Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes

Eduardo Larbac - 4 de janeiro de 2021

Como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes Como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes
Estar presente em alguma rede social, principalmente os canais mais populares, tornou-se praticamente uma obrigação para os negócios que desejam expandir sua marca e alcançar o reconhecimento no mercado.

Só para termos uma ideia, o Facebook, que é a plataforma mais conhecida em todo o mundo, já faz parte de 92% das empresas, sendo que 70% dos usuários se conectam a pelo menos uma página de negócios.

As redes sociais também trazem ótimos resultados para as empresas. Estima-se que o marketing nessas plataformas aumente em 83% a visibilidade online e em 63% a interação com o público.

Além disso, há um crescimento em mais de 77% na divulgação da marca e uma ampliação de 50% no tráfego de blogs e sites.

No entanto, mais do que criar um perfil nas redes, é necessário produzir conteúdo para os seguidores. Até porque, quando um usuário vê uma publicação sobre aplicação de bona, por exemplo, ele tem interesse em saber mais sobre o procedimento. Caso contrário, o seu marketing pode ser vazio e, mesmo criando perfis nas redes, dificilmente a sua empresa conquistará o público.

Contudo, sabemos que é difícil focar em uma produção de conteúdo para cada uma das mídias, ainda mais com o boom das redes, com o surgimento de novas plataformas a cada dia. Fora que é preciso considerar as especificidades dos canais.

Por esse motivo, o artigo de hoje tem a intenção de trazer algumas dicas de como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes. Dessa forma, o seu marketing será assertivo, sem desconsiderar a dinâmica das mídias.

Acompanhe a leitura!

Por que aproveitar o conteúdo é uma técnica válida?

Não há nada de errado em adaptar o conteúdo – aliás, essa é uma estratégia recomendada para o marketing de conteúdo.

Afinal de contas, é uma forma de reforçar a ideia da sua marca no mercado, além de otimizar a gestão do tempo, sem a necessidade de criar várias postagens para cada uma das redes sociais.

Por exemplo, se a intenção é divulgar camisetas promocionais no Facebook e no Instagram, é possível fazer postagens semelhantes, respeitando as especificidades das plataformas, mas também criando uma identificação do público.

Ora, bem sabemos que a padronização dos conteúdos é fundamental para que as pessoas consigam identificar mais facilmente a sua marca para criar um relacionamento.

Em conjunto, também podemos citar a economia financeira. Com o aproveitamento de conteúdo, a empresa pode reduzir os custos com produção, o que é ótimo para ter um ROI (Retorno sobre Investimento) maior e uma redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente).

6 dicas para aproveitar o seu conteúdo para redes sociais diferentes

Hoje em dia, há muitas ferramentas de automação de marketing que podem te ajudar no compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Dessa forma, é muito mais fácil gerenciar as postagens e aproveitar o mesmo material.

Mesmo assim, é importante ter um planejamento. Com isso, é possível reduzir significativamente as chances de retrabalho. 

Inclusive, todos os tipos de negócios podem aproveitar o seu conteúdo para redes sociais, desde uma consultoria contábil para empresas até profissionais autônomos.

A seguir, confira algumas dicas.

1 – Defina os temas

O primeiro passo é definir quais temas são interessantes para o seu público. Aliás, essa é uma forma de estimular a criatividade, já que é possível criar conteúdos a partir de assuntos predefinidos, o que torna mais fácil a elaboração de materiais ricos.

Além disso, ao definir os temas, pense em alguns subtópicos que podem ancorar o seu conteúdo e oferecer mais informações aos usuários.

Por exemplo, ao trazer um tutorial de montagem de painéis elétricos, também é possível trazer materiais relacionados às normas de segurança para trabalhos com eletricidade.

Desse modo, você terá uma grande variedade de temas, o que torna mais fácil o aproveitamento do conteúdo, já que não é necessário pensar em diferentes assuntos para cada uma das redes sociais.

2 – Defina os formatos dos conteúdos

Após realizar uma seleção temática, também é interessante definir em quais formatos os conteúdos serão compartilhados. Isso já soluciona vários problemas, visto que dependendo da rede social, é preciso escolher um formato específico.

Voltando ao exemplo sobre serviços eletricos industriais dito no item anterior, o tutorial de montagem do painel pode aparecer em formato de vídeo. Assim, já se pode selecionar as redes que comportam esse material, como:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • IGTV do Instagram.

É importante definir previamente os formatos de cada conteúdo para não ter que refazer o design ou a edição do material novamente. Afinal de contas, isso pode significar um grande retrabalho, com gastos de tempo e dinheiro.

3 – Tenha um cronograma de postagens

Outro ponto importante é definir as datas em que esses conteúdos serão postados. Além disso, o cronograma mantém a produtividade em dia, fazendo com que nenhum material se perca, ainda mais na dinâmica volátil da internet.

Aqui, é importante ter uma atenção especial a alguns dias específicos, como feriados, datas comemorativas, entre outros. Dessa forma, o conteúdo pode ser orientado de acordo com a temática de cada data.

Fora que em época de promoção, é possível criar conteúdos com oferta de bancada de aço inox, por exemplo, com possibilidade de compartilhamento em cada rede social.

4 – Faça a integração dos canais

Hoje em dia, várias redes sociais permitem a integração das postagens, como é o caso clássico do Instagram e do Facebook.

Por esse motivo, vale a pena fazer uma postagem conjunta dos perfis, pois é uma maneira de manter ambas as redes alimentadas, além de atrair públicos de cada uma das plataformas para o seu negócio.

Assim, você não precisa criar uma mesma publicação sobre uma batedeira industrial, por exemplo, para o Instagram e para o Facebook, pois o mesmo conteúdo pode ser compartilhado em ambas as redes, de maneira única.

5 – Faça algumas edições, quando necessário

Outra forma de aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes é fazendo algumas pequenas edições nos materiais.

Por exemplo, ao produzir um vídeo para o YouTube, você pode facilmente compartilhá-lo no Facebook, ou editar o tempo para até 1 minuto de duração, para que ele apareça no feed do Instagram.

Essas edições são bem usuais, sendo uma maneira de evitar a produção de conteúdos totalmente novos para cada rede. Ou seja, com uma edição mais simples, dá para compartilhar o mesmo material em mais de uma plataforma.

Isso também vale para as legendas. Por exemplo, ao escrever um artigo sobre compensação ambiental no Facebook, confira se a quantidade de caracteres respeita o limite do Instagram. Caso contrário, faça uma edição do conteúdo.

6 – Invista em ferramentas de automação

A chamada “publicação cruzada” se refere ao conceito de criação de um único conteúdo e, posteriormente, adaptá-lo para cada plataforma, de acordo com as práticas recomendadas exclusivamente para a criação de materiais em cada canal.

Dessa forma, é possível maximizar cada parte do conteúdo e, além disso, construir uma relação sólida com o público, já que os materiais se tornam mais padronizados.

Uma maneira de fazer a publicação cruzada de forma eficiente é por meio das ferramentas de automação. Com elas, além da adaptação do conteúdo, também é possível programar as postagens, levando em conta os horários de maior acesso em cada plataforma.

Isso porque o engajamento de cada rede social pode variar. Por exemplo, o seu público pode ter preferência pelo Facebook no horário do almoço, enquanto o Instagram tem um tráfego maior após às 18h.

Essas informações são relevantes para ter sucesso com as suas campanhas. No entanto, pode ser muito trabalhoso fazer cada uma das postagens na mão – fora que, tem horas, que as publicações têm melhor engajamento em horários que não são comerciais.

Por essa razão, as ferramentas de automação se tornaram indispensáveis para quem deseja investir em um bom marketing nas redes sociais e conquistar o sucesso com a prática de publicações cruzadas.

Conclusão

Saber como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes é uma maneira de otimizar a gestão de marketing da sua empresa e, além disso, criar um relacionamento saudável com o público, por meio do compartilhamento de materiais padronizados.

Embora essa tarefa não seja tão simples quanto parece, já que cada uma das plataformas possui a sua especificidade, com o auxílio de ferramentas de automação e um bom planejamento de marketing, é possível ampliar a estratégia de publicação cruzada.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como investir nessa técnica. Com isso, a sua empresa pode aproveitar ao máximo os benefícios das redes sociais, alcançando o reconhecimento de mercado.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como analisar a estratégia de marketing digital da sua concorrência
Próximo Artigo Marketing Convencional x Marketing Digital: Qual utilizar?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac