Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como o empreendedorismo online auxiliou pequenas empresas a superarem a crise durante a pandemia

Eduardo Larbac - 6 de julho de 2021

Como o empreendedorismo online auxiliou pequenas empresas a superarem a crise durante a pandemia Como o empreendedorismo online auxiliou pequenas empresas a superarem a crise durante a pandemia
Nos últimos tempos, com o avanço da tecnologia, o uso da internet para vender produtos cresceu muito. Porém, durante a pandemia, o empreendedorismo online ajudou diversos negócios a continuarem trabalhando, mesmo com o contato físico proibido.

Isso porque o empreendedorismo online está relacionado a trabalhar de qualquer lugar, utilizando apenas a internet. Ou seja, é, basicamente, possuir um negócio na web, vendendo seus produtos online, como cursos ou itens em um e-commerce.

Entenda a importância para empresas menores

O empreendedorismo online se tornou vital para as empresas menores e médias, pois garante a elas o acesso a consumidores e o crescimento mesmo em tempos de crise. Serão citadas alguns benefícios que ele proporcionou nesse período:

  • Zero custo físico;
  • Continuidade no funcionamento;
  • Facilidade de compra;
  • Baixo investimento inicial;
  • Análise de resultados;
  • Renda extra;
  • Não há problemas com estoque;
  • Pode expandir mais facilmente.


Dessa maneira, cada um dos tópicos que ajudou as empresas durante os tempos de crise serão analisados separadamente para maior compreensão do assunto.

Zero custo físico

Como esse tipo de empreendedorismo é totalmente online, investir dinheiro que seria gasto em uma loja física não é necessário. Ou seja, as contas de água, luz, aluguel, entre outros não precisam ser pagas.

Dessa forma, é possível investir uma maior quantia na qualidade do serviço online, seja marketing ou em produtos de maior destaque. 

Continuidade no funcionamento

Com a pandemia do coronavírus, todas as instalações foram obrigadas a fechar e parar o serviço para diminuir a propagação da doença.

Pelo fato de o comércio funcionar plenamente pela internet, ele pode continuar gerando lucro e vendendo da mesma maneira que se não tivesse crise.

Facilidade de compra

Não ter que se deslocar até uma loja física dá maior conforto para que as pessoas possam adquirir produtos ou serviços, uma vez que permite fazer compras com apenas um clique. 

Durante a pandemia, esse fator favoreceu mais ainda esse tipo de empreendimento. Isso porque as pessoas não teriam que arriscar gerar aglomeração e colocar a saúde em perigo.

Baixo investimento inicial

Essa forma de empreendedorismo é muito mais prática para pessoas que desejam iniciar um comércio, uma vez que os gastos para começar são pequenos. Então, como a plataforma utilizada é apenas a internet, esse é o único ponto obrigatório.

Como esses novos empreendedores serão poupados de gastos excessivos como compra de um estabelecimento, é mais fácil e provável que eles se arrisquem a iniciar um novo projeto. 

Inclusive, esse ponto é muito importante durante as crises financeiras, porque garante que se o negócio não der certo, não haverá uma perda enorme do investimento realizado.

Análise de resultados

Pelo fato de utilizar as redes sociais, principalmente, o empreendedorismo digital permite que o trabalhador tenha acesso aos resultados e que também saiba quão certo está seguindo com o negócio.

Com acesso a informações de quais partes do investimento estão funcionando e quais não, é possível para o empreendedor ajustar suas estratégias para melhorar as vendas e proporcionar o crescimento dele.

Renda extra

Como o comércio é realizado remotamente, o empreendedor pode se comprometer com mais de um emprego e atender os consumidores durante o dia. Dessa forma, esse investimento surge como uma possível renda extra para as horas mais livres do dia.

Fora isso, as redes sociais proporcionam a chance de ganhar dinheiro extra em cima de cada postagem realizada, podendo aumentar o lucro.

Não há problemas com estoque

Para certos serviços de empreendedorismo online, não é necessária a existência de estoque, como em cursos online. Eles são gravados uma vez e não precisam de investimento para cada cliente.

Pode expandir mais facilmente

Graças à utilização da internet como meio de propagação, é mais fácil o conteúdo da loja ser dissipado para diferentes pessoas, uma vez que só é necessário um clique para compartilhar.

Por exemplo, uma empresa de brindes corporativos sabe que investir nesse método durante o final do ano, por conta das celebrações, pode fazer com que mais pessoas compartilhem o conteúdo e, consequentemente, o adquiram.

Além disso, postar conteúdos relacionados à marca e às tendências do momento aumenta a probabilidade dele se tornar viral. Dessa forma, um grande número de pessoas terá acesso à página, aumentando as vendas.

Ademais, é possível realizar investimentos nas plataformas para promover um maior destaque de cada publicação. Isso ajuda muito na hora de dar um auxílio para uma postagem ficar mais conhecida.

Saiba como melhorar seu negócio

Já foram analisados diversos pontos que justificam o auxílio que o empreendedorismo online proporcionou aos negócios. Agora, serão analisadas dicas de como aprimorar o negócio. Entre elas estão:

Esteja sempre atualizado

É importante que o seu conteúdo acompanhe as tendências do momento, pois os usuários estarão interessados nesse tipo de postagem. Dessa forma, mais pessoas poderão ter acesso a ele. 

Por exemplo, se a empresa vende power bank personalizado, é importante que ela acompanhe os desenhos que mais estão em alta para adicioná-los ao produto e atrair mais clientes. 

Pense nos conteúdos a serem postados

Se as postagens forem pensadas e realizadas com dedicação, o público notará o esforço e as chances de que essas pessoas se tornem novos clientes aumentarão.

Por exemplo, para uma empresa que vende rótulos personalizados, é importante considerar que os conteúdos que serão postados devem cativar a atenção, como fotos de festas de aniversários que utilizaram o serviço. 

Produza vídeos

Permitir que o público tenha conhecimento de quem está por trás da página aproxima a relação entre a empresa e o consumidor. Além disso, estimular todos os sentidos do cliente ajuda a melhorar sua experiência, usando áudio, imagens e interação.

Durante esse processo, lembre-se de gravá-los em um local adequado, com uma decoração que agrade e desperte o desejo de assistir. Por exemplo, se tiver ornamentos fofos, como uma letra caixa ou luz de led, invista neles.

Tenha frequência

Quando as postagens têm uma constância, não há chance de os usuários esquecerem da marca. A frequência garante que todos conheçam o trabalho e que cada vez mais pessoas possam se interessar pelos diferentes conteúdos postados.

Faça parcerias

Realize trabalhos conjuntos com outros empreendedores ou marcas. Uma parceria tão simples pode favorecer ambos lados, uma vez que da mesma maneira que seu público conhecerá o outro negócio, o público dele conhecerá a sua empresa também.

Por exemplo, uma empresa que só vende mochilas executivas para notebook pode se juntar a uma empresa de informática que vende notebook. Dessa forma, uma ganha os clientes da outra, bem como aumenta o número de vendas e cresce em geral.

Invista em um nicho que gosta

Quando o assunto tratado é prazeroso para quem publica, os consumidores sentem essa energia e se sentem mais inclinados a adquirir os serviços da empresa.

Assim, a empresa pode ser sobre qualquer assunto, como etiquetas adesivas para código de barras, se o conteúdo for feito com cuidado e prazer, a chance de a companhia alavancar aumenta fortemente.

Além de ganhar público e aumentar a quantidade de vendas, trabalhar e ganhar dinheiro com algo que se gosta é muito mais vantajoso. Desse jeito, o empreendedor tem mais chance de não abandonar o negócio.

Conheça seu público

Um exemplo: uma empresa de etiquetas para produtos alimentícios que sabe que o público que acompanha o seu mundo digital é o de feirantes locais, ela sabe como realizar as postagens para agradá-los e mantê-los acompanhando. 

Entenda que tipo de conteúdo e de que meio o público mais aceita e propaga o que foi postado. Agradar os próprios clientes aumenta o engajamento com a empresa.

Por exemplo, é importante para uma empresa identificar se seus conteúdos fazem mais sucesso quando realizados em forma de vídeo ou de banner promocional. Assim, pode investir no que traz melhores resultados.

Conclusão

Durante tempos de crise, como a pandemia, ter um empreendedorismo digital facilitou a vida de muitos comerciantes. Porém essa estratégia deve ser utilizada com cuidado e de maneira pensada, pois um público não surge em peso do nada.

É preciso se lembrar de dois pontos. O primeiro é que os tempos difíceis vão passar, o empreendedorismo voltará a ficar em alta, pois é só uma fase. 

O segundo é que, no início, será difícil. Não é fácil conquistar uma grande quantidade de consumidores logo ao abrir um negócio. É preciso continuar se dedicando. Mais pessoas surgirão, mas elas devem se interessar pelo conteúdo e ele deve existir. Não desista.

Portanto, seguir dicas e se basear em outros empreendedores digitais ajudará muito o negócio a continuar se expandindo, pois o mundo digital é um espaço amplo para qualquer um que esteja interessado. 

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que faz um Analista de SEO?
Próximo Artigo Vale a pena fazer lives para sua audiência?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac