Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Dicas de Marketing para 2021: Saia na frente

Eduardo Larbac - 3 de novembro de 2020

Dicas de Marketing para 2021: Saia na frente Dicas de Marketing para 2021: Saia na frente
Todo empresário ou mesmo autônomo que reconhece a importância de cada novo cliente sabe a necessidade que o marketing e a publicidade têm no mundo dos negócios. A pergunta é quantos deles estão preparados para os desafios de 2021.

Certamente, com a disseminação da internet nas últimas duas décadas, já não é preciso dizer o quanto o marketing digital se tornou indispensável. Seja nos buscadores, nos marketplaces ou nas redes sociais, as oportunidades que ele traz são muitas.

Inclusive, a maioria das dicas que daremos a seguir gira em torno dessas plataformas. Elas se tornaram referência por uma razão simples: a regra de que toda marca precisa estar onde seus clientes estão. Sendo que hoje esse local é a esfera digital.

Algumas tendências que já estão despontando desde agora, como as de pesquisa por voz ou imagem, inteligência artificial e até análise de sentimentos das pessoas, já começam a parecer com filmes futuristas que estamos acostumados a ver no cinema.

Mas acredite, daqui a pouco algumas dessas realidades serão tão obrigatórias e óbvias quanto ter um site e um e-mail se tornaram na virada do século, dos anos 2000 para cá.

Então, se você quer compreender a fundo quais são as dicas que podem transformar seu comercial por meio do marketing digital, basta seguir adiante na leitura.

Otimização SEO e a “Experiência na Página”

Já não é possível falar sobre internet e marketing digital sem mencionar os grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. Acontece que as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimização e ranqueamento vivem mudando.

Dez anos atrás os algoritmos que posicionavam uma palavra-chave como ERP para pequenas empresas não eram, necessariamente, os mesmos de hoje. Com o tempo esses parâmetros foram evoluindo, sempre com foco em melhorias.

Trata-se de garantir que os usuários tenham uma experiência de busca positiva. Afinal, ninguém quer pesquisar algo e encontrar um site ruim, não é mesmo? Agora imagine a quantidade de sites novos que surgem todos os dias, como filtrar os melhores?

Um novo algoritmo que está surgindo é o de “Experiência na Página”, que faz mais ou menos um apanhado geral de vários parâmetros que já existiam. O foco é garantir que a pessoa entre num site e simplesmente resolva o que ela quer resolver.

A dica é entender que isso vai além do conteúdo escrito, afinal:
  • Um pop-up pode atrapalhar a visibilidade;
  • O excesso de propagandas também;
  • Uma página que demore para carregar;
  • Um e-commerce sem a devida segurança;
  • E tudo o mais ligado à usabilidade.
Se você entra numa plataforma de locação de impressoras, por exemplo, em quantos cliques você consegue encontrar a loja mais próxima e mais vantajosa? E em quantos cliques consegue fazer a locação do equipamento?

Portanto, a palavra da vez é UX (User Experience), que é o pessoal do marketing voltado para, como diz o termo, “Experiência do Usuário”. Eles vão precisar estar constantemente atentos a cada detalhe do seu site ou aplicativo.

BERT: uma revolução nos comandos de voz

Se um algoritmo de “experiência da página” pode parecer um avanço e tanto, você não imagina o que eles reservam para nós em termos de interação e pesquisa por voz. Que é o caso de quando pesquisamos sem digitar, apenas falando a palavra-chave.

Quem já utiliza esse recurso sabe que pronunciar algo como avaliação 360 pode ser um pouco desafiador, pois o buscador talvez não escreva o que você falou em algoritmos, mas por extenso, o que já pode mudar o resultado do que você espera ver.

Por isso, já há novidades no Google em termos de compreensão dos nossos padrões de fala. O que vai incluir, por incrível que pareça, até mesmo a compreensão de expressões idiomáticas e gírias, segundo cada país que utiliza a plataforma.

Trata-se do algoritmo BERT (Bidirectional Encoder Representations for Transformers), ou seja, Representações do Codificador Bidirecional para Transformadores. Adiante vamos entender melhor a que esse termo técnico se refere.

A primeira dica aqui é perceber a importância do mobile, afinal, quase ninguém faz pesquisa de voz pelo computador, mas pelo celular e pelo tablet. Além disso, o foco é, como sempre, simplesmente entregar o que a pessoa espera, e não outra coisa.

Tanto que, além de gírias (e voz de crianças, aliás), a inteligência do algoritmo pretende avançar e ser capaz de distinguir as peculiaridades e ambiguidades de cada língua. Por exemplo, quando você diz “consultoria fiscal para pequenas empresas”.

Qual a função sintática de cada palavra? Na prática, o termo “para” pode ter a função de preposição, como no exemplo dado. Mas também pode ser uma variação do verbo “parar”. Tudo isso demonstra a importância que eles estão dando ao caso.

Uma dica prática a esse respeito: fique atento, pois isso pode trazer mudanças sobre as palavras-chave, que antes eram tanto melhores quanto mais curtas. Talvez agora termos e até frases maiores se destaquem.

Pesquisa por imagens e QR Codes

Além da pesquisa por voz, outra tendência vai ser a pesquisa por imagem. Alguns modelos de celular já permitem esse tipo de interação com fotos e multimídias visuais.

Neste caso, se a pessoa procura por algo específico como envelope de segurança, ela pode ser ainda mais específica e, por meio de uma foto ou print screen, pesquisar o modelo e as medidas exatas do envelope de que precisa.

Em termos de aplicativo as pessoas vão poder fazer traduções de placas informativas em tempo real, ou pesquisar detalhes sobre um livro apenas colocando a câmera do celular sobre a capa. Mas e comercialmente, quais os impactos?

Duas dicas são fundamentais: a primeira é a mais óbvia, de que você vai precisar ter fotos com boa definição de cada produto seu, ou quem pesquisar por foto não vai encontrá-lo.

A outra é a dos QR Codes, especialmente para serviços como locação de impressoras, mas também para quem vende produtos em lojas físicas.

Além de protagonizar o uso de talões, contratos e ordens de serviço, o QR vai acabar sendo o principal gatilho para boa parte da interação por imagens.

Chatbots e o atendimento virtual

As redes sociais já provaram o poder que a comunicação dinâmica pode ter nos negócios, já que hoje em dia tudo ocorre numa velocidade difícil de acompanhar.

Uma tendência que já vem crescendo e deve se tornar quase obrigatória em 2021 é a da interação por robots, também conhecidos como chatbots.  Ou seja, atendentes automáticos em chats de redes sociais, ou mesmo nas páginas dos sites.

Assim, se o usuário acessa seu blog sobre manutenção de geradores num horário ou dia em que ninguém está trabalhando (ou ninguém pode atendê-lo), ele não precisa esperar até que alguém fique disponível.

Alguns sites já conseguem tirar várias dúvidas sobre preços, prazos, endereço, local de retirada e até status de ordem de serviço, sem que nenhum funcionário precise participar do processo a qualquer momento.

Alguns sites, como de consultoria contabil, poderão investir em atendentes virtuais totalmente customizados, permitindo que o computador leve em conta alguns fatores específicos, como fórmulas básicas do mundo da contabilidade.

Tal como vimos acima, o foco é e sempre será o de facilitar a vida dos usuários e visitantes do seu site. Então, quem investir nesse tipo de tendência certamente sairá na frente.

Bônus: o papel do marketing de conteúdo

Acima mencionamos que alguns algoritmos hoje priorizam a experiência como um todo, e não “apenas o conteúdo”. É preciso deixar claro que isso não significa, de modo algum, que as informações que você traz não importam.

Pelo contrário, uma das maiores preocupações dos buscadores sempre foi em torno disso, da originalidade e relevância das informações. Daí a importância do marketing de conteúdo nos últimos anos, a qual certamente só vai aumentar.

Então, continuam valendo as boas regras de que, para ser bem ranqueado no Google e nos demais buscadores, você precisa se tornar uma autoridade em seu segmento. E isso só acontece com aqueles que trazem os melhores artigos sobre cada assunto.

Uma dica valiosa aqui é investir em pessoas, como redatores e revisores, além de profissionais de design que possam facilitar o processo de publicação. 

A razão é bem simples: como toda essa onda de geração de conteúdo se popularizou demais, em 2021 a concorrência vai ser enorme.

Ou seja, se você está na área de empresas de alimentação, imagine quantas concorrentes suas já não estão trabalhando para gerar conteúdos bem otimizados, querendo o topo da primeira página dos maiores buscadores.

O timing é essencial, daí a importância de ter pessoas para ajudar. Afinal, os buscadores costumam posicionar melhor quem sai na frente em termos de criação de conteúdo sobre determinados assuntos, como no caso do jornalismo, que precisa publicar rápido.

Com isso vemos que 2021 vai ser um ano bem agitado em termos de marketing digital, trazendo algumas novidades bem disruptivas. As dicas para você sair na frente estão aí, agora é só planejar e executar.

 0 1
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Um Comentário

  • filmi full izle 16 de janeiro de 2021 at 21:49

    Well I truly liked reading it. This tip provided by you is very constructive for correct planning. Anica Rutledge Cordula

    Responder
  • Deixe seu comentário Cancelar Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigo Anterior Google Analytics: a importância das informações sobre seu site
    Próximo Artigo Como criar um e-book para sua Isca Digital para captar leads?

    Pesquise no Blog

    Crie sua Web Rádio

    Receba Novidades

    Vamos manter contato?

    Últimos Artigos

    • churn

      Como reduzir o churn de seu e-commerce?

    • SEO

      Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

    • gestão de equipe

      Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

    • redes sociais

      Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

    • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

    No Facebook

    Me encontre também em

    • Quem sou
    • Entre em contato

    Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac