Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Multiplicando ideias de conteúdos

Jayane Guia de Investimento - 10 de agosto de 2022

Startup leader drawing flowchart on board and discussing project with team. Business colleagues in casual working together in contemporary office space. Teamwork concept
Produzir um conteúdo de qualidade nos dias de hoje é extremamente importante para captar novos clientes, parceiros, fornecedores ou até mesmo para construir uma melhor reputação para a sua marca no mercado.

Com a chegada do marketing digital, das redes sociais e das diversas estratégias do universo online, isso se tornou necessário para as pessoas que queriam crescer nesse mercado e até mesmo para as empresas que queriam obter mais resultados.

Sendo assim, não demorou muito para as pessoas e empresas começarem a produzir conteúdos para os veículos online de comunicação, e principalmente para as redes sociais quando elas começaram a criar um espaço de destaque na sociedade.

Desde empresas de caldeiraria e montagem industrial até mesmo um advogado autônomo consegue ter ótimos resultados com a produção de conteúdo através das redes sociais.

E isso acontece justamente pelo grande alcance que o universo digital possui. Hoje, metade de toda a população mundial possui acesso à internet e um perfil em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem.

Desde artigos em blogs, vídeos no YouTube ou postagens no Instagram, todos vimos e ainda vemos o grande potencial desse meio no mundo, que mudou por completo a maneira como trabalhamos, consumimos, vendemos, produzimos e nos divertimos.

Entretanto, como nem tudo é um mar de rosas como imaginamos, produzir conteúdo para as redes sociais está longe de ser algo fácil. É preciso muita criatividade para inovar no mercado e sair à frente da concorrência.

Seja uma empresa de usinagem de peças ou qualquer outro tipo de negócio, você sempre terá concorrência no mercado, por isso é necessário estar sempre à frente dela para conquistar mais clientes e obter melhores resultados.

Dentro deste cenário, trabalhar com a multiplicação dos seus conteúdos é extremamente importante para isso, e caso você nunca tenha ouvido falar sobre esse termo, fique em paz, hoje você entenderá a fundo sobre ele.

O que é a multiplicação de conteúdo?

Como mencionamos anteriormente, produzir conteúdos para as redes sociais é um baita desafio que precisa de muito cuidado da parte de quem os cria, pois é necessário criatividade e versatilidade para eles.

Vivemos em uma geração onde os usuários estão cansados de consumir sempre o mesmo, eles desejam coisas diferentes e que tragam para eles mais assertividade sobre uma novidade, segmento, assunto, produto ou serviço.

Por exemplo, uma empresa de corte e dobra que produz conteúdos mostrando como funciona um dia de trabalho na empresa acaba ganhando mais destaque do que seus concorrentes que não foram tão criativos assim.

A criatividade está longe de ser um dom como muitos pensam, ela é uma habilidade que pode ser adquirida e exercida por qualquer pessoa que deseja aprender mais sobre o assunto.

E para produzir conteúdos para as redes sociais é preciso ter bastante criatividade, afinal de contas, estamos falando de plataformas que possuem milhares de usuários e contas que também produzem conteúdos todos os dias.

Quanto mais criativo você for, mais destaque você ganha, o que, consequentemente, gera mais visibilidade e credibilidade para o seu negócio, atraindo novos clientes, admiradores, fornecedores e parceiros para o seu negócio.

E multiplicar os conteúdos, sejam os de uma empresa de instalação de película antivandalismo ou até mesmo o de uma marca de beleza, está longe de ser um bicho de sete cabeças, pelo contrário, ele serve justamente para te ajudar.

O conceito da multiplicação de conteúdo nada mais é do que a construção e criação de conteúdos que partem de uma ideia principal e que vão se formando como vertentes diferentes que gerem ainda mais conteúdos para você.

A multiplicação de conteúdos nada mais é do que pegar um conteúdo em específico e acabar transformando ele em dois, três, quatro e diversos outros conteúdos para a sua marca, o que gera uma maior produção para você.

É uma ótima maneira de planejar os seus conteúdos da semana ou do mês, seguindo um tema principal e vertentes que respeitem o seu segmento e o assunto principal dos quais esses outros conteúdos foram multiplicados.

É uma estratégia que se adapta aos mais diversos tipos e segmentos de negócios, desde uma marca que vende macarrão talharim tipo caseiro até mesmo uma loja de roupas infantis, você consegue utilizar a multiplicação de conteúdos a seu favor em qualquer negócio.

4 dicas para multiplicar os seus conteúdos

Agora que você já entendeu a teoria sobre a multiplicação dos conteúdos, chegou o momento de colocar tudo em prática e garantir uma multiplicação de conteúdos ótima para a sua marca. Confira abaixo algumas dicas de como fazer:
  1. Pense em um tema amplo

A primeira e a essencial dica é justamente pensar em um tema que seja bem abrangente, pois será a partir dele que você construirá as vertentes de conteúdos que iremos entender como suas multiplicações.

Por exemplo, se você possui uma marca de produtos para cabelos, pense em um tema bem amplo, como cuidados ideais para o cabelo, que é um tema bem aberto, mas a partir dele você conseguirá construir vertentes de conteúdos a serem produzidos.

Seja em uma marca que venda produtos físicos ou preste serviços como ppp perfil profissiográfico previdenciário, é essencial pensar nesse tema bem abrangente antes de qualquer coisa, pois ele será a fonte da multiplicação de conteúdos.
  1. Fragmente esse tema

Agora que você selecionou o tema bem abrangente, chegou o momento de fragmentá-lo, ou seja, de multiplicar esse conteúdo para que ele gere temas interessantes para o seu público-alvo e para o seu segmento.

Ainda levando em consideração o exemplo da marca de produtos para o cabelo, a partir do tema sobre cuidados ideais a empresa pode produzir conteúdos sobre cuidados ideais para o cabelo cacheado, para o cabelo liso e por aí vai.

Percebe como apenas um tema amplo já consegue te mostrar o caminho de outros conteúdos mais segmentados e específicos? E é possível fazer isso tanto com uma batimetria de lagos quanto com a venda produtos físicos.

Esses conteúdos mais segmentados irão atrair os clientes que se interessam por eles, sem contar que trazem mais credibilidade para a sua marca, pois mostra que ela também produz conteúdo para diferentes perfis de usuários.
  1. Aposte em diferentes formatos

As redes sociais contam com diversos formatos de conteúdos, que vão desde os textos até os áudios e vídeos, e usá-los a seu favor também é uma forma de multiplicar não apenas os seus conteúdos, mas os formatos deles.

No Instagram, por exemplo, você consegue produzir conteúdos em formato de fotos, em vídeos longos como o IGTV, vídeos curtos através dos Stories ou Reels, ou até mesmo pela legendas de posts.

O importante aqui é entender bem o seu público-alvo e produzir os diferentes temas de conteúdos nas diversas ferramentas de formatos disponíveis na plataforma em que você pretende publicar o conteúdo.

Isso porque o seu público possui seus formatos favoritos, e quando você produz conteúdos em diferentes modelos, é mais fácil de agradar a maioria e ainda oferecer um conteúdo útil para eles.
  1. Lembre-se do funil

Por fim, mas não menos importante, o funil de vendas é um conceito do marketing digital essencial tanto para uma empresa que vende equipamento de despoeiramento quanto para uma marca de produtos de beleza.

Aqui a produção de conteúdo também pode se dividir entre as fases do funil de vendas com o objetivo de melhorar a jornada de compra do cliente e conduzi-lo à ação de compra dentro da sua empresa.

No topo do funil você pode produzir um conteúdo mais amplo para atrair novos clientes, e no meio para o fundo, entregar os conteúdos mais específicos para qualificar essas pessoas e incentivá-las a comprar o seu produto ou serviço.

Para isso, é essencial que você conheça muito bem o seu público-alvo e a plataforma na qual você estará produzindo o seu conteúdo, as mais usadas são:
  • Blogs;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Facebook;
  • TikTok;
  • LinkedIn.
 

Cada plataforma possui o seu formato de conteúdo, e entendendo bem eles você consegue multiplicar os seus conteúdos e formatos de maneira assertiva, gerando mais resultados para você e uma melhor experiência para o usuário.

Essas são dicas simples, mas que já fazem toda a diferença para quem se interessa em multiplicar conteúdos com o objetivo de ter mais assuntos para falar com seu público e pautas segmentadas para cada fase do usuário.

Dessa maneira você produz e entrega um conteúdo de extrema qualidade, respeitando tanto a sua empresa quanto a plataforma e o usuário em questão, gerando ótimos resultados para todas as partes.

 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Trello vs Notion: qual melhor para organização?
Próximo Artigo Veja como definir corretamente o seu nicho de mercado

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac