Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Principais tendências do Marketing Digital para 2022

Jayane Guia de Investimento - 19 de novembro de 2021

O marketing digital compreende todo tipo de publicidade veiculada por meios digitais como blogs, plataformas de e-commerce e redes sociais. Por meio dessas campanhas, é possível atingir o público-alvo com maior facilidade.

As principais estratégias do marketing da nova era, como é chamado, compreendem:
  • Produção de conteúdo com SEO (Search Engine Optimization);
  • Ampla divulgação por meio de publicidade paga;
  • E-mail marketing;
  • Landing Page (Página de captação de leads);
  • Automatização de processos;
  • Métricas para campanhas cada vez mais efetivas;
  • Personalização de conteúdo e site.
Os últimos dois anos foram voltados para o surgimento e a busca de técnicas para melhorias econômicas, enquanto a pandemia de Covid-19 pressionava as empresas a cortar seus orçamentos de marketing.

Agora que estamos nos aproximando de mais um ano e a pandemia está gradualmente diminuindo em todo o mundo, vamos dar uma olhada no que está por vir nesta indústria em constante mudança e rápido crescimento.
  1. Eventos híbridos como o “novo normal”

A mudança para eventos híbridos se tornou parte do novo normal. Embora a pandemia não tenha iniciado a cultura de eventos híbridos, obrigou as empresas a adotar esse modelo rapidamente em vista do trabalho remoto e do distanciamento social.

Os eventos híbridos oferecem uma combinação de componentes presenciais e virtuais que podem torná-los mais sustentáveis ​​e inclusivos.

Basicamente, as empresas hospedam eventos para que os participantes criem estratégias, inspirem inovação e criatividade e criem uma atmosfera na qual os indivíduos possam se conectar. 

Os eventos híbridos podem ser mais ecológicos e mais inclusivos para pessoas com deficiência, o que pode torná-los ideais para acomodar um público maior. Além disso, fornecem sacola ecologica em algodao para maior sustentabilidade.
  1. O poder da inteligência artificial

A IA (Inteligência Artificial) prevalece no setor de marketing da nova era há algum tempo. Mas no próximo ano, as empresas irão integrar recursos movidos a IA em suas estratégias de SEO e outras de marketing digital.

A tecnologia de Inteligência artificial pode ajudar as empresas a realizar previsões de negócios. Os setores de saúde, finanças e outros podem usar ferramentas baseadas em IA para formular estratégias digitais para atrair e reter clientes.

Além disso, as empresas podem implementar IA em diferentes áreas de suas estratégias de marketing. 

Você também pode adotar a IA para sistema para controle de estoque em sua empresa e organizar as métricas obtidas a partir das campanhas veiculadas. 
  1. Publicidade programática

Em termos simples, a publicidade programática é a automação da compra de espaço publicitário digital. Tradicionalmente, as equipes de marketing precisam criar propostas, negociar e assinar contratos. 

Porém, por meio da publicidade programática, as marcas podem fazer lances por espaço publicitário em milissegundos, liberando os profissionais de marketing para dedicar mais tempo à otimização da campanha do que à administração. 

A publicidade programática facilita a análise de dados em tempo real e a segmentação do público-alvo. Por meio da publicidade programática, as marcas desfrutam de compras de anúncios mais ágeis e automatizadas, o que economiza o tempo dos funcionários.

Esta tendência funciona em uma ampla gama de redes e trocas de anúncios, permitindo que as empresas aumentem seu alcance e direcionem seu público-alvo com anúncios mais relevantes. Isso ajuda a gerar conversões e reconhecimento da marca.

Como acontece com todas as campanhas de publicidade digital, os profissionais de marketing precisam definir os objetivos e métricas de suas campanhas, o formato criativo e o público-alvo. 

Uma vez em circulação, os profissionais de marketing devem usar os dados para saber sobre tendências e otimizar suas campanhas. Assim, pode ser interessante obter um certificado digital contábil a fim de regularizar todos os pagamentos.
  1. Conteúdo personalizado

Os mecanismos de busca como o Google continuam a priorizar conteúdo de qualidade. As empresas que se concentram em melhorar a experiência do usuário usando conteúdo claro, atraente, envolvente e informativo podem melhorar suas classificações, leads e conversões.

O próximo ano também verá as empresas otimizarem suas páginas para pesquisas por voz, assim como controle de acesso para condomínios que usarão inteligência artificial para controle de acesso.

 

Por isso, uma empresa que otimiza o conteúdo para acomodar comandos de voz que os clientes usam pode melhorar seu desempenho. 
  1. O Domínio do Digital

Usar conteúdo de vídeo em campanhas de marketing digital pode render resultados frutíferos. O conteúdo de vídeo é visualmente atraente e oferece uma maneira conveniente para os clientes serem informados sobre um produto ou serviço. 

Isso significa que o marketing de vídeo pode ser uma forma eficaz de criar conteúdo envolvente, atraente e informativo para os clientes.

É possível incluir vídeos informativos, demonstrações de produtos, análises de clientes e vídeos de bastidores de seus processos de negócios em futuras estratégias de marketing da nova era.

Por exemplo, se você tem uma empresa de coberturas em lona e deseja alcançar maior quantidade de clientes pode veicular vídeos com a realização dos serviços e cenas do antes e depois para se tornar atrativo.
  1. Marketing Experiencial

O marketing experiencial, como o nome sugere, é uma tendência que se concentra na criação de uma experiência de usuário baseada na marca e não apenas baseada no produto. 

As experiências variam por marca e setor, mas eventos corporativos, webinars e competições são alguns dos exemplos mais comuns de marketing experiencial. 

Serve para que os clientes se envolvam com a marca e vivenciam seus valores e personalidade e não apenas seu produto. Ao criar memórias, as marcas fortalecem a conexão pessoal entre o produto e a emoção, o que aumenta a adesão.

Para ter sucesso no marketing experiencial, as empresas precisam conhecer seu público e definir objetivos claros e mensuráveis ​​para suas experiências. Para um curso de piloto comercial a distância, por exemplo, você deve atingir pilotos em potencial.

 

Construir listas de assinantes de e-mail, aumentar o número de seguidores nas redes sociais e impulsionar as vendas são alguns dos objetivos mais comuns do marketing experiencial. 
  1. Transformação Digital Contínua 

A transformação digital compreende o modo como as empresas adaptam seus modelos de negócios, produtos e estruturas internas às novas tendências de consumo orientadas para o digital. 

No marketing, a transformação digital significa que as empresas devem mudar seu mix de marketing para mais canais digitais, passando da publicidade impressa para as mídias sociais, por exemplo. 

A transformação digital continua em marketing para 2021 e refere-se a como as empresas utilizam novas tecnologias para otimizar seus esforços de marketing e melhorar a experiência do cliente. 

Dessa forma, para limpeza de edificações, a transformação digital permite a fácil contratação online de uma empresa de serviços terceirizados de limpeza, otimizando o tempo e custo necessários. 

A transformação digital contínua em marketing significa mais campanhas baseadas em dados e otimização, o que leva a maiores conversões, menor gasto com publicidade e maior retorno, algo que não é possível com a publicidade tradicional. 

A transformação digital contínua não precisa ser tão sofisticada. Em empresas menores e startups, os profissionais de marketing têm uma ampla gama de ferramentas à sua disposição para continuar a transformação digital de suas marcas. 
  1. Adoção de automação

Automação em marketing é o uso de tecnologia para tornar esforços de marketing e publicidade automáticos por inteligência artificial. 

A pandemia acelerou o uso de tecnologia no local de trabalho e a automação ocupou o centro do palco em todos os processos de negócios, não apenas no marketing. Pode parecer técnico e complexo, mas a automação em marketing é bastante simples. 

Sequências de e-mail automatizadas em funis de vendas, postagens programadas em mídia social e atualizações de pedidos por e-mail são exemplos diários de automação em marketing. 

A automação de marketing permite que as marcas ampliem seus esforços para alcançar volumes maiores de tráfego. Suas equipes de marketing não precisam mais perder tempo realizando tomadas repetitivas e podem se concentrar na otimização e conteúdo.

Ele também permite que as empresas coletem e analisem grandes quantidades de dados de clientes com muito mais rapidez do que um ser humano poderia. 

Se você tem firmas de topografia, por exemplo, a IA empregada poderia automatizar o atendimento e fornecer modelos do trabalho oferecido pela empresa. Assim, o cliente pode ter um atendimento rápido e com demonstrativo do trabalho.

 

Para obter o máximo da automação, os profissionais de marketing devem mapear a jornada do cliente e o ciclo de vendas e identificar as etapas que podem ser automatizadas. Uma vez identificadas, as marcas devem definir metas para determinar o sucesso da automação. 

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de marketing digital para 2022, comece a preparar as estratégias da sua empresa para o ano novo e mantenha-se à frente da concorrência.

Tags | dicas, marketing digital
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar? Sem categoria

Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar?

13 de dezembro de 2021
Sem categoria

Dicas de comunicação visual para e-commerces

11 de outubro de 2021
Sem categoria

Entenda o conceito Mobile First

12 de novembro de 2021
Sem categoria

Por onde começar para aprender Marketing Digital?

27 de outubro de 2021

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Aumente suas vendas com automação do Whatsapp
Próximo Artigo Vale a pena contratar uma Assessora Remota?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • Vendas e Negociação: Qual o Segredo?

  • Como Melhorar meu Marketing Pessoal no LinkedIn

  • Entenda mais sobre psicologia do consumidor e neuromarketing

  • Fotografia e vídeo para marketing

  • Tudo que é necessário sobre Empreendedorismo e Liderança

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac