Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como iniciar um canal no Youtube

Eduardo Larbac - 5 de fevereiro de 2021

Como iniciar um canal no Youtube Como iniciar um canal no Youtube
É certo que, atualmente, o Youtube é uma das maiores plataformas de divulgação de vídeo do mundo, se não a maior. E é certo também que vídeos são uma das melhores formas de divulgar uma marca ou mesmo uma pessoa. Isso pela credibilidade e realismo que eles fornecem.

Então, você, que quer se destacar pessoal ou profissionalmente, com certeza fica intrigado com essa rede social, não é mesmo? 

Sendo assim, continue essa leitura para obter dicas sobre como começar um canal no Youtube, para destacar você mesmo ou sua marca, e também para saber mais da importância desse meio digital.

Como criar um canal no Youtube do zero em 5 passos

Tecnicamente falando, criar um canal no Youtube não é uma das coisas mais difíceis de se fazer. A dificuldade pode estar, na verdade, na escolha de um tema e como falar sobre ele.

Para ficar mais fácil, veja um passo a passo mais detalhado para criar seu canal do zero:

1 – Procure por referências

Se você tem uma empresa de gráfica e design, por exemplo, você pode se inspirar no canal de outras pessoas, sim. No que diz respeito ao que elas fazem e como funciona.

Mas é de suma importância que saiba extrair seu diferencial e deixá-lo claro em seus vídeos. Por exemplo, um ribbon de cera talvez seja esse diferencial, sendo que você possui um sistema de produção especializado nesse produto.

A partir disso, aborde essa produção em seus vídeos, explique detalhadamente as funções deste produto e seus benefícios.

A mesma situação vale para quem estiver ingressando no Youtube com canal pessoal. Procure referências a respeito do seu tema, elas podem dar um norte para você começar. E, depois, procure um diferencial.

2 – Conheça seu público-alvo

Não adianta criar um conteúdo sem saber qual o destinatário para ele. Ou seja, muito do público de sua loja física pode ser idoso, mas será que o público do canal de Youtube da sua loja também vai ser de maioria mais velha?

Pode ser que sim, claro, mas também pode ser que não. Por isso pesquise. Saber o público-alvo pode ser determinante até para a escolha do próprio conteúdo a ser abordado.

Identifique características básicas, como gênero, idade, interesses e profissão. Você pode ter uma ou mais de uma persona, não tem problema. E isso vale tanto para empresas, quanto para pessoas que querem crescer no Youtube.

3 – Estabeleça as primeiras pautas

Nesta etapa, procure começar o planejamento do conteúdo, considerando o interesse do seu público, claro, definido anteriormente. Isso vai servir como um roteiro na hora da produção do vídeo.

Um exemplo de tema pode ser o seguinte: sua empresa fornece mochilas personalizadas para brindes, e isso é um grande sucesso entre seus clientes.

Um vídeo explicando sobre como essa ideia de presentear com mochilas começou, os detalhes contidos nessa mochila, os tipos de cor e suas utilidades, pode ser uma boa ideia.

Se você está buscando destaque pessoal pelo Youtube, faça vídeos de passo a passo sobre como fazer uma trança boxer, por exemplo. 

Ou sobre como calcular o ICMS em sua conta elétrica para pedir restituição de valor, já que a cobrança é ilegal em muitos estados. Tudo vai depender do tema do seu canal, claro.

4 – Estabeleça uma periodicidade para as postagens

Aqui, é interessante que logo na descrição do canal você já informe os dias de postagem e a hora, se possível.

O legal e indicável é manter um conteúdo por semana, pelo menos. Isso pode ser mais sustentável para um canal pessoal, não para o canal de uma marca. Mas não tem problema.

Você pode começar com uma frequência menor e, depois, ir aumentando, de acordo com suas possibilidades.

5 – Dê atenção às métricas

As métricas se referem a números importantes para a análise do alcance de seus vídeos. O acompanhamento desses dados é crucial para verificar o que está dando certo e o que não está.

A partir disso, fica mais fácil você perceber quando precisa mudar de estratégia, permanecer em uma, ou até mesmo aprimorar aquela que está trazendo resultados.

Por exemplo, por meio delas, você pode ver se o aumento no crescimento de vendas de sua empresa de uniformes personalizados para eventos está relacionado aos seus conteúdos no Youtube, ou não.

As métricas mais relevantes são:

  • Quantidade de pessoa inscritas no canal;
  • Números de visualizações dos vídeos;
  • Quantos foram os minutos assistidos;
  • Custo gerado por clique;
  • O engajamento: likes, comentários, compartilhamentos.

Existem algumas ferramentas que servem para esse tipo de avaliação. Invista nelas, tanto para divulgação de sua empresa, quanto para sua divulgação individual.

Tenha um canal de sucesso

Agora que você já sabe ao que deve se ater para criar um canal do zero, confira algumas dicas para tornar esse novo canal um sucesso do Youtube:

Utilize ferramentas de edição

A edição dita o ritmo do vídeo, a concordância e dinâmica do conteúdo entre as cenas. Fora que traz um ar de maior profissionalismo à coisa.

Mas não se preocupe. Você, sendo uma marca ou uma pessoa, não precisa ser um expert para isso. Existem alguns bons editores gratuitos e ótimos vídeos com passo a passo para o uso deles na internet.

Olha só: passo a passo sobre como usar um software. Esse pode ser mais um exemplo de bom tema para seu canal, dependendo da temática dele.

Contudo, se você é uma empresa, a contratação de um profissional de edição e o investimento em uma ferramenta de edição paga, não são má ideia.

Dedique-se à formação dos títulos

Pense no título como sendo etiquetas para produtos, servindo de orientação para identificação de um produto ou vídeo, no caso. Ou seja, o título é de extrema importância.

Nessa parte, cabe o uso de algumas técnicas de marketing digital, como o SEO (Search Engine Optimization).

Essa estratégia consiste na otimização do seu site, canal, blog ou e-commerce. E a otimização tornará seu canal, no caso, o primeiro em resultados de pesquisa das ferramentas de busca.

Para isso, são usadas, entre outras coisas, palavras-chave. Você deve saber quais são as palavras mais usadas por seu público para buscar o tipo de produto (tema) que você publicará.

Após identificar quais são esses termos, você deve usá-los na formação da URL do canal, na descrição do vídeo e até mesmo em seu título.

Por exemplo, sua empresa produz bonecos infláveis e você identificou que pessoas acrescentam a palavra “personalizado” quando vão buscar por esse tema. 

Partindo disso, ao criar um vídeo para mostrar os tipos de bonecos que sua marca fabrica, você pode colocar na URL dele: “boneco inflável personalizado” e utilizar os mesmos termos para descrição desse vídeo e para o título.

Crie uma boa imagem para capa do vídeo 

O uso da imagem também é uma estratégia de marketing digital, desde que se coloque uma legenda nela.

Quanto mais relacionada ao seu tema essa imagem estiver, mais atraente ela será ao seu público que, por sua vez, acabará por clicar no vídeo.

Mas atenção: opte sempre por um visual mais minimalista e procure estabelecer um padrão para essas imagens. Você pode usar ferramentas de templates prontos para criá-las.

Claro que existem exceções. Se você costuma falar sobre etiquetas simples, mas hoje, vai falar sobre etiqueta fosforescente, você pode usar imagens mais coloridas que o habitual. Sem crise.

Vá direto ao ponto

Bom, aqui a dica é clara: não precisa ficar de rodeios, vá ao ponto. E deixe claro sobre o que vai tratar nos primeiros minutos do vídeo, pois eles são determinantes para a pessoa escolher seguir, ou não, assistindo.

Ou seja, se você vai usar o vídeo para dar dicas sobre como conseguir guardar 20% do salário, já comece falando sobre isso. Não precisa contar toda a história do salário, quais foram as lutas humanas para se chegar até esse direito.

Quer dizer, até pode, mas mais pro final do vídeo, se achar necessário.

Contextualizando, a maioria pode querer saber como uma bolsa térmica personalizada é produzida, por exemplo, mas não necessariamente o porquê de uma bolsa térmica existir, seu ano de surgimento e seu futuro no mundo. Esses detalhes devem ficar para outro vídeo.

Seja espontâneo e informal

Mesmo que seu canal pessoal fale sobre finanças ou política, por exemplo, você não precisa parecer um robô falando.

Um linguajar mais informal, ou popular, ajuda na melhor compreensão do tema pelas pessoas. E te aproxima mais desse público também.

Além disso, essa aproximação gera ainda mais engajamento desse público-alvo, passa maior credibilidade e ainda te ajuda a continuar sabendo quais são seus interesses e preferências.

Invista em parcerias

No Youtube, as parcerias são chamadas de collabs e são benéficas para todos. Para você e para seu parceiro, independentemente do seu canal ser empresarial ou particular.

Aqui, valem anúncios pagos ou vídeos patrocinados. Contextualizando, para aumentar a visibilidade de seu canal sobre beleza da mulher, você pode ofertar um anúncio sobre ele para um cabeleireiro, por exemplo.

Ou ainda, você, que fez um canal para sua empresa, pode ofertar para outro canal, relacionado ao tema, para que ele anuncie seu conteúdo.

Conclusões finais

Agora você já sabe como ingressar do zero no Youtube, sendo uma pessoa ou uma empresa, e como esse canal pode te beneficiar, aumentando seu público ou os clientes para seu negócio.

Produzir vídeos para essa rede social pode ser benéfico tanto para empresas de camisetas personalizadas para uniformes, que já vendem bem, naturalmente, quanto para pessoas que estão iniciando agora no mercado ou na procura pela divulgação de seu nome.

Sendo assim, não dá mais para esperar, não é? Corra logo e crie seu canal.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como ganhar dinheiro na internet: dicas de coisas que realmente funcionam
Próximo Artigo Saiba aplicar técnicas de SEO para vender mais

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac