nas informações obtidas a partir do blog pode empregar plugins que forneçam esses dados, como o número de sessões e duração das visitas.

A partir desses passos, basta iniciar a produção de conteúdo e naturalmente, assim como qualquer ação realizada em uma empresa, é muito importante que os resultados sejam acompanhados frequentemente.

O que considerar para a hospedagem?

Conforme abordado, a hospedagem corresponde a disposição do blog no meio digital e há possibilidade de que fique hospedado no próprio WordPress ou em outro servidor, sendo que de qualquer maneira, os profissionais terão o controle das páginas e dados.

Nesse caso, para uma seleção positiva, é interessante atenção aos seguintes fatores:

  • Investimento;
  • Painel de controle;
  • Suporte;
  • Armazenamento.

Certamente, a hospedagem deve ser compatível com o WordPress, assim como o investimento deve corresponder com as possibilidades apresentadas pela corporação. No entanto, deve ser alinhado com os demais fatores para potencializar o custo-benefício.

A forma de uso do recurso de hospedagem terá impacto no dia a dia para os profissionais e por essa razão, é válido garantir um meio prático. Afinal, interfaces complexas podem atrasar uma série de processos e serem incompatíveis com o que a empresa realmente busca.

Imagine que os profissionais de uma empresa que vende materiais como areia e brita para construção contrataram uma hospedagem e se deparam em algum momento com um erro.

Sem dúvidas, em uma situação como essas, ter um suporte especializado faz toda a diferença e por esse motivo, é interessante saber que a hospedagem oferece um auxílio adequado.

Identificar a capacidade de armazenamento também é indispensável nesse contexto, principalmente ao considerar que algumas empresas podem ter a necessidade de implantar mais de um projeto.

Por exemplo, uma marca que efetua a fabricação de sistema de exaustão de pó para o meio industrial e deseja apostar em duas iniciativas para a área industrial pode ter uma maior exigência em relação ao número de domínios viabilizados e o armazenamento.

De qualquer forma, é válido alinhar entre os times de profissionais quais são as especificações a serem atendidas e a partir desses pontos, buscar a hospedagem com maior precisão.

Dicas para produzir os conteúdos

Com o blog pronto, é natural que existam dúvidas sobre como iniciar a elaboração de conteúdos e antes de qualquer publicação, é interessante investir em um planejamento cauteloso.

Há alguns pontos que podem servir como orientação, tais como:

Posicionamento

Assim como estratégias em outros canais, é importante que a marca consiga atender sua essência, como ser imparcial, descontraída, polêmica, prezar por curiosidades e dicas, expressar os valores, entre outras possibilidades.

Por exemplo, se o blog de uma empresa que realiza higienização de piscinas segue uma linha de educação de mercado, prezando por apresentar curiosidades e dicas de uma forma descontraída, diferentes recursos podem ser aplicados para um conteúdo mais divertido.

É o caso de vídeos, gifs ou até mesmo memes em uma publicação sobre a importância da limpeza de piscina de vinil e dicas de preservação desse tipo de material.

Persona

É imprescindível para os profissionais responsáveis pelo projeto do blog no WordPress definir qual é a persona, ou seja, uma representação do consumidor ideal.

Naturalmente, se a empresa já conta com clientes, será pautada em dados já captados, sendo importante dar ênfase ao fato de que se refere a questões como interesses, ambições, presença em redes sociais e necessidades.

A visualização clara da persona é decisiva, afinal, os parâmetro observados no perfil semi fictício obtido de uma empresa que comercializa um compactador de solo elétrico, certamente serão distintos de diversos setores.

O nível de conhecimento da persona também deve ser levado em consideração para apresentar conteúdos compatíveis e escolher abordagens eficazes, o que envolve termos técnicos, materiais que podem ser mais interessantes e até mesmo os momentos para realizar as ofertas.

Por exemplo, se um profissional de soldagem de manutenção atende uma empresa, o que característica do mercado B2B (Business to Business), provavelmente o nível de informações a respeito da solução almejada será distinto de transações que envolvem empresas e consumidores, que é o caso do B2C (Business to Consumer).

Calendário editorial

Ter um calendário editorial é decisivo para o conteúdo e consequentemente, para os resultados gerais da empresa com o blog.

Isso se deve ao fato de que se trata de um planejamento cauteloso do ciclo do conteúdo, envolvendo até mesmo sazonalidades e melhores formatos.

Uma empresa, por exemplo, que realiza remoção de máquinas pesadas e busca maneiras de evitar a perda de engajamento em seu blog direcionado para o meio da construção civil pode apostar nesse tipo de dica, entre outros setores variados.

Afinal, um problema muito comum em diversas corporações é a falta de atualização em blogs, assim como a perda de datas importantes para publicações.

Além dos aspectos apresentados para a criação de um blog no WordPress, é indispensável que exista a consciência de que o investimento em melhorias deve ser constante, como com estratégias de SEO para alcançar posições cada vez mais favoráveis nos buscadores.

Sabidamente, a qualidade do conteúdo deve ser sempre uma prioridade, assim como o acompanhamento constante do desempenho do blog para identificar a necessidade de realizar ajustes nas táticas incorporadas.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como se tornar um consultor de marketing para pequenas empresas
Próximo Artigo Qual a importância do marketing pessoal na sua carreira?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac