Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

O que é um Gestor de Marketing?

Eduardo Larbac - 14 de outubro de 2020

O que é um Gestor de Marketing? O que é um Gestor de Marketing?

As ações em marketing são importantes para qualquer tipo de negócio, uma vez que são elas que divulgam a marca, seus produtos e serviços.

No entanto, apesar de parecerem simples, principalmente no que tange às práticas de marketing digital, elas precisam ser desenvolvidas por profissionais da área.

É dessa forma que as empresas conseguem atingir seus objetivos, como aumentar as taxas de conversão, impactar o público certo, aumentar as vendas etc.

Tudo o que for feito, será desenvolvido por pessoas que vão conhecer bem a empresa, sua realidade, necessidades e objetivos. Com isso, são desenvolvidas estratégias que se adequam a cada organização.

Desde criação de conteúdos, passando por otimização de sites, anúncios pagos e outras práticas, tudo é feito de maneira direcionada, tanto para a marca quanto para sua audiência.

Além disso, todas as ações são acompanhadas e analisadas, para que possam ser melhoradas e trazerem os melhores resultados. Assim, a organização fará um bom uso dos recursos que investiu em marketing.

Só que tudo isso só é possível com o trabalho de profissionais, e o gestor é um deles. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esse profissional.

O que faz um profissional de marketing?

O principal papel do profissional de marketing é tornar produtos e serviços mais atraentes aos olhos dos consumidores, por meio de estratégias de marketing e, com isso, aumentar as vendas.

É ele quem vai criar conteúdos satisfatórios para quando alguém pesquisar, por exemplo, sobre extintor de incêndio preço.   

Só que, para isso, ele precisa conhecer a fundo áreas como análise de dados, comportamento do consumidor, publicidade, vendas e marketing digital.

Dessa forma, consegue realizar um estudo de mercado que o capacita a entender quem é o consumidor, traçando estratégias direcionadas a ele.

Em outras palavras, ele vai levar a marca até pessoas interessadas nas soluções que ela tem a oferecer.

O que faz um gestor de marketing?

Dentre os profissionais de marketing está o gestor, que assume um papel estratégico dentro das organizações, principalmente no que diz respeito ao aumento das vendas, engajamento, boa comunicação e inovação.

Dessa forma, se alguém pesquisar no Google sobre, por exemplo, arame recozido preço, vai encontrar, primeiro, os sites que foram trabalhados por um bom gestor de marketing.

Ademais, esse profissional também atua direta e indiretamente nos anúncios, adequando os produtos ou serviços às necessidades do público-alvo, por meio de uma linguagem apropriada.

Para alcançar boas estratégias de vendas e interação com a audiência de uma marca, o gestor faz uma série de pesquisas acerca do comportamento do consumidor, além de obter informações como:
  • Situação do mercado;
  • Tendências da economia;
  • Dados demográficos;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Tipos de conteúdos buscados.
Essas e outras informações traçam gostos e preferências do público-alvo, o que ajuda a desenvolver estratégias que realmente tragam resultados.

Outra função do gestor de marketing dentro de uma empresa fabricante de caçamba basculante à venda ou qualquer outra é estar atento às novidades tecnológicas.

Ele também precisa entender e acompanhar as mudanças sociais e culturais que podem impactar diretamente o mercado em que atua seu cliente ou empresa em que trabalha.

Além disso, deve conhecer e estudar os concorrentes e os fornecedores, para que possa coletar dados que definirão as estratégias de vendas e outros objetivos. Com isso, ele consegue criar maneiras de promover a empresa dentro do mercado.

Capacidades que um gestor de marketing precisa ter

As mudanças tecnológicas e o uso contínuo da internet, principalmente quando falamos de redes sociais, exigem que o gestor de marketing saiba trabalhar muito bem com as estratégias de vendas on-line. Ele precisa conhecer ferramentas como:
  • Google Adwords;
  • SEMO;
  • SEO;
  • Google Analytics;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Desenvolvimento de anúncios.
Além disso, é importante que o profissional conte com uma formação adequada, como administração, o que permitirá que ele tenha uma visão mais ampla dos negócios.

Dessa forma, se ele for trabalhar, por exemplo, com uma empresa que forneça equipamentos utilizados por meio de acesso por corda, ele conhecerá, também, qual é o papel do marketing dentro dessa organização.

Profissionais de outras áreas também podem fazer uma pós-graduação em marketing, para que tenham os conhecimentos necessários para atuar com gestão de marketing de maneira geral.

Ter conhecimento de um segundo idioma, principalmente inglês, é importante também, uma vez que o gestor de marketing se depara constantemente com termos oriundos de língua estrangeira.

Existem, também, algumas experiências que são recomendadas para esse profissional, como experiência na gestão e liderança de equipes, saber criar campanhas de marketing tradicional e digital e conhecer a área de atuação da empresa.

Por exemplo, se ele vai trabalhar para uma empresa que faça sistema de aterramento elétrico residencial, é interessante que ele conheça bem esse mercado e o que necessariamente essa organização faz.

Segmentos de mercado que precisam de uma equipe de marketing

Todo e qualquer segmento de mercado precisa de uma equipe de marketing. Ou seja, tanto uma pequena loja de bijuterias quanto uma grande loja de veículos precisam trabalhar seu marketing para se sustentar no mercado.

Isso acontece porque, apesar de eles serem designados à criação e planejamento de estratégias de marketing, suas tarefas não se limitam apenas a isso.

É ele quem vai entender de forma ampla o que realmente está acontecendo no mercado de atuação da empresa para a qual trabalha.

É dessa forma que ele consegue elaborar meios que façam com que a empresa chegue onde almeja, além de optar por ações que reduzam os custos e aumentem os lucros.

É um erro pensar que lucro é resultado apenas do trabalho da equipe de vendas. Apesar de ser essa equipe quem fecha negócio com os clientes, eles só chegaram até ela por causa de todo um trabalho de marketing feito anteriormente.

É a geração de leads por meio de estratégias em Marketing Digital que leva essas pessoas a terem contato com a equipe de vendas.

Exatamente por isso que muitas empresas, como uma de estante de aço sob medida, começaram a unir o departamento de marketing e vendas, lançando uma ação que hoje é conhecida como “Vendarketing”.

Importância da presença do gestor de marketing

A importância do gestor de marketing se dá por diversos fatores, como todos que mencionamos no tópico anterior. Mas ela pode ir muito mais além.

Exemplo disso é a mudança que ele pode provocar no que diz respeito à situação em que a organização se encontra.

Por exemplo, uma empresa que esteja enfrentando uma queda brusca em suas vendas não consegue resolver essa situação, mesmo depois de todos os esforços da equipe de vendas.

A melhor saída para ela é contratar um gestor de marketing, que pode ser tanto de uma agência quanto contratado pela própria organização.

Esse gestor começa a estudar a empresa e seu mercado, e descobre que o preço dos produtos vendidos por ela não está tão competitivo quanto de sua concorrência, outra fabricante de piso vinílico durafloor.

Além disso, ele começa a pesquisar sobre o tipo de solução que o público-alvo dessa organização está buscando, e com isso descobre que a equipe de vendas está oferecendo algo que não lhe interessa.

Com isso, ele começa a adaptar as ofertas àquilo que o público-alvo deseja. Além disso, ele também analisa se a marca está trabalhando com o público certo, ou seja, com quem realmente procuraria ela para adquirir alguma coisa.

Ao fazer todos esses levantamentos, o gestor começa a desenvolver ações que atraiam o público-alvo ideal, para que o trabalho da equipe de vendas seja facilitado.

Dessa forma, uma empresa de içamento de equipamentos, consegue aumentar o seu número de vendas e continuar crescendo em seu mercado de atuação.

Analisando toda essa situação, concluímos que o gestor de marketing tem o poder de fazer uma empresa crescer por meio de diversos caminhos.

Ele corrige erros de ações no que diz respeito ao marketing, permitindo que a marca alcance seus objetivos e até mesmo mude a realidade em que está inserida.

Conclusão

Investir em marketing é uma necessidade para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu ramo de atuação. E quando falamos disso, falamos de marketing tradicional e marketing digital.

Só que, assim como qualquer outro trabalho feito dentro de uma organização, as estratégias de marketing precisam ser desenvolvidas por profissionais capacitados e isso envolve, inclusive, o gestor.

Mais do que orientar a equipe de marketing e vendas, é ele quem vai desenvolver as melhores estratégias, com base em conhecimentos aprofundados que tem da empresa.

Somente dessa forma, todos os investimentos em marketing terão bons retornos e trarão os resultados que a marca almeja.

 

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O futuro dos Afiliados no Brasil
Próximo Artigo Como criar uma headline para o LinkedIn

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac