Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como e por que construir sua lista de e-mails?

Eduardo Larbac - 26 de outubro de 2020

Como e por que construir sua lista de e-mails? Como e por que construir sua lista de e-mails?
A lista de e-mails é uma das ferramentas mais importantes para a nutrição de leads (potenciais clientes), sendo usada como parte das estratégias de marketing digital para conquistar, fidelizar e encantar o público-alvo.

Embora a era atual seja das redes sociais, o e-mail ainda é considerado a plataforma mais eficiente para as campanhas de marketing, além de ser o canal de comunicação mais usado em todo o mundo.

De acordo com um levantamento do Statista, em 2019, os usuários globais de e-mail totalizaram mais de 3,9 bilhões de pessoas. A projeção é que esse número ultrapasse mais de 4,3 bilhões de usuários em 2023 – o que equivale a metade da população mundial.

Além disso, estima-se que 92% das pessoas usam esse canal, sendo que 61% delas, diariamente. Em paralelo, 72% dos consumidores preferem o e-mail como ferramenta de comunicação com as empresas.

A partir desses números, já dá para ter uma ideia da importância do e-mail marketing como estratégia de nutrição e fidelização dos clientes. Porém, é preciso ter cuidado com a lista de e-mails, para que sua campanha não seja confundida com o indesejado spam.

No artigo de hoje, saiba como e por que construir sua lista de e-mails, para ter uma rede de contatos segmentados para o seu plano de marketing digital. Acompanhe a leitura!

Por que ter uma lista de e-mails?

Além do número alto de usuários de e-mails, que por si só já justificaria a criação de uma lista de contatos, vale a pena levar em consideração os outros benefícios das campanhas de e-mail marketing. 

O envio de mensagens por correio eletrônico é uma forma de trabalhar o relacionamento com as pessoas interessadas no seu negócio, por isso, é uma estratégia que serve para todos os tipos de empreendimentos, como empresas de aço, lojas de roupas, etc.

Sem o contato por e-mail, é mais difícil manter essa aproximação com seus clientes, ou até mesmo enviar conteúdos informativos, aprofundados e valiosos sobre produtos, serviços ou temáticas relacionadas ao mercado.

A seguir, conheça alguns dos principais benefícios em ter uma lista de e-mails.

Alta taxa de engajamento

O e-mail marketing é capaz de impactar positivamente a marca diante do público, por meio de ofertas, compartilhamento de materiais, entre outros conteúdos. 

De acordo com pesquisas na área, a taxa de engajamento dos usuários cadastrados na sua lista de e-mail é muito maior do que qualquer outro canal. Cerca de 35% do público abre um e-mail, considerando apenas um assunto.

Além disso, em comparação com as redes sociais, o e-mail consegue obter até 40 vezes mais engajamento. Muito disso, deve-se à personalização das mensagens, pois é possível segmentar a lista de contatos, incluindo o nome dos usuários em cada conteúdo.

Assim, quando alguém recebe uma mensagem com desconto no aluguel de transformadores e o assunto já vem personalizado com o nome, as chances de abertura são muito maiores.

Aumenta as chances de venda

Os clientes da sua lista de e-mails costumam gastar 138% a mais do que outros consumidores. Além disso, cerca de 44% dos usuários cadastrados fazem, pelo menos, uma compra no ano, com base nos conteúdos recebidos por mensagens eletrônicas.

Essas porcentagens mostram o quanto a lista de e-mails é importante para aumentar as chances de venda, sendo uma ótima estratégia de relacionamento e conversão.

Diante disso, caso a sua marca queira convencer o cliente de comprar creatina, por exemplo, a melhor forma de fazer isso é por e-mail.

Excelente ROI (Retorno sobre Investimento)

Criar uma lista de e-mails é uma das estratégias mais baratas dentro do marketing digital. Além disso, diante das boas taxas de conversão e chances de venda, o ROI médio é de 3800%, além de gerar 3 vezes mais valor do que postagens em redes sociais.

A estimativa é que 77% do ROI do e-mail marketing seja oriundo de campanhas automatizadas. Isso demonstra a importância de investir na tecnologia para segmentação da lista de contatos e o envio personalizado de mensagens.

No entanto, qualquer negócio pode fazer esse investimento: seja uma empresa de transporte de carros, ou uma grande multinacional.

Como construir a minha lista de e-mails?

Diante de todas as vantagens da lista de e-mails, várias empresas buscam alternativas para incrementar seus contatos e, dessa forma, alcançar bons resultados com campanhas de marketing digital.

No entanto, como dito anteriormente, é preciso ter cuidado na construção da sua lista, uma vez que a compra dela configura uma prática de spam, não muito bem vista na internet.

Por esse motivo, separamos algumas dicas de como ter uma lista completa, orgânica e que trará bons resultados para a sua empresa.

Crie uma oferta relevante

O modo clássico de conquistar o contato dos usuários é por meio das landing pages, que são páginas focadas na conversão e que oferecem um conteúdo relevante.

Sendo assim, a sua marca pode compartilhar com os usuários, em troca do contato de e-mail, os seguintes materiais:

  • E-books;
  • Inscrição em newsletters;
  • Acesso a um webinar;
  • Cupons de desconto;
  • Links para podcasts;
  • Entre outros.

Perceba que o foco está em um conteúdo mais aprofundado. Sendo assim, ao tratar de calibração de instrumentos, por exemplo, é interessante ir além de um blog post que o usuário pode encontrar facilmente.

Uma forma de ter sucesso no compartilhamento de conteúdo relevante é conhecer o seu público-alvo. Para isso, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado ou levantar as principais informações de quem já é cliente.

Dessa forma, o seu conteúdo será direcionado para um perfil ideal de consumidor, com maiores chances de conversão.

Crie uma landing page

Como dito, a landing page será a principal responsável por captar a atenção do cliente, oferecer o conteúdo relevante e, finalmente, ter o contato do usuário. Por esse motivo, é necessário saber como criar essa página.

O objetivo da landing page é transformar o visitante em um lead. Sendo assim, a intenção é construir uma página simples e objetiva, para que o usuário não se distraia.

Por isso, o ideal é focar na oferta relevante e em um formulário de inscrição, deixando de lado outras informações adicionais da empresa, como redes sociais, cases de sucesso, sessões da empresa, entre outros.

Assim, se o intuito é oferecer um cupom de desconto para um aspirador industrial, construa uma landing page desvinculada do seu site institucional e foque nesse objetivo.

Otimize o seu site

Fora as landing pages, é possível conquistar o contato dos usuários para a sua lista de emails dentro do próprio site institucional da empresa. Para isso, a dica é fazer a otimização dos conteúdos e das páginas, com um campo de cadastro.

Por exemplo, ao escrever um blog post com dicas de como usar um compressor parafuso, abaixo do texto pode aparecer um campo para que o usuário deixe o seu e-mail e se inscreva na newsletter da marca.

Desse modo, as pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço, não precisam sair da página de leitura em que estão para entrar em contato com a empresa.

Parceria com outros sites

As parcerias com outros sites também é uma forma muito eficiente de aumentar o número de contatos da sua lista de e-mails. Com essa estratégia, é possível conquistar um público novo para a marca, mas de clientes potencialmente interessados no seu produto ou serviço.

A dica é investir em guest posts, que são os famosos “artigos de convidados”, quando a empresa convida algum especialista para tratar de um assunto específico.

Assim, ao chamar um técnico em hidráulica para falar sobre bomba pressurizadora, por exemplo, o seu conteúdo ganha mais credibilidade, além de aumentar as chances de cadastramento de novos usuários na sua lista.

Porém, lembre-se de firmar parcerias com empreendimentos que tenham um público-alvo semelhante ao seu e não sejam concorrentes diretos do seu negócio.

Conclusão

O e-mail marketing é considerado a estratégia mais eficiente dentro da internet, visto o grande número de usuários desse canal de comunicação, além de ser o recurso preferido dos consumidores para manter o contato com as marcas.

Hoje em dia, mesmo com o avanço das redes sociais, ter uma lista de e-mails segmentada é a melhor maneira de melhorar o relacionamento com os clientes, as chances de venda e conquistar o reconhecimento no mercado.

Por esse motivo, grande parte das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, tendem a adotar a estratégia em seus planejamentos de marketing digital.

Quem ainda não investiu em campanhas para criação de uma lista de e-mails, vale a pena começar o quanto antes, pois os resultados são extremamente significativos.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior 15 Dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram
Próximo Artigo 6 dicas de marketing para melhorar seus resultados no Facebook

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac