Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Marketing Convencional x Marketing Digital: Qual utilizar?

Eduardo Larbac - 6 de janeiro de 2021

Marketing Convencional x Marketing Digital: Qual utilizar? Marketing Convencional x Marketing Digital: Qual utilizar?
Saber qual tipo de estratégia de marketing usar é um importante elemento para o sucesso de uma empresa. Hoje em dia, não planejar as ações é algo impensável, principalmente por conta da quantidade de novos concorrentes que surgem a todo momento.

Serviços de contabilidade, por exemplo, podem se favorecer grandemente do uso correto de estratégias de divulgação em seu dia a dia, destacando-se da concorrência.

Entretanto, as técnicas e estratégias de marketing são inúmeras, e é preciso ter consciência para saber escolher os passos certos e se tornar relevante no mercado.

Para isso, o primeiro ponto que você precisa definir é se sua empresa utilizará mais ferramentas de marketing convencional ou digital. Ambas possuem uma série de particularidades, então é possível utilizar as duas estratégias para sua empresa.

Isso porque uma não é concorrente direta da outra. As ações de marketing podem ser combinadas para criar uma marca forte e impactante, com relevância no mercado.

Com as técnicas corretas, você conseguirá facilmente evoluir suas vendas de um misturador industrial, por exemplo.

Entenda mais sobre o Marketing Convencional

O modelo de marketing convencional, embora mais antigo do que o digital, não deve ser visto como uma ação ultrapassada. 

Isso porque as técnicas de marketing ainda estão muito vigentes no mundo em que vivemos, permitindo que a utilização destas ferramentas continue em alta.

Vale lembrar que quando citamos o marketing, trata-se de um planejamento muito mais complexo do que criar estratégias de venda.

Uma empresa de aplicação de bona em tacos, por exemplo, precisa identificar os elementos principais de sua estratégia

Esta atividade inclui todo o processo de imagem de uma empresa, desde a criação de sua identidade visual até o estabelecimento de pontos de venda e ações publicitárias.

Uma das principais técnicas aplicadas até hoje envolvendo o marketing convencional é a chamada 4Ps. 

Essa estratégia foi criada em 1960 por um estudioso conhecido como Jerome McCarthy, e consiste em identificar os quatro pilares de qualquer estratégia de mercado:
  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.
Ao identificar estes elementos em seu planejamento, você consegue identificar quais ações devem ser tomadas para se engajar melhor com seu público.

1 – Produto

O primeiro P se relaciona com o principal elemento de uma empresa: seu produto.

Você deve conhecer e entender cada detalhe do produto que oferece, para conseguir transmitir suas qualidades e os benefícios que pessoas que optam por consumi-lo conseguirão obter.

É importante identificar cada um dos detalhes deste item, desde tamanhos e cores até especificações técnicas, como voltagem para o caso de aparelhos tecnológicos.

Porém, mais importante ainda é identificar quais são os elementos que se tornam fundamentais para o cliente consumi-lo. 

Seu produto deve ser único, destacando-se de qualquer similar no mercado e se tornando uma necessidade para qualquer cliente interessado.

2 – Preço

O preço é um fator determinante para qualquer negociação. Isso porque você deve pensar em uma precificação economicamente viável, sendo competitivo com a concorrência, mas ao mesmo tempo gerando uma margem de lucro para sua empresa.

O primeiro passo a identificar é o quanto seu cliente está disposto a gastar com um determinado produto. Depois disso, identifique peças similares no mercado para conseguir criar um preço equilibrado e adequado para seu material.

Por exemplo, uma empresa de instalação de portoes automaticos precisa compreender qual o valor exato de seu trabalho, para gerar um bom lucro e ao mesmo tempo ser competitivo no mercado.

É importante lembrar que alguns fatores extras podem ser envolvidos quando falamos de precificação. Você não precisa necessariamente tentar um preço abaixo de qualquer concorrente, mas deve identificar o porque seu preço não é o mais baixo.

Luxo, sofisticação e qualidade são alguns dos elementos que podem tornar um produto mais lucrativo, mantendo sua qualidade em vendas e o interesse de seu público.

O importante quando você define o preço do seu produto é que ele seja adequado a realidade de seus consumidores, por isso planejar a precificação é tão importante.

3 – Praça

Apesar do nome causar estranheza, trata-se de uma manobra linguística para manter a letra P como início da palavra. No original, Placement, o significado se aproxima mais do conceito de colocação no mercado.

Esse elemento é o que avalia toda a trajetória do produto até o cliente. Isso inclui desde definir os locais onde seus clientes poderão encontrar o material, até mesmo o posicionamento que o produto será colocado em lojas e mercados.

Uma empresa de PABX precisa ser capaz de visualizar todo o processo que seu produto faz até o cliente, para identificar quais elementos podem ser aprimorados.

Muitas vezes, um produto é procurado pelos consumidores de forma automática, quase subconsciente. Entender esse tipo de ação permite um melhor posicionamento e por consequência uma melhor interação mercadológica.

4 – Promoção

A promoção neste caso não se trata de criar descontos ou ofertas de seu produto, mas sim de promovê-lo dentro do mercado. É o momento de identificar como você utilizará o marketing para que as pessoas saibam de seu produto e como chegar até ele.

Aqui, é necessário estudar o comportamento de seu cliente para identificar as melhores formas de aproximação.

Entender os hábitos de consumo é fundamental para definir quais mídias e quais horários são mais adequados para você iniciar um processo de propaganda, alcançando seu público-alvo de forma mais assertiva.

Entenda mais sobre o Marketing Digital

Com os avanços tecnológicos e as inserções cada vez maiores de pessoas na internet, muitos desses hábitos de consumo mudaram. 

Por isso, o marketing digital surge como um novo modelo, muitas vezes com resultados tão impactantes e custos de desenvolvimento menores.

Ao contrário dos anúncios mais tradicionais, é muito mais simples gerar engajamento com seu público pelo contato direto feito com ele, através de plataformas digitais que aproximam o relacionamento consumidor e marca.

Uma empresa de consultoria contábil, por exemplo, hoje pode perder muitos clientes se não estiver na internet.

Para entender um pouco melhor, existem algumas técnicas fundamentais na execução do marketing digital.

Inbound Marketing

Nesta estratégia, o objetivo é atrair o cliente até seus meios de engajamento. Sua empresa deve compreender as necessidades de um cliente e apresentar propostas de solução e conteúdos que façam o interesse desses consumidores se ativarem.

Com isso, você acaba criando sua própria audiência, pessoas que ao terem dúvidas e questionamentos irão procurá-lo diretamente, permitindo uma atuação mais direta no diálogo e apresentando suas soluções de forma mais adequada.

Marketing de Conteúdo

Na internet, o cliente busca efetivamente soluções para seus questionamentos.

Diferentemente de mídias mais tradicionais, onde o foco do marketing é apresentar um produto e suas qualidades, com a utilização desse tipo de estratégia você cria conteúdos relevantes que poderão ser úteis para um consumidor.

Antes de vender um guarda corpo de inox, por exemplo, uma empresa que utilize o marketing de conteúdo pode criar materiais definindo a importância do item para a segurança ou listas de equipamentos fundamentais.

Essa estratégia faz com que o cliente fidelize a empresa, tornando-se um promotor de conteúdo. Isto porque ele irá difundir o conteúdo em suas redes de contatos, sejam familiares, amizades ou profissionais.

Redes Sociais

Hoje em dia, é pouco provável encontrar algum consumidor que não possua nenhuma rede social. Essas aplicações ganharam muita força, e todos os dias recebem milhões de novos usuários no mundo inteiro, tornando-se excelentes opções de engajamento.

Entretanto, as opções são tantas que você pode acabar se perdendo. Por isso, é ideal estudar o mercado previamente, sendo este um passo-chave para identificar em quais destas redes seu público-alvo passa mais tempo.

Então, você pode começar a criar uma série de interações com o objetivo de aproximar essas pessoas, criando uma rede de confiança entre marca e cliente, bem como conquistando um público cada vez maior.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia fundamental para o fortalecimento de sua marca.

Isso porque utiliza os contatos adquiridos em um primeiro momento, quando um visitante está conhecendo sua empresa, e consegue entregar diretamente uma série de conteúdos especializados para converter mais clientes.

Por exemplo, uma empresa de automação de equipamentos deve utilizar o e-mail marketing para conseguir alcançar seus clientes de forma mais direta e afirmativa.

Por ser um dos canais mais próximos de comunicação, é importante utilizá-lo com sabedoria. O primeiro ponto é garantir ao cliente que ele tenha transparência em todos os momentos.

Enviar e-mails sem autorização pode ser considerado uma má prática, e acabar tendo um efeito negativo.

Por isso, sempre explique detalhadamente o tipo de conteúdo que irá enviar caso o cliente aceite, e crie uma forma simples de que ele pare de receber este conteúdo, se assim desejar.

Com isso, você terá a possibilidade de enviar uma série de conteúdos diversificados, fazendo com que os clientes sempre se lembrem de sua marca quando houver a necessidade.

Considerações finais

Utilizar em conjunto os elementos do marketing convencional e do marketing digital é saber aprimorar o planejamento de sua empresa.

Além disso, é importante avaliar e utilizar todas as ferramentas e métricas para acompanhar o sucesso de suas interações, bem como saber quais elementos devem ser modificados para um melhor resultado de sua empresa.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes
Próximo Artigo Como ganhar dinheiro com o Youtube

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac