Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Dicas de marketing digital para o sucesso do marketing on-line

Eduardo Larbac - 18 de março de 2020

Dicas de marketing digital para o sucesso do marketing on-line Dicas de marketing digital para o sucesso do marketing on-line

Nenhuma marca, empresa ou empresário qualquer pode ignorar a importância do marketing digital para que um negócio prospere nos dias atuais.

Inclusive, uma das principais razões para isso é a seguinte: qualquer segmento ou nicho de mercado pode ser beneficiado pelas estratégias de marketing on-line, independentemente do tipo de solução prestada.

De fato, o marketing offline, que é aquele que ocorre fora da internet (seja o impresso ou o midiático da televisão e do rádio), já podia atender praticamente qualquer segmento do mercado, nem que fosse com revistas especializadas.

Também assim, a publicidade on-line é apenas o meio pelo qual uma marca se comunica com o seu público, quer se trate de um grupo mais restrito e específico, quer de um geral, como no caso de produtos populares de grande consumo.

Contudo, essa falsa semelhança não pode levar a confusões. O marketing digital tem alguns conceitos básicos e distintos que precisam sempre ser levados em conta, sob o risco de ele não trazer os resultados tão almejados por quem o pratica.

Além desses conceitos próprios, que podem envolver desde o método inbound ou outbound, passando pela persona do público até as Gerações Y e Z, este artigo também irá abordar dicas práticas sobre as principais estratégias de marketing on-line.

Realmente, o foco não é ficar apenas na teoria, mas sim em aprender a atuar na área da produção de conteúdo (marketing de conteúdo), das redes sociais e até dos grandes motores de busca, como são o Google, o Bing e o Yahoo.

Portanto, se você precisa ficar por dentro dessas questões essenciais a um mercado cada vez mais saturado, competitivo e desafiador, siga conosco até o fim da leitura.

Inbound marketing e as Gerações Y e Z

Antigamente as empresas já precisavam conhecer bem sua persona de público para conseguirem se comunicar com o seu alvo de maneira eficiente e assertiva.

Hoje, contudo, há uma novidade aí: isso significa compreender as motivações e hábitos de grupos sociais chamados Geração Y e Z, que são os nascidos da década de 1980 até a virada do milênio, e os nascidos do ano 2000 para cá, respectivamente.

Atualmente se a empresa lida com fisioterapia para animais, ela precisa saber que o público mais jovem tem toda uma linguagem própria, preocupações ambientais e posturas diferentes das que eram nutridas pelas gerações anteriores.

Se isso some do horizonte ou do radar do marketing de uma marca, ela certamente acabará se tornando antiquada e perderá seu poder de comunicação. Com isso, perderá também o seu poder de engajamento.

Outro dado essencial das gerações mais novas, que impacta diretamente no marketing e na relação das marcas com o seu público, é o acesso à informação e ao conhecimento, que cresceu muito nos últimos anos.

Ou seja, o advento da internet, dos smartphones, das smart TVs e das redes sociais impactaram diretamente no modo como essas pessoas absorvem conteúdos e orientações gerais, inclusive na hora de consumir bens e serviços.

Aí é que surge o supracitado inbound marketing, que visa a tornar qualquer tema corporativo mais palatável e mais acessível ao seu público, estabelecendo uma relação de engajamento e de médio e longo prazo com os visitantes.

Se a empresa precisa de público na área de licença prévia Cetesb, ela pode desenvolver conteúdos gratuitos e de qualidade como modo de educar o público sobre os detalhes desse setor de licenças ambientais.

Segundo as estratégias de funil de vendas e jornada da compra, que no marketing digital podem ser incrivelmente automatizadas, a marca consegue fazer com que esses leads interessados se tornem prospects e enfim clientes fidelizados.

Essa é a dinâmica do marketing digital na atualidade, por isso uma dica essencial nessa área é conhecer bem esses conceitos antes de aplicar qualquer estratégia prática.

A essência da publicidade sempre foi e será a mesma, contudo os modos de atingir esses objetivos podem variar, e de fato variaram bastante nas últimas décadas.

Por dentro do marketing de conteúdo

Do inglês content marketing, o marketing de conteúdo é provavelmente a mudança mais radical que o mundo publicitário e comercial sofreu recentemente. Visto pela ótica antiga, ele pode parecer uma ilusão ou uma utopia; mas não é.

Se a empresa trabalha com buffet para bodas, é uma tentação imaginar que apenas panfletagem, locutores de loja e promoções arrasadoras poderiam chamar a atenção da clientela.

Mas a verdade é que, se bem administrado, o marketing de conteúdo logo se mostra um poderoso aliado na captação e conversão de leads. 

Além de ser muito mais eficiente em fidelizar o comprador e transformá-lo em um fã e defensor da marca.

Daí o marketing de conteúdo se torna uma das principais dicas para o sucesso do marketing on-line. Seus meios de ação consagrados são os seguintes:
  • Desenvolvimento de blogs;
  • Criação de vlogs informativos;
  • Disparos de e-mail marketing;
  • Atuação nas redes sociais;
  • Criação de e-books, infográficos, entre outros.
Realmente a universalidade do marketing de conteúdo é uma de suas maiores vantagens, já que ele pode dividir espaço com estratégias que nem sempre se utilizam dessa metodologia.

Inclusive, setores como o de um consultor ambiental podem implementar um processo evolutivo, conciliando metodologias diferentes até atingir um estágio mais seguro e eficiente, no qual o médio e longo prazo façam mais sentido.

O modo mais prático e imediato de iniciar o content marketing na sua marca é por meio de um blog. 

Todo empresário domina seu próprio segmento, e mesmo que precise da ajuda técnica de um redator ou revisor, pode começar a publicar a qualquer momento.

Também assim, os artigos e posts de blogs podem se transformar em scripts para vlogs ou base para e-mails, e-books e demais tipos de marketing de conteúdo.

O Brasil e o poder das redes sociais

Se uma dica valiosa do marketing de conteúdo é aproveitar os materiais desenvolvidos em blogs para avançar para outras plataformas, uma das principais delas é a das redes sociais, que são fundamentais no cenário atual.

Ali o marketing digital faz ainda mais sentido, pois se trata de uma vitrine que funciona 24 horas por dia e que impacta grupos cada vez maiores da sociedade. 

As propagandas podem ir desde produtos como fast food e roupas até oftalmologista de cães.

De fato, pesquisas de várias empresas demonstram que o Brasil sempre aparece entre os primeiros países na lista de povos que mais tempo passam nas mídias sociais.

Do que vimos acima também ficou claro que o marketing digital pode, em si mesmo, tirar benefício tanto do inbound quanto do outbound marketing. Nas redes sociais é possível impulsionar um conteúdo, o que equivale à propaganda paga.

Realmente, a mesma clínica veterinária pode fazer anúncios para um serviço (como o de oftalmologia), e conteúdos de inbound para outros, como ortopedista para gatos.

As próprias redes sociais comportam os dois formatos, bastando para isso a empresa fazer um post com link orgânico para seu blog, no caso do inbound; ou fazer uma postagem com anúncio, para que ela apareça no feed de notícias de milhares de usuários.

Essa variedade de métodos que podem ser aplicados torna as redes sociais, e o próprio marketing digital, ainda mais interessante e indispensável.

Posicionamento nos motores de busca

Também não é possível falar em dicas de marketing digital para o sucesso das estratégias on-line sem mencionar os motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Também esses buscadores se tornaram uma das maiores vitrines da atualidade, já que as pessoas têm cada vez mais o hábito de tudo pesquisar neles, desde pautas técnicas como remediação do solo até trabalhos escolares.

Também aqui o inbound e o outbound dividem espaço. No primeiro caso, trata-se do famoso SEO, Search Engine Optimization, que em tradução direta é a Otimização para os Motores de Busca.

Na prática, cada página de um site precisa cumprir os parâmetros ou exigências dos buscadores para poder ser bem ranqueada neles. Esses algoritmos giram em torno da originalidade e da relevância do conteúdo.

Já os links patrocinados são as estratégias de tipo outbound, que posicionam as páginas com destaque, e espalham banners das marcas por vários sites da internet. Com isso, ao pesquisar clínicas veterinárias em Campinas, a empresa também ganha relevo.

Deste modo fica claro como o marketing de conteúdo, as redes sociais e os motores de busca estão entre as estratégias mais relevantes da atualidade no universo do marketing digital.

E como as dicas aqui referidas são importantes para o sucesso do marketing on-line de qualquer marca ou empresa, independentemente do segmento.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Você sabe o que é Neuromarketing?
Próximo Artigo 6 dicas de marketing digital para iniciantes

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac