Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Ferramentas para Automatizar suas estratégias de Marketing Digital

Eduardo Larbac - 11 de junho de 2021

Ferramentas para Automatizar suas estratégias de Marketing Digital Ferramentas para Automatizar suas estratégias de Marketing Digital
Existem milhares de definições para o conceito de Marketing Digital, por exemplo, que é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultados, tanto de modo online quanto  offline para empresas, marcas e pessoas.

Importante ressaltar que essa modalidade de marketing cumpre muito bem os papéis tradicionais de adquirir clientes e desenvolver uma marca, com um diferencial: o grau de conexão criada com o público-alvo. 

Esse engajamento gera vendas para sua empresa e monetização para as páginas da web, podendo resultar em um boa renda extra.

O mesmo retorno não pode ser observado no marketing físico, muito menos se levarmos em consideração a capacidade de manter e desenvolver a relação direta entre marca e cliente.

Ademais, o Marketing Digital é uma das principais soluções financeiras para empresas, uma vez que seu custo é menor e seu retorno é maior, quando comparado com o marketing tradicional. 

Sem qualquer sombra de dúvida é a maior tendência do mercado publicitário, já sendo utilizado por mais de 90% das empresas atualmente, de acordo com os dados da pesquisa Tech Trends Empresas.

Pois bem, quer saber como fazer sua nova empresa de totem, construída para ser exclusivamente um ecommerce (negócio digital), ser um investimento de sucesso?

Nesse artigo você vai conhecer as principais ferramentas estratégicas e os softwares que mais se destacam para sua automatização. 

Marketing digital é o caminho para o sucesso

Sim, o marketing digital pode ser o caminho para o sucesso da sua empresa de serviço impostos também, desde que você saiba onde está pisando. Atenção, pois uma campanha de marketing digital não trará resultado significativo se:

  • Você não tem uma estratégia com objetivos bem definidos;
  • Suas ações se restringem a uma plataforma e um formato;
  • Não definiu suas métricas para monitorar resultados;
  • Não acompanha e não analisa as métricas.


Outro conceito básico que você precisa saber para garantir muito lucro para sua nova franquia de cursos tecnicos, por exemplo, são as seguintes etapas da construção do marketing:

  1. Análise das oportunidades de mercado;
  2. Definição da estratégia; 
  3. Planejamento das ações;
  4. Gestão dos esforços de marketing.

A automatização do Marketing Digital

Automatizar significa utilizar dispositivos mecânicos ou eletrônicos, para agilização e otimização da produção ou dos serviços. As ferramentas de automatização do marketing existem para diversas frentes.

Então, quando você aposta na tecnologia como aliada, você consegue, por exemplo, automatizar tarefas, organizar as ações da campanha, otimizar o tempo e acelerar rotinas, lidar com grandes volumes de dados e manter o planejamento em dia. 

As ferramentas estratégicas

Existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo. Pensando nisso, listamos as mais comuns e que não podem faltar para a sua empresa. Claro, que dependendo do seu ramo de atuação, você pode escolher mais de uma dessas técnicas, visando o seu crescimento.

Entre os principais pontos que podemos citar aqui estão os seguintes:

1 – Plano de Marketing

É a ferramenta que guia toda a estratégia de marketing da sua empresa. É o primeiro passo que norteará a análise do andamento de suas estratégias na hora de avaliar suas métricas e acompanhar seus resultados.

Esse planejamento permite que você faça um mapeamento de competências para esquematizar estrategicamente e colocar em prática ações muito bem direcionadas e com objetivos específicos.

Além de conhecer a realidade da própria equipe e do dia a dia da sua empresa, você vai estudar seu público e seu mercado, bem como entender quais linguagens deve usar para se comunicar com sua persona em cada etapa do funil de vendas.

2 – O benchmarking

Consiste em pesquisar de maneira sistemática sobre quais são as práticas mais eficientes já existentes no mercado, para atrair, engajar e fidelizar clientes. 

Por exemplo, se você possui uma empresa de serviços de conservação e vai fazer uma comparação entre seu negócio e todas as outras empresas atuantes do mesmo segmento, você deve identificar quais estratégias serão eficientes para a sua realidade.

Então, a estratégia pode ser comparada a um termômetro que avalia sua posição em relação à concorrência. Ademais, o Benchmarking é essencial para obter insights para sua empresa evoluir, sendo uma fonte de inspiração e referência.  

3 – Servqual (Escala de Serviço de Qualidade)

Sua finalidade é mensurar a qualidade do serviço da sua empresa, com base na percepção do cliente que completa a jornada de compra.

É um feedback que pode ser aplicado por meio de questionários em diversos formatos, e em diferentes momentos, utilizando dados qualitativos e quantitativos.

Exemplificando, uma empresa de terceirização de TI, pode aplicar um questionário em seus clientes para que avaliem quais critérios que consideram mais importantes para a qualidade desse tipo de serviço.

Um outro questionário pode ser aplicado logo após sua empresa terminar a prestação de serviço para um cliente, pedindo para que avalie a experiência em escala numérica (como uma nota de 0 a 10).

4 – O CRM (Customer Relationship Management)

Essa ferramenta foi desenvolvida para a gestão de relacionamentos com os clientes. Trata-se de uma solução que coloca o consumidor como centro da estratégia de vendas, o que faz todo o sentido.

O objetivo é a manutenção de uma parceria de longo prazo com cada cliente, criando um histórico detalhado do relacionamento com ele, priorizando sua satisfação individual.

O aumento de lucros para um negócio é inegável, pois você não “se esquece” mais de nenhum cliente, reunião ou telefonema. 

É um sistema de gerenciamento geral, que permite uma interação extremamente personalizada entre sua marca e cada cliente. Os dados armazenados no CRM devem ser utilizados para otimizar as ações de marketing da sua empresa.

5 – Análise ou Matriz SWOT/FOFA 

Abrimos esse tópico explicando que a sigla em português, FOFA, refere-se à análise das:

  • Forças;
  • Oportunidades; 
  • Fraquezas;
  • Ameaças.


Essa ferramenta geralmente é empregada na elaboração do Plano de Negócios. No Plano de Marketing ela também é igualmente útil, pois se trata de uma análise de amplo espectro, que permite olhar para todos os aspectos da sua estratégia.

Ao mapear esses fatores, o gestor estará embasado para a tomada de decisões, de forma a explorar ao máximo as potencialidades da sua empresa por meio do marketing.

6 – Segmentação de mercado

A segmentação de mercado serve para o mapeamento de subgrupos dentro do público-alvo, tratando-se de nichos mais específicos, identificando necessidades, desejos e características das pessoas que compõem determinado segmento.

Isso facilita (e muito) o direcionamento das ações de marketing que, quando aplicadas na prática de acordo com a segmentação, exercem maior influência sobre o consumidor, trazendo melhores resultados.

7 – Sistema de informações de marketing (SIM)

Essa ferramenta tem o objetivo de designar pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, classificar e analisar os dados que embasam a tomada de decisão.

Ao contrário da pesquisa de marketing, o SIM utiliza dados internos e externos às empresas, coletando informações específicas sobre clientes, como hábitos, necessidades e preferências.

8 – Pesquisas de marketing

Essa é outra ferramenta fundamental para captação de dados estratégicos externos à empresa, que também serão úteis para embasar a tomada de decisão referentes ao plano de marketing. 

Trata do planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados relevantes para cada situação específica. Imagine uma grande empresa de sinalização de segurança, por exemplo. 

Informações (dados) devem ser a base e o apoio do plano de qualquer empresa que vise o sucesso. São importantes e válidos para muitos processos, desde para identificação de oportunidades, otimização das estratégias, geração de leads, até para fazer benchmarking.

9 – CRO (Conversion Rate Optimization)

É a Otimização da Conversão. Ou seja, é o  conjunto de práticas com base no comportamento do usuário enquanto ele navega pelo site.

A finalidade é aprimorar o desempenho do seu site, fazendo com que o tráfego seja bem aproveitado e gere o direcionamento para  uma ação do usuário, conforme seu plano.

Considerações finais

Agora que você conhece as ferramentas estratégicas e práticas para garantir o sucesso da aplicação do Marketing Digital na sua empresa, deve analisar suas funcionalidades separadamente, de acordo com a realidade do seu negócio.

Só assim saberá qual ou, até mesmo, quais, se encaixa melhor nas suas necessidades. Faça testes e não tenha receio em mudar de ferramenta. O importante é ter acesso e aplicar os recursos da melhor forma possível.

Valorize e trabalhe seus dados com inteligência, é isso que levará até uma estratégia mais assertiva, com aumento da produtividade garantido. Lembre-se, isso fará toda a diferença para sua empresa.

Pois bem, agora basta você estudar o seu ramo de atuação e como fazer para que o Marketing Digital fique cada vez mais automatizado e simples de ser trabalhado, isso por todos os colaboradores da sua organização.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Qual a frequência ideal de postagens para o Instagram
Próximo Artigo Como calcular o custo de aquisição de cliente

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac