Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como aproveitar a quarentena para lançar um negócio online

Eduardo Larbac - 3 de junho de 2020

Como aproveitar a quarentena para lançar um negócio online Como aproveitar a quarentena para lançar um negócio online
No período de isolamento social para diminuir o contágio do novo coronavírus, o Covid-19, as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade, visto que foram impedidas de abrir por tempo indeterminado. Por isso, ter um negócio online se tornou imprescindível para quem deseja se manter firme durante a crise de saúde e econômica.

Segundo dados do Instituto do Fecomércio de Pesquisas e Análises, 75% dos estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro não realizavam vendas online. 

Assim, durante a pandemia, parte desses empreendimentos se adaptaram, tendo que entrar às pressas no mercado de digitalização das empresas.

Aliás, a venda pela internet tem se mostrado uma opção extremamente vantajosa. De acordo com dados, o faturamento dos e-commerces cresceu 7,4% de 2015 para 2016, com faturamento de R$ 44,4 bilhões. Além disso, o número de consumidores ativos ultrapassou a margem de 47,93 milhões.

Durante o isolamento social, algumas categorias de negócios online registraram aumento nas vendas superior a 100%, conforme informações da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). 

Entre esses segmentos, destacam-se o ramo da saúde (111%), beleza (83%) e perfumaria (80%).

Isso porque com restrições para sair de casa e com o comércio fechado, as compras online são uma alternativa muito mais cômoda, segura e eficiente. 

Além do mais, com as inúmeras ferramentas digitais, incluindo as mídias e redes sociais, o consumidor consegue encontrar o produto muito mais facilmente.

Ou seja, mesmo em um cenário de crise, há oportunidades para empreendimentos novos e para a incorporação de inovações nas empresas, com foco para a transação comercial pela internet e pelo uso dos ambientes virtuais.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como aproveitar a quarentena para lançar um negócio online, além de apresentar as principais vantagens do comércio eletrônico nos dias de hoje.

Transformação digital e o crescimentos dos e-commerces

Atualmente, podemos encontrar praticamente tudo na internet. Basta digitar “capa de colete balistico”, por exemplo, para se deparar com inúmeros conteúdos sobre o produto, além de lojas especializadas na venda online do artigo.

Ou seja, com apenas poucos cliques e sem sair de casa, todo mundo pode encontrar uma grande diversidade de mercadorias, bem como contratar serviços, encontrar profissionais autônomos ou pesquisar mais a respeito de um assunto.

Nesse sentido, entre os pilares da transformação digital que atinge cada vez mais as empresas do mundo, a internet aparece como a grande protagonista das inovações, alterando o comportamento do consumidor, da indústria e do marketing.

Além de acompanhar as tendências do mercado e o novo comportamento do consumidor, há muitas outras vantagens em abrir um negócio online, tais como:

  • Grande alcance de usuários;
  • Sem restrição de limite geográfico;
  • Redução de custos e flexibilização do trabalho;
  • Evolução muito mais ágil da empresa.

Importante destacar que muitos empreendedores preferem abrir negócios online pela praticidade e pelo baixo custo de investimento. 

Afinal de contas, ao abrir uma empresa de confecção de uniformes com atendimento online, não é preciso gastar com estruturas para uma loja física, por exemplo.

Os custos com marketing digital também são relativamente mais baixos, em comparação com demais estratégias de divulgação e propaganda (televisão, jornais e revistas), além do grande poder de segmentação, sendo possível atingir as pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

O empreendedor digital também tem a oportunidade de fazer mais experimentações com o seu negócio, errando mais vezes, pois ele consegue se reerguer mais rápido.

Por isso, mesmo quem já tem um empreendimento consolidado, como serviços de ferramentaria, pode aproveitar a quarentena para inovar com trabalhos online, utilizando a internet para se manter mesmo em tempos de crise.

5 dicas para lançar um negócio online em tempos de quarentena

Em primeiro lugar, para abrir um empreendimento ou investir em inovação na sua empresa, seja ela de qualquer ramo, é preciso ter um projeto detalhado. 

Dessa forma, fica mais fácil verificar as condições do mercado, as perspectivas, o público-alvo, bem como os recursos financeiros disponíveis para empreender na internet.

Algumas opções para lançar o seu negócio online são:

1 – Ter um e-commerce

Os e-commerces, ou comércios eletrônicos, são os empreendimentos digitais mais conhecidos. De maneira geral, eles podem ser comparados com os modelos de comércio convencionais, mas ao invés de uma loja física, a empresa é online.

Inclusive, algumas empresas podem ter sede em um estabelecimento físico e, ao mesmo tempo, um e-commerce, como uma forma de ampliar as vendas. 

Por exemplo, uma loja de aluguel de cadeiras para eventos que também tem um site institucional, onde faz negociações direto com os clientes.

No e-commerce, o empreendedor precisa lidar diretamente com os fornecedores, administração de estoque e distribuição de mercadorias, concentrando toda a sua vitrine e comunicação em um canal de fácil gerenciamento.

A grande vantagem do e-commerce é o destaque, pois com uma loja online própria, o seu negócio pode obter mais vendas e mais reconhecimento no mercado.

Contudo, não basta somente investir na construção do site. É preciso lidar com o desenvolvimento de estratégias de marketing, como o Outbound e o Inbound marketing, além de redes sociais e outras campanhas de fidelização de clientes e conversão de leads (potenciais clientes).

2 – Cadastrar em um marketplace

Para quem deseja vender os produtos pela internet, mas não dispõe de muito recurso para investimento, bem como para criação e divulgação da marca, os marketplaces aparecem como uma alternativa viável.

Resumidamente, o marketplace é uma plataforma que concentra diferentes lojas dentro de um mesmo espaço. 

Assim, quando um usuário procurar por cerca concertina preço diferenciado, vai se deparar com inúmeras empresas que oferecem o produto, sendo possível comparar valores e qualidade da mercadoria.

A grande vantagem do marketplace é que a plataforma já conta com um grande tráfego de usuários e um público qualificado, além de oferecer várias ferramentas para promoção e divulgação de parceiros.

Em tempos de quarentena, os marketplaces podem ser boas soluções para lançar um negócio novo online. 

Assim, pessoas que aprenderam a fazer algo durante o isolamento, como trabalhos manuais e artesanatos, podem divulgar seus produtos por essas plataformas e, com isso, conseguir algum dinheiro.

3 – Fazer um canal de vídeo no YouTube

O YouTube é um  sites mais visitados da atualidade. Em média, mais de 400 horas de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto, com mais de um bilhão de horas assistidas todos os dias.

Não é por acaso que muitas empresas já investem em canais do YouTube para a divulgação de conteúdo, sendo possível oferecer materiais ricos ao público – algo fundamental para o marketing digital.

Para quem deseja lançar um negócio online durante a quarentena, mas não quer abrir um e-commerce ou um marketplace, a alternativa pode ser a criação de um canal no YouTube. 

Dessa forma, é possível vender só com a promoção de vídeos relevantes, que mostram mais sobre o seu produto ou serviço.

Por exemplo, uma empresa de suplementos alimentares pode usar o canal do YouTube para vender creatina monohidratada preço acessível, através da produção de vídeos que mostram as vantagens da substância e as indicações.

O YouTube também pode ser usado por empreendimentos que desejam aumentar as vendas online, especialmente no período de isolamento social.

4 – Criar infoprodutos

Ter um negócio online não significa necessariamente vender produtos físicos. A transformação digital da internet abriu espaço para os infoprodutos, isto é, informações digitais que podem ser comercializadas aos usuários.

Um grande exemplo são os cursos online, distribuídos por meio de webinários gravados, vídeos tutoriais ou aulas ao vivo, em plataformas de streaming. Além disso, os famosos e-books também podem ser vendidos pela internet.

Independentemente da categoria, é importante que o conteúdo seja interessante e útil ao público-alvo, para gerar interesse. Por exemplo, é possível disponibilizar um curso de programação específico para leitor de biometria, por um preço justo à audiência.

5 – Criar aplicativos e softwares

O meio digital é repleto de oportunidades para quem deseja abrir um negócio. Mesmo para quem não deseja comercializar um produto físico ou serviço, é possível vender aplicativos e softwares – aliás, é um mercado em alta, especialmente para os apps mobile.

Nesse sentido, é possível criar um software para bares e disponibilizá-lo na internet, por meio de plataformas como o Google Play, por exemplo.

Conclusão

O isolamento social resultante da pandemia do novo coronavírus modificou uma série de comportamentos sociais, influenciando diretamente na forma de comprar e vender, já que muitas empresas foram impedidas de funcionar durante a quarentena.

Mas apesar de um cenário de incertezas, o período também é bastante propício para o lançamento de negócios online, já que grande parte do consumo passou a ser feita pela internet e por aplicativos de delivery.

Sendo assim, com um planejamento adequado, é possível inovar, ou até mesmo criar um empreendimento novo, como uma forma de superar a crise de saúde e econômica que estamos passando.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior A importância da disciplina para o seu sucesso
Próximo Artigo Como automatizar suas vendas no facebook?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac