Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Vale a pena vender seu produto em um Marketplace?

Eduardo Larbac - 20 de novembro de 2020

Vale a pena vender seu produto em um Marketplace? Vale a pena vender seu produto em um Marketplace?

No mundo atual, muitas vendas são feitas pela internet, por isso donos de comércio devem pensar em formas de se inserir nesse mercado e conquistar cada vez mais clientes. Assim, tem-se observado cada vez mais o sucesso de um marketplace.

É muito comum vender um produto na internet. Atualmente, diversas empresas elaboram os seus próprios websites ou criam lojas nas redes sociais, mas parece que o  novo modelo de marketplace também funciona para atrair muitos clientes.

Essa nova forma de vendas foi criada em 2012 e os clientes gostam porque tem o:

  • Preço mais atrativo;
  • Diferentes marcas no mesmo lugar;
  • Diferentes lojas;
  • Fácil de encontrar o produto desejado.

Já existem diversas empresas grandes e conhecidas que aderiram ao marketplace.

Como funciona um marketplace?

O shopping online é uma boa maneira de definir o significado de marketplace. Ele é um local onde diversos varejistas expõem seus produtos.

Para o consumidor a ideia é interessante, pois ele encontra tudo o que precisa no mesmo lugar, e, assim, ele tem a impressão de que realmente está em um shopping center. 

Para o lojista o sistema funciona da seguinte forma: ele seleciona os artigos que irá vender, monta um conjunto e anuncia. Na hora de finalizar a compra tudo ocorre da mesma forma que é feito em qualquer outra compra virtual.

Nesse sentido, o consumidor não será mandado para outra página para concluir, tudo é feito ali mesmo no site do marketplace, o que facilita tanto para o vendedor quanto para o cliente.

Esse ambiente virtual pode ser criado para áreas específicas ou para juntar diversos estabelecimentos e criar uma seção, semelhante aos departamentos dos shoppings.

Além disso, toda a burocracia é de responsabilidade do marketplace, é ele que é responsável pelo pagamento, pela segurança e por passar credibilidade para o cliente. Ele também cuidará do tráfego do site.  

Marketplace ou e-commerce, qual a diferença?

O e-commerce é a loja tradicional do jeito que conhecemos. O varejista cria um site onde expõe todos os seus produtos e cuida de toda a burocracia. 

Ou seja, é de sua responsabilidade os prazos de entrega, o pagamento e toda a logística e administração do negócio.

Assim, nesse modelo o consumidor terá contato direto com o vendedor, não haverá intermediários. Nesse sentido, uma empresa de contabilidade em São Paulo ao possuir um e-commerce se responsabiliza por todo o processo de venda.

Já o marketplace é uma loja online, onde diversas empresas oferecem os seus produtos. Neste modelo, a burocracia não é de responsabilidade do vendedor e sim do site.

No e-commerce, os gastos são todos do estabelecimento, assim como o serviço de segurança, já no marketplace esses são de responsabilidade do dono do site.

Benefícios do marketplace para os lojistas

O sistema de marketplace fornece diversos benefícios para os lojistas. Para que isso fique ainda mais claro, elencamos as principais vantagens, sendo: 
  1. Aumento da visibilidade

Muitos marketplaces são feitos em sites de lojas grandes e conhecidas. Então, por serem nessas plataformas, o número de pessoas que veem os anúncios é muito maior do que se fosse no site da própria empresa. 

Assim, empresas de seguros podem ter muito mais visibilidade se realizarem os anúncios dos seus serviços em marketplaces, bem como atrairão muito mais clientes.
  1. Aumento das vendas

Se muitas pessoas visualizam os seus produtos e conhecem a loja, as chances de as vendas aumentarem também são muito maiores. Dessa forma, anunciar em marketplace é bom também para a publicidade.

Mesmo que nem todas as pessoas que viram comprem o seu produto, pelo menos, elas passam a conhecer o seu trabalho e isso pode gerar uma futura venda.

Por isso, ao aderir ao sistema é interessante que o varejista realize uma pesquisa sobre engajamento e procure ver quanto as suas vendas aumentaram a partir do momento que passou a investir nessa forma de divulgação.
  1. Público diferenciado

Ao anunciar seu produto em um shopping online você garante que muitas pessoas tenham acesso ao seu item e, dessa forma, o lojista poderá conquistar novos públicos que antes não eram o foco do negócio.

Pessoas que nunca procuraram seu estabelecimento podem chegar até você, podem gerar uma identificação com os produtos e realizar uma compra. 

Esse novo público chega, principalmente, porque ao estar navegando pelo marketplace e visualizar todos os artigos em um só lugar, eles encontram o seu site e se interessam.

Assim, uma empresa de consultoria contábil pode atingir um novo tipo de consumidor ao divulgar seus serviços nestes locais. 
  1. Expansão da empresa

Com a elevação das vendas, surge também a expansão da sua empresa. Como novos clientes na área e aumento da visibilidade, as demandas podem aumentar. Portanto, essa é uma forma de investimento para que o seu negócio cresça no mercado.

Novas metas vão surgir, assim como, novas oportunidades e necessidades, mas tudo isso contribuirá para a expansão do estabelecimento.

Ao expandir a empresa, um ponto que não pode ser esquecido é o sistema de entrega. Consumidores não apreciam atrasos nas entregas, por isso para que eles fiquem satisfeitos é importante que as datas sejam cumpridas, pois só assim a empresa crescerá e terá sucesso.
  1. Baixo custo

Para entrar neste mercado não é necessário muito investimento. Os custos são os gastos com a taxa do marketplace porque ela oferece o espaço para que você publique.

Mesmo assim, esses gastos não são tão altos e você pode ainda obter grandes lucros. Assim, uma fabricante de sapato de segurança hospitalar pode fazer uma grande economia no seu orçamento ao utilizar esse serviço.

Malefícios do marketplace

Apesar de ter muitas vantagens, esse modelo de vendas também tem fatores negativos que devem ser mencionados.
  1. Subordinação ao marketplace

Você como varejista não tem total controle sobre o que acontece no marketplace, então, isso pode te prejudicar em algum momento. Isso porque não é você que controla, por exemplo, o valor das taxas.

Outro ponto é que sem consultar você, o marketplace pode ser desativado e você pode ficar sem ter onde vender seus produtos, principalmente se depender somente dele.
  1. Marca sem importância

Por ser um local com diversas lojas em exposição o seu produto acaba não se destacando. Ao pesquisar o cliente achará muitos produtos parecidos e dificilmente se lembrará qual é a marca. 

Isso seria diferente se o artigo fosse vendido em um site próprio onde a marca seria valorizada e destacada.

Assim, o consumidor, por conseguinte, compraria por este motivo. Se o seu negócio busca fortalecer a sua marca talvez esse modelo de vendas não seja tão interessante.

Nesse sentido, uma fabricante de calça profissional pode não ter a sua marca tão valorizada se vender seus produtos em um marketplace, pois os consumidores encontrarão diversos produtos semelhantes.
  1. Concorrência de preços

Com muitos produtos parecidos sendo ofertados, o preço é algo que o consumidor considera na hora de finalizar a compra. Por isso, é importante nesse mercado ter um preço competitivo.

Assim, uma empresa de paisagismo para não perder muitas vendas não pode oferecer os seus serviços por preços tão altos, mas também não pode ser um valor muito baixo que dê prejuízos para ela, o segredo é encontrar o equilíbrio.

Maiores marketplace do Brasil

Depois de entender as vantagens e as desvantagens de apostar nas vendas por Marketplace, é necessário também conhecer as maiores lojas do Brasil. Por isso, separamos as principais: 

Mercado Livre

Maior site de vendas e compras da América Latina, o Mercado Livre é um local onde se pode anunciar de tudo, desde pessoa física que deseja vender alguma coisa até lojas. 

O site tem diversas formas de pagamento e muitos departamentos de vendas sobre várias temáticas.

OLX

A OLX ficou famosa por ser o lugar onde as pessoas vendem as coisas que não tem mais utilidades na sua residência. Hoje em dia, é um marketplace bem conhecido pelos brasileiros.

Lá é possível vender carros, casas, móveis residenciais, entre outros. E tudo isso pode ser novo ou usado, logo, é uma alternativa para varejista e pessoas comuns que não têm lojas.

Amazon

Muito conhecido também, este marketplace se destaca da concorrência ao oferecer prazos de entrega rápidos. 

A Amazon é conhecida pela agilidade e, além disso, ela possui um nome muito consolidado no mercado, o que gera credibilidade para os consumidores.

Magazine Luiza

Apesar de ser bastante conhecida como loja, a Magazine Luiza possui um marketplace dentro do seu site. 

Além disso, a loja tem forte presença na internet e redes sociais, principalmente, após a criação da sua assistente virtual conhecida como Lu.

Netshoes

Para aqueles que gostam de esportes e procuram por produtos deste tipo, o marketplace da Netshoes pode ser uma opção. Também conhecida como loja, o site tem uma parte dedicada ao marketplace.

Carrefour

Um dos mercados mais famosos do Brasil também possui um marketplace. Em seu site é possível encontrar produtos da marca própria Carrefour e também de outros revendedores.

Agora que você já conhece todos os pontos e detalhes que rondam o assunto, ficou fácil decidir se você vai apostar em um Marketplace. Lembre-se, a decisão deve ser pautada visando o planejamento e orçamento da sua marca. 

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como criar um e-book para sua Isca Digital para captar leads?
Próximo Artigo O que é um Database Marketing?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio



Receba Novidades

Ganhar dinheiro com uma Web Rádio

Ganhar dinheiro com uma Web Rádio

Como ganhar dinheiro com uma Web Rádio? Baixe Grátis o E-Book "Web Rádio Lucrativa".

Clique aqui para baixar

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • 6 Dicas de Marketing Digital para iniciantes

    6 Dicas de Marketing Digital para iniciantes

  • Como se tornar um vendedor de produtos físicos sem precisar de estoque

  • 7 Dicas de Marketing Digital que você deveria utilizar em 2021

    7 Dicas de Marketing Digital que você deveria utilizar em 2021

  • Como gerar renda extra em casa em 2021

    Como gerar renda extra em casa em 2021

  • Como ganhar dinheiro com o Youtube

    Como ganhar dinheiro com o Youtube

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac