Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como criar uma landing page de alta conversão

Eduardo Larbac - 6 de dezembro de 2019

Como criar uma landing page de alta conversão Como criar uma landing page de alta conversão
Quando bem planejada, a landing page representa um recurso poderoso para potencializar vendas, atrair mais leads e agregar diversos benefícios para as empresas que investem em marketing digital. 

Para isso, ela tem que transmitir a mensagem correta, auxiliando os empreendimentos a alcançarem uma alta taxa de conversão.

A taxa de conversão é um fator decisivo para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, porque mostra que o investimento realmente tem trazido bons resultados, especialmente com relação às vendas.

Para criar uma landing page com alta taxa de conversão existem incontáveis estratégias. Afinal, não basta criar uma página qualquer, é necessário planejar cada detalhe.

Por isso é fundamental o conhecimento sobre o que vem a ser uma landing page e, mais do que isso, como criar uma página capaz de agregar resultados, atraindo mais potenciais clientes.

O que é uma landing page?

Landing page (página de destino ou página de aterrissagem, em tradução livre) pode ser definida como a página em que um visitante chega ao site. 

Nesse sentido, se um visitante entrou em um site digitando o endereço no navegador, a página inicial será a sua landing page. 

Paralelamente, se ele encontra um post do blog quando faz uma pesquisa, a postagem encontrada será a landing page.

Entretanto, no marketing digital, a landing page é uma página cujo objetivo é a conversão ou captação de leads. 

São páginas pequenas, com informações específicas e atraentes, bastante usadas nos sites para divulgação de eventos, materiais informativos para download ou promoções.

No site de uma empresa fabricante de contator para banco de capacitor, para se ter uma ideia, a landing page funciona como uma página separada.  O seu único objetivo é mesmo a divulgação e captação de leads (potenciais clientes, que fornecem dados em troca de mais informações sobre a empresa).

Trata-se de uma espécie de outdoor virtual, com interatividade, permitindo que os usuários forneçam suas informações (como nome, profissão e e-mail), para se tornarem leads. Elas também podem levar a uma página de compras, dependendo do objetivo da campanha.

Landing page x homepage

Landing page e homepage são páginas que remetem à entrada do usuário em um site, e por isso podem ser confundidas, apesar de serem bastante diferentes.

Diferentemente da landing page, a homepage é uma página que apresenta o visitante a um site. Nela, o usuário encontra uma grande diversidade de links, ícones e informações, com o objetivo de direcionar o usuário para outras páginas ou seções dentro do site.

No caso de um site de uma empresa que realiza manutenção SPDA, ou outros tipos de serviços, a homepage irá mostrar ao visitante a diversidade de caminhos que ele pode percorrer dentro do site. 

Assim, o usuário consegue entender quais as necessidades, dúvidas e curiosidades que o site da empresa pode sanar.

Por sua vez, as landing pages tem objetivos mais específicos. Elas têm menos elementos, mas são mais chamativas, ao contrário da homepage, para que o usuário não se sinta confuso e realize a ação desejada.

Qual é a importância da landing page para o site da empresa?

De uma maneira geral, a criação de uma nova landing page para um site é sempre aconselhável. 

Ela pode agregar benefícios independentemente do ramo de atuação da empresa proprietária do endereço web. 

Uma especializada na fabricação de barra roscada com olhal, para exemplificar, pode aumentar as conversões e vendas com a estratégia.

A construção de uma landing page é recomendada a cada nova campanha de marketing. Assim, ela ajuda a potencializar as conversões e demanda pouco esforço dos profissionais de marketing.

Geralmente, as páginas são usadas como uma estratégia de marketing digital para direcionar o tráfego. 

Para se ter uma ideia, basta imaginar um usuário que se depara com um anúncio sobre consultoria para a emissão de AVCB. 

Ao clicar, ele não deve ser direcionado para a homepage do site da empresa, que pode desanimar o potencial cliente ou deixá-lo confuso.

Entretanto, com a existência de uma landing page criada especialmente para o anúncio em questão, a pessoa segue diretamente para uma página de compra, aumentando as taxas de conversão da campanha de marketing.

Portanto, pode-se dizer que, quando criadas da maneira correta, as landing pages têm o poder de:

  • Possibilitar a captação de leads por meio de formulários;
  • Segmentar ofertas, aumentando a possibilidade de conversão;
  • Segmentar leads, de acordo com a sua área de interesse;
  • Arrecadar dados sobre o comportamento do público.

As landing pages têm uma importância fundamental para a atração de pessoas interessadas em determinado assunto. Em outras palavras, é um passo essencial para a nutrição dos leads.

Por sua vez, tal nutrição se refere à preparação do público para o oferecimento da oferta mais adequada no momento certo. 

Tal oferta pode ser de um conteúdo, produto ou, até mesmo, um serviço, como a instalação de energia solar fotovoltaica para indústria.

As landing pages marcam o primeiro contato e o início do relacionamento entre potenciais consumidores e a marca, por meio de um download, cadastro ou compra. 

Com o e-mail do contato, cedido por livre e espontânea vontade, a empresa tem o sinal verde para iniciar um relacionamento sólido e duradouro. 

Depois, ela precisa apenas nutrir os leads, para que eles se tornem clientes e até defensores da empresa.

Portanto, pode-se dizer que as landing pages são essenciais para:

Facilitar o lead scoring

Os leads assumem diferentes pontuações dentro de uma estratégia de marketing digital, de acordo com a própria evolução no funil de vendas.

De uma maneira geral, quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de os contatos fecharem negócio. As landing pages ajudam a potencializar o lead scoring, auxiliando os times de vendas na adoção das abordagens certas, evitando o desperdício de recursos em marketing.

Segmentar os contatos

As landing pages ajudam empresas na captação de leads para a venda de mezanino galpão, por exemplo. 

Ao mesmo tempo em que ocorrem as conversões, é possível obter informações personalizadas sobre o público. Dentre elas, as preferências, gostos e informações para contato.

Isso possibilita a entrega de conteúdos e produtos de uma maneira mais eficiente e próxima do público, já que é possível conhecer melhor a persona do negócio.

Diminuir o custo de aquisição de clientes

Adquirir um novo cliente pode ser difícil e caro, demandando um tempo precioso em ligações, pesquisas e conversas, até o negócio ser concluído.

Ao contrário da mídia tradicional, o marketing digital facilita o caminho dos clientes até as empresas. E isso inclui as landing pages.

Isso significa que os potenciais clientes entram em contato com uma especializada em jateamento de vidro temperado, por exemplo, já cientes do que desejam e sabendo que determinada empresa é a melhor solução.

Dicas para criar uma landing page de alta conversão

De uma maneira geral, a landing page precisa ser clara e objetiva, para conduzir os contatos a realizarem a ação desejada, que pode ser o cadastro, download de conteúdo ou compra de produto ou serviço.

Algumas dicas para criar uma landing page de alta conversão são:

  • Atentar-se para o aspecto visual, escolhendo cores, fontes, formas;
  • Atentar-se para a identidade visual da página;
  • Escolher imagens de impacto, que impulsionem a campanha;
  • Aproveitar espaços em branco na página, com um aspecto “limpo”;
  • Utilizar um CTA (Call to Action) poderoso e adequado ao público;
  • Realizar testes A/B, avaliando as reações dos usuários;
  • Usar âncoras, para acesso rápido sem precisar rolar a página;
  • Priorizar o design responsivo, para acesso por celulares ou tablets;
  • Criar títulos chamativos e irresistíveis para a página;
  • Pedir apenas as informações necessárias nos formulários de landing pages;
  • Adicionar página de agradecimento ao visitante, após preenchimento do formulário.
De uma maneira geral, as landing pages precisam ser atraentes e funcionais, para realmente serem capazes de gerar mais leads. 

Elas podem ser criadas por meio de ferramentas especializadas, utilizando uma grande diversidade de layouts disponíveis na internet.

O visual e a organização são de extrema importância, pois ajudam as empresas, como uma especializada na impermeabilização de parede com umidade, a prender a atenção dos prospects.

A escolha das cores, a escrita de um bom texto e a manutenção da simplicidade da página são fatores fundamentais para aumentar as conversões.

Uma landing page bem planejada pode melhorar consideravelmente o alcance de uma marca, impulsionar a quantidade de leads gerados nas ações de marketing e aproximar as empresas do seu público-alvo. 

Assim, a consequência direta é o aumento da conversão, mais vendas e lucratividade para a empresa.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como criar um portfólio
Próximo Artigo Como definir meu público-alvo

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac