Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como criar conteúdos relevantes para suas redes sociais

Eduardo Larbac - 6 de julho de 2020

Como criar conteúdos relevantes para suas redes sociais Como criar conteúdos relevantes para suas redes sociais
As redes sociais tornaram-se muito populares, ainda mais com o crescimento cada vez mais rápido da internet. 

Hoje em dia, é difícil encontrar pessoas que não tenham um perfil ativo em, pelo menos, um dos principais canais de relacionamento online (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn).

De acordo com um estudo feito pela Cuponation, o número de usuários brasileiros nas redes sociais deve crescer mais de 20% até o final de 2023, com mais de 114,5 milhões de pessoas acessando serviços de relacionamento online.

Com isso, o Brasil ocuparia o quarto lugar no ranking entre os países que mais acessam as redes sociais, perdendo da China (799,6 milhões), Índia (447,9 milhões) e Estados Unidos (257,4 milhões).

Diante desse cenário, muitas empresas buscam investir em redes sociais como parte das estratégias de Marketing Digital, visto a potencialidade desses canais para divulgação de produtos e serviços, além da possibilidade de alcançar grandes públicos.

Atualmente, o Facebook é a plataforma mais usada pelas empresas brasileiras (98%), seguido do Instagram (27%). 

No entanto, não basta criar uma página ou um perfil corporativo para a sua loja; ao contrário, é preciso investir em estratégias para conquistar os usuários e alcançar o reconhecimento.

Em um ambiente onde há o bombardeio ininterrupto de informações, os negócios precisam se destacar com a oferta de conteúdo de qualidade nas redes sociais, como forma de gerar engajamento e, de fato, criar um canal de relacionamento com os clientes.

O artigo de hoje traz algumas dicas de como criar conteúdos relevantes para suas redes sociais e, assim, alcançar o sucesso com a sua estratégia de marketing.

O que é o Marketing de Conteúdo para redes sociais?

O marketing de conteúdo nas redes sociais vai além de criar posts frequentes para cada mídia. Em primeiro lugar, a estratégia não só cria materiais com base no nicho de mercado e padrões editoriais da empresa, mas considera as particularidades das plataformas. Afinal de contas, não adianta nada copiar e colar um post sobre descarte de lixo eletrônico publicado no Facebook para o perfil do Instagram. Além de cada uma das redes ter suas especificações, o consumo de conteúdo pelos usuários também é diferente.

Mas a geração de valor ainda é o principal objetivo do marketing de conteúdo para redes sociais e, por esse motivo, é importante conhecer o que o seu público deseja, quais suas necessidades e como oferecer soluções adequadas a audiência.

A seguir, separamos algumas dicas de desenvolvimento de conteúdo para redes sociais.

Identifique o buyer persona

O buyer persona, ou simplesmente persona, é uma representação semi fictícia do cliente ideal, com base nas características do público-alvo. Ou seja, através de uma pesquisa de mercado, é possível levantar alguns dados sobre os seus seguidores, tais como:

  • Faixa etária;
  • Estado civil;
  • Gênero;
  • Localidade;
  • Preferências;
  • Hobbies;
  • Entre outros.

A partir dessas informações, constrói-se a persona, um perfil de consumidor que irá ajudar a orientar o tipo de conteúdo criado para as redes sociais. 

Assim, se a sua empresa é especializada em segurança para eventos, os materiais criados podem responder às dúvidas dos clientes, aumentando o engajamento e a interação.

Desse modo, os conteúdos respondem às principais necessidades dos leitores, em uma estratégia altamente direcionada e assertiva.

As próprias redes sociais contam com relatórios detalhados a respeito do público-alvo. Por isso, um dos trunfos do marketing de conteúdo para esses canais é justamente o alto poder de segmentação da audiência.

Mantenha uma comunicação aberta

Mais do que um espaço para compartilhar conteúdo, as redes sociais também são usadas como canais de comunicação do cliente com a empresa.

Não é incomum receber mensagens de consumidores interessados em saber o preço de suprimentos para impressora, ou demais informações sobre produtos e serviços. 

Aliás, muitas pessoas preferem entrar em contato pelas redes sociais, ao invés dos tradicionais SAC (Serviços de Atendimento ao Consumidor) por telefone.

Por isso, é importante manter uma comunicação aberta e transparente com o seu público – o que vale não somente para as mensagens, mas também para possíveis comentários em suas publicações.

Diversifique os formatos

Apesar de cada rede social ter a sua singularidade, algumas delas, como o Facebook e o Instagram, permitem a diversificação de formatos. 

Ou seja, a empresa pode investir na produção de um vídeo que trata sobre o descarte de resíduos e não somente na produção de um artigo.

A variedade de materiais é uma maneira de atrair a atenção dos seguidores e melhorar o engajamento, ainda mais quando o conteúdo tratado é produzido com ativos de marketing (infográficos, games, vídeos, entre outros).

Mas, como produzir conteúdo para cada uma das redes sociais?

Antes de tudo, é importante deixar claro que nem sempre a sua empresa precisa investir em todas as redes sociais. Por exemplo, um empreendimento que oferece transportador de correia pode ter melhor resultado no LinkedIn, do que no Instagram.

A escolha das redes sociais onde sua marca estará presente vai afetar diretamente a estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, é fundamental saber quais canais são usados pela sua buyer persona, além de verificar as características da plataforma.

Abaixo, selecionamos as principais redes sociais usadas no Brasil e algumas dicas de como produzir conteúdos para cada uma delas. Confira!

Facebook

O Facebook é com certeza a rede social mais popular de todo o mundo. O canal dispensa apresentações e, atualmente, tem mais de 127 milhões de usuários mensais só no Brasil. A produção de conteúdo para o Facebook não é tão complicada, visto que a rede conta com um incrível suporte de múltiplos formatos, desde o compartilhamento de URLs, até a criação de conteúdos interativos, como games, imagens em 360o, entre outros.

No entanto, mesmo com essa praticidade, é necessário articular a produção de conteúdo de forma estratégica, adequando os materiais à persona e respondendo aos reais interesses do público.

Algumas dicas para produção de conteúdo no Facebook são:

  • Otimize os links de compartilhamento;
  • Utilize os recursos de engajamento da rede;
  • Atente-se às políticas de publicação;
  • Fique por dentro das discussões em alta.

Vale dizer que o Facebook é uma rede muito dinâmica e, por isso, precisa ser atualizada constantemente. 

Assim, mesmo que a empresa já tenha compartilhado um artigo sobre sistema de exaustão, vale a pena tratar do assunto novamente em outro dia, em um outro formato, como um vídeo ou imagem.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a plataforma tem um forte apelo visual, por trabalhar principalmente com fotos e vídeos.

Além disso, o Instagram também possui muitos outros recursos, como o Stories, que aproximam a sua marca das pessoas, ao compartilhar conteúdo humanizado e com o mínimo de edições.

Também é possível incitar o engajamento, com perguntas no próprio stories sobre a opinião dos seguidores, por exemplo. Ou seja, são várias opções de criação de conteúdo no Instagram, que permitem a aproximação da empresa com seus clientes.

O IGTV, outro recurso da rede, permite o compartilhamento de vídeos com mais de um minuto de duração. Assim, o seu negócio pode mostrar como funciona o sistema para restaurante em um material audiovisual, que é extremamente atrativo.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social corporativa, focada na construção de network e oferecendo oportunidades de emprego, parcerias e troca de experiências profissionais. 

Por esse motivo, o conteúdo produzido na plataforma tende a ser mais formal e sério, mas isso não é uma regra.

Um dos conteúdos que mais gera engajamento no LinkedIn é a respeito de dados e insights de grandes nomes do mercado. Por exemplo, uma nova tecnologia de software de gestão empresarial, ou uma pesquisa recente sobre hábitos dos consumidores.

Mas, a sua empresa também pode investir em anúncios patrocinados, publicação de vagas, bem como outras curiosidades que interessam à persona.

YouTube

O YouTube é a rede social de vídeos mais usada em todo o mundo. Apesar de não ser diretamente um canal de relacionamento, como o Facebook, a plataforma é muito vantajosa para empresas que desejam produzir conteúdos em audiovisual.

Além disso, devido ao grande número de usuários, muitos negócios investem em anúncios patrocinados e marketing de influência, fechando parcerias com os famosos youtubers, que podem influenciar na decisão de compra.

Conclusão

O avanço das redes sociais é notável. Hoje em dia, não dá mais para pensar em uma estratégia de marketing digital sem levar em consideração esses canais, que funcionam como plataformas de comunicação entre empresa e cliente, além de serem responsáveis pelo engajamento do público-alvo.

No entanto, é preciso pensar em um planejamento estratégico para essas mídias, em conjunto com o marketing de conteúdo, para oferecer materiais relevantes e que sejam atrativos para as personas.

Desse modo, é possível não só melhorar as vendas, mas construir autoridade no mercado e se destacar no ambiente online, que está cada vez mais concorrido e exigente.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior SEO para E-commerce: como aumentar suas vendas?
Próximo Artigo Como ganhar dinheiro com o Instagram?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac