Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Entenda mais sobre o trabalho de um influencer

Eduardo Larbac - 28 de maio de 2020

Entenda mais sobre o trabalho de um influencer Entenda mais sobre o trabalho de um influencer
Com o avanço da internet e o predomínio das redes sociais, um novo profissional surge no mercado, atrelado com estratégias de marketing pessoal e digital: o digital influencer, ou somente influencer.

O número de influenciadores digitais cresceu tanto nos últimos anos, que diversas empresas começaram a criar ações de comunicação para marcas voltadas para essas pessoas, com o objetivo de influenciar a decisão de compra dos usuários.

Só o Brasil conta com mais de 1 milhão de influencers, segundo registros de uma plataforma online de mapeamento de influenciadores digitais – e esse número só tende a crescer, ainda mais com o boom das redes sociais.

De acordo com pesquisas, 24 canais brasileiros no YouTube estão na lista dos 100 mais influentes do mundo.

Outros dados demonstram a capacidade dos influencers no mundo de hoje. Segundo o estudo, cerca de 71% dos brasileiros segue algum influenciador. 

Desse total, 55% afirmam que pesquisam a opinião dos criadores digitais antes de fazer uma compra; 86% já descobriram um produto pelos influenciadores e 73% adquiriram algo por indicação.

Por conta disso, as empresas estão voltando os olhos para este profissional, já que fica muito mais fácil conseguir potenciais clientes.

Imagine, por exemplo, que uma empresa forneceu uma camisa polo uniforme para o influenciador, em troca de propaganda. Se ele tiver muitos seguidores, há grandes chances deste público se interessar pelo produto.

O artigo de hoje vai falar mais sobre o trabalho de um influencer e explicar a importância do profissional para as estratégias de marketing. Continue a leitura!

O que é um Digital Influencer?

Um digital influencer nada mais é que um usuário popular nas mídias sociais, capaz de influenciar em decisões e comportamentos de seus seguidores (por isso o nome “influencer”). 

Em geral, ele é seguido por um público fiel, que acompanha suas publicações e também reverbera suas ideias para outras pessoas.

O influencer é capaz de moldar a opinião popular e transmitir suas ideias com facilidade, devido a sua autoridade, credibilidade e conhecimento sobre um determinado assunto. 

Desse modo, os influenciadores definem algumas tendências, além de motivarem os usuários em algo, como a compra de um produto ou serviço.

Além disso, o influenciador digital também levanta discussões sobre temas específicos, colocando alguns assuntos em pauta. Mesmo quando há discordância, ainda assim os debates estão sendo feitos, o que é importante para manter a temática em relevância.

Podemos ver, por exemplo, os influenciadores que debatem a importância do uso da máscara de proteção respiratória, principalmente em épocas de pandemia, e como equipamentos de proteção individual (EPIs) são necessários para profissionais da saúde.

Entre os tipos de influenciadores mais comuns, destacam-se:

  • As celebridades (famosos da televisão, cinema, etc.);
  • Os jornalistas, repórteres e apresentadores;
  • Os especialistas (cientistas, profissionais da área, etc.);
  • Os ativistas (políticos, de movimentos sociais, etc.).

Hoje em dia, os influenciadores podem estar presentes em várias redes sociais ao mesmo tempo, como o YouTube, Instagram e Facebook. 

Eles também podem ou não ter um site/blog, dependendo do trabalho realizado. Alguns deles, costumam trabalhar somente nas redes sociais.

Como é o trabalho dos digital influencers?

O conteúdo é a ferramenta mais importante no trabalho dos influenciadores digitais. Afinal de contas, é com a oferta de material relevante e valioso, que eles formam a opinião do seu público e influenciam na tomada de decisões.

Nesse sentido, os influenciadores podem usar diversos canais para a produção de conteúdo, como vídeos para o YouTube, blogs posts, publicações no Facebook, postagens no Instagram, entre outros.

Por exemplo, uma influenciadora ativista pelo meio ambiente pode criar um vídeo falando sobre a importância de uma consultoria ambiental na implementação de serviços e empreendimentos, colocando esse assunto em debate.

Conforme as pessoas reconhecem a autoridade do digital influencer, pelo interesse em seu conteúdo, elas também passam a se interessar por produtos e serviços que os influenciadores usam no seu dia a dia.

No exemplo acima, a influenciadora ativista ambiental pode recomendar produtos sustentáveis, que impactam menos a natureza, como shampoos e condicionadores veganos, entre outros.

As empresas logo perceberam esse grande poder de influência e passaram a contratar os digitais influencers para divulgação de marcas, com produção de conteúdo usando as redes sociais e posts patrocinados.

O trabalho de negociação entre a marca e o influenciador se inicia no instante em que aquela e este chegam a um consenso, definindo como será o serviço prestado, o tipo de promoção, o post e, é claro, o preço.

Nesse sentido, um influenciador que fala sobre o seu dia a dia pode fechar contrato com uma empresa de artigos para casa e, assim, divulgar um produto específico, como um cobertor microfibra casal. 

Os influenciadores costumam chamar esses produtos de “recebidos”, pois a empresa envia a mercadoria para que eles façam o merchandising.

Além dos ganhos com parcerias, os digitais influencers também podem obter lucro com outros serviços, como aparições em eventos da sua área, palestras e workshops, criação de materiais para venda, bem como veiculação de anúncios em suas páginas e redes sociais.

Como a profissão começou a se popularizar muito recentemente, ainda há dúvidas sobre a remuneração do digital influencer. 

De fato, é difícil contabilizar os ganhos, pois muitos fatores influenciam na renda do profissional e os próprios influenciadores cobram preços diferentes para seus serviços.

No entanto, alguns aspectos tendem a afetar mais nos ganhos, por exemplo, a quantidade de seguidores e a popularidade do influencer, o tipo de publicidade oferecida pelas marcas, os custos com estrutura, o direito de imagem, entre outros.

Vale dizer que muitos influenciadores têm sua própria imagem veiculada pelas empresas. É o caso, por exemplo, de um sistema para loja de roupas que pode usar uma blogueira fashion para promover sua marca.

Por isso, é recomendável ter uma consultoria técnica para salvaguardar todos os interesses da marca e dos influenciadores digitais, para que os pormenores contratuais sejam cumpridos e ambos possam se relacionar de modo profissional.

Como escolher um digital influencer para a sua marca?

Ao perceber que os influenciadores digitais têm impacto direto em seus seguidores, condicionando tomadas de decisões e afetando os hábitos de consumo, muitas empresas começaram a firmar parcerias com o envio de produtos.

Isso é comum até hoje, já que é muito mais barato disponibilizar uma mercadoria para o influenciador, do que pagar por um anúncio de televisão.

Assim, uma fábrica de uniformes pode enviar um vestuário para o digital influencer e, desse modo, receber um feedback com a criação de conteúdo. Com isso, os seguidores tendem a conhecer também o negócio, aumentando as chances de venda.

Mas é preciso cautela na hora de escolher o influenciador adequado. Afinal de contas, não basta ter um grande número de seguidores – é preciso que os seguidores sejam parte do público-alvo da empresa.

Por exemplo, oferecer um aluguel de notebook pode ser interessante para um influenciador que trabalhe com o ramo de tecnologia, ao invés de uma blogueira de beleza. Nesse sentido, também cabe à marca verificar qual a melhor estratégia a ser adotada.

Importante mencionar que o seu produto ou serviço terá o nome atrelado com o influenciador digital. Portanto, verifique se as ideias, os valores e os objetivos da empresa também estão alinhados com o conteúdo produzido pelo influencer.

Como se tornar um digital influencer?

Devido à popularidade da profissão, muitas pessoas pensam em trabalhar como digital influencer. O primeiro passo é saber que o trabalho online também requer organização, ainda mais com a produção de conteúdo.

Por isso, mesmo em algo simples, como escrever um post sobre a qualidade do papel de seda personalizado, é preciso um planejamento, com pesquisa aprofundada e informações relevantes ao público.

Além do mais, é importante escolher um nicho de mercado: beleza, culinária, filmes, entretenimento, etc. São muitas opções, por isso, a recomendação é começar por algo que você domine ou já tenha experiência.

Lembre-se que é preciso entregar conteúdos de qualidade, pois somente assim é possível construir autoridade no mercado e, consequentemente, conquistar visibilidade.

Depois, é preciso estar presente nas principais mídias sociais. Hoje em dia, o destaque é para o YouTube, daí o porquê a maioria dos influenciadores inicia sua jornada com a criação de um canal.

Finalmente, é preciso alimentar suas redes com certa frequência, tendo um cronograma de atualizações, para sempre oferecer conteúdo à audiência.

Conclusão

O poder dos influenciadores digitais só cresce, principalmente com o aumento exponencial dos perfil sociais nas redes e o avanço da internet. 

Mas para se tornar um influencer de destaque, é fundamental ter um bom planejamento e o mais importante: paciência. Afinal, os resultados podem demorar a aparecer.

No entanto, quando se alcança um bom reconhecimento, você se torna famoso na internet e muitas empresas irão desejar associar o seu nome à marca.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como conseguir leads para alavancar o seu negócio?
Próximo Artigo A importância da disciplina para o seu sucesso

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac