Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Porque a estratégia de se utilizar um blog é importante

Jayane Guia de Investimento - 8 de novembro de 2021

Close up image of womans hands typing on laptop at workplace. Businesswoman with white wristwatch on hand working on computer in office. Female office worker, programmer, entrepreneur searching online
Apesar de hoje muita gente imaginar que blog é uma coisa das “antigas” e não dá resultado, é importante se informar que após a expansão das redes sociais, essa plataforma continua relevante e é muito útil para que a sua marca possa ranquear e obter clientes.

No seu início, os blogs eram uma espécie de diário virtual, mas hoje elas viraram uma forma de apresentar não só comentários, mas também uma forma de se diferenciar no mercado e se destacar, seja você uma consultoria contábil ou qualquer outra empresa.

Ademais, o blog é uma boa opção para o começo do processo da jornada de compra, uma forma para apresentar o que deseja vender e os serviços que proporciona.

Além disso, no blog dá para ter uma junção entre texto, imagens e vídeos.

Pois bem, agora que deu para ter uma breve ideia sobre a utilidade dos blogs, é necessário entender também como utilizar essa ferramenta.

Entenda como utilizar um blog

O primeiro passo é conseguir um serviço de hospedagem, o mais simples é o wordpress, mas há outras opções que você pode pesquisar e saber qual é a melhor para o seu tipo de serviço.

Tem versão gratuita e paga – para quem quer usar o maior número de recursos.

Posteriormente, é preciso usar um endereço atraente. Desse modo, opte por nomes fáceis de serem lembrados e digitados, bem como evite o uso de números.

Então, se, por exemplo, você trabalha com acrílico acetinado um bom endereço seria: blogacrilicoacetinado.com.br 

Uma vantagem dos blogs é que você não precisa ser especialista em design ou ter muita experiência. A plataforma de publicação de textos é simples e lembra um pouco o Word.

E ainda é possível colocar fotos, vídeos e usar as palavras-chave.

Simples e fácil, garante uma boa possibilidade de produzir conteúdo relevante e que possa atrair clientes.

Além de poder ser usado como uma ferramenta para a utilização do marketing digital



Como os blogs são usados ?

Com o blog, você pode mostrar que tem autoridade ao abordar os assuntos de uma forma simples e dinâmica, o que ajuda a ter mais credibilidade, por exemplo, ao tratar sobre alimentação industrial ou qualquer outro tema.

Ou seja, tudo isso indica que você sabe e tem domínio sobre o assunto, além disso, com o blog é possível:
  • Educar o público;
  • Ajudar no processo das vendas;
  • Conseguir resultados rápidos;
  • Identificar o número de interessados na página.
Mas não é só isso. É preciso usar a ferramenta do SEO para que o blog possa ranquear principalmente no Google. 

Ademais, não é só se preocupar com as palavras-chave, mas também é importante se preocupar em fazer com que a experiência do cliente seja a melhor possível, seja dentro do blog de uma empresa de terceirização gestão financeira ou qualquer outra.

É importante reforçar que a palavra-chave ajuda para que o seu conteúdo seja achado de uma forma mais rápida. Então, se uma pessoa pesquisa camisa social no Google e você usa essa palavra em destaque no seu texto, o seu blog ficará entre os primeiros resultados.

Entretanto, não use de qualquer forma, utilize as palavras dentro de um contexto e que ajude na fluidez no texto.

]Também utilize os links internos com algo que tenha a ver com o sua postagem, pois isso vai ajudar no ranqueamento também.

Ainda faça um bom título, com, no máximo, 70 toques. Ademais, coloque a palavra-chave e evite o uso de verbos no gerúndio ou no passado.

Também aposte no uso dos Heading Tags, que são subtítulos como uma forma de hierarquizar o seu conteúdo e conduzir o público.

É importante reforçar que as imagens ajudam bastante, pois os clientes são bem visuais e as fotos deixam o texto mais atraente, assim como acontece com produtos promocionais personalizados, por exemplo. 

Também aposte no infográfico, pois assim o leitor consegue entender mais os dados e números. Lembre-se, quando o texto é apenas escrito, isso pode dificultar o entendimento sobre o assunto principal.

Então, com o blog, você também consegue gerar leads com assinatura de newsletter.

Nele o leitor deixa o e-mail e vai receber primeiro o conteúdo que você postar, independentemente de qual seja o tema.

Em troca, você acaba conseguindo uma forma de contato e de conseguir informações de seus clientes, assim, poderá criar maneiras de montar um conteúdo mais assertivo e atraente para os consumidores, seja sobre etiquetas para produtos alimentícios ou outro tema.

Por fim, reforçamos que você – ou a sua empresa – pode ter vários tipos de postagem no blog, por exemplo, os seguintes:
  • Educativo;
  • Tutoriais;
  • Listas;
  • Entre outros.
 Para descobrir qual a melhor opção, é necessário avaliar seu ramo de atuação, bem como quais são os serviços prestados, percebendo qual dos modelos mais se encaixa para a sua empresa como um todo.

Métricas dos blogs:

Além de tudo o que já foi dito dentro do conteúdo, é necessário cuidar da qualidade e ter resultados com a sua empresa, seja ela uma contabilidade para abertura de empresa ou qualquer outra empresa.

Então, para conseguir esses dados você tem que metrificar os dados.

Não é algo difícil, mas são dados que precisam ser contextualizados como as visualizações de página, que não são a mesma coisa que visitas.  

Isso indica que seu conteúdo interessa, porém você precisa converter essas visitas em negócios e leads. Um mesmo usuário pode visitar o blog três vezes e esses três acesso são contabilizados. 

Usuários únicos

Para ter uma melhor noção de quantas pessoas veem seu blog, é necessário apostar no uso dos usuários únicos.

Esse dado identifica quem visitou de acordo com o cookie que foi instalado. Assim dá para conseguir saber quantos visitantes entraram e não quantas visitas.



Conversões

Também existem as conversões, que apontam quantas pessoas fizeram downloads de materiais e se inscreverem nos newsletter. Isso ajuda a obter mais dados sobre o seu público-alvo, assim como persona.



Taxa de rejeição

Taxas de rejeição mostram quanta gente não gostou do que você postou. Embora negativo, isso ajuda a identificar os conteúdos que tiveram os piores índices e saber o que aconteceu para ter essa negatividade contra o que foi postado.



Tráfego por canal

E ainda existe o Tráfego por canal: ou seja, que indica de que lugar a pessoa te achou. Se foi através do Google, aplicativos ou redes sociais.

Isso ajuda a saber quais canais são os mais eficientes e saber se a busca orgânica foi eficiente e se o tráfego pago foi eficaz.



Considerações finais

Mesmo com as redes sociais, que fazem com que os conteúdos sejam consumidos e compartilhados de forma mais rápida, o blog pode contextualizar melhor os assuntos descritos, seja sobre uma cadeira presidente giratória ou qualquer outro tema.

Desse modo, se uma postagem no Instagram apresenta uma foto e um texto curto, no blog dá para escrever mais, apresentar dados e usar vídeos e infográficos para explicar melhor o assunto descrito.

E, inclusive, como visto, vários assuntos podem ser falados nessa plataforma.

Tendo tudo isso em vista, não deixe de usar o blog, você terá bons resultados e fará com que o engajamento do seu conteúdo seja eficiente.

Também vai conseguir dados sobre o seu público para saber se a sua estratégia está sendo eficaz e o que pode ser melhorado.

Lembre-se que também existe público para blog.

Não caia em preconceitos ou conceitos clichês que são falados sem argumentos. Isso porque o blog é eficaz e deve ser usado para produção de conteúdo. 

Entretanto, não deixe de se preocupar com a métrica, pois tudo na internet deve dar resultado, como foi capaz de perceber com as informações desse conteúdo em questão.

Não só com curtidas e número de visualizações, mas na taxa de conversão e obtenção de leads.

O wordpress é fácil de ser usado e tem recursos que tem um custo, porém o retorno pode ser positivo e te ajuda a ranquear mais.

Se o seu conteúdo for interessante e ajudar as pessoas, será visto e bem avaliado além de fazer com que você possa fidelizar com os clientes.

Ademais, pesquise sobre gostos e desejos, pois assim entenderá como produzir textos de forma assertiva e que agregue as pessoas. 

Ninguém quer perder tempo, se ver algo que não gosta vai sair do site. Por isso, quanto mais informações tiver do seu público, melhor saberá como atingir as pessoas.

Isso vai fazer uma grande diferença e te ajudará a se diferenciar no mercado bem competitivo.

Tags | blog, dicas, engajamento, planejamento, SEO
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Sem categoria

6 dicas de como ter um bom planejamento de marketing

7 de abril de 2022
Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar? Sem categoria

Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar?

13 de dezembro de 2021
Sem categoria

Ainda vale a pena criar conteúdos em blogs?

18 de maio de 2022
Sem categoria

Interatividade: como ganhar mais clientes através da estratégia?

26 de janeiro de 2022

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior A evolução do marketing de relacionamento
Próximo Artigo Aprenda a organizar o feed do Instagram do seu negócio

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio



Receba Novidades

Curso de Locução

Curso de Locução

Curso de Locução

Saiba mais

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • Como conquistar visitantes de forma orgânica?

  • Atualizações do Google: Helpful Content, o que preciso saber?

  • Como a Inteligência Artificial pode ajudar nas estratégias de busca?

  • Trabalha com Marketing? Fique atento a esses tópicos em 2023

  • Tudo o que você precisa saber para fazer um Copywriting perfeito

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac