Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Faça um plano de ação para gerar mais leads

Eduardo Larbac - 9 de julho de 2019

Faça um plano de ação para gerar mais leads Faça um plano de ação para gerar mais leads
Marketing digital são ações de comunicação em que as empresas utilizam a internet e demais meios digitais para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes através do gerenciamento de relacionamento com os clientes.

Embora a definição de marketing digital seja simples, aplicá-la é é mais complexo do que parece e gerar negócios on-line está muito além de ter um site ou uma fanpage para se comunicar com o público.

Para que ela tenha de fato efetividade, é preciso reconhecer dois pontos: quais leads se quer atrair e como atraí-los.

O que são leads?

No marketing digital, leads são potenciais clientes às empresas, ou seja, qualquer pessoa que demonstre interesse em consumir um produto ou serviço.

Esse interesse costuma ser demonstrado através da interação frequente em mídias sociais, ou pelo preenchimento de dados em formulários, por exemplo. Assim, a equipe de marketing e vendas se unem para realizar a conversão desse lead.

Entretanto, convertê-lo não é tão  simples assim. Pelo contrário, o assunto ‘nutrição de leads’ é um dos mais debatidos pelas equipes de marketing das empresas e qualquer busca no Google prova a relevância do tema, com inúmeros conteúdos voltados a ele.

Sabendo que para envolver um lead é necessário ofertá-lo algo que seja relevante a ele baseando em dados obtidos e observando seu comportamento, confira agora algumas das ações que são excelentes para gerar mais leads!

Disponibilize conteúdos relevantes

Como o próprio nome dá a entender, essa estratégia é fundamentada em munir o público com materiais valiosos a ele. Porém para tal, é necessário conhecê-lo com profundidade, afinal, tudo está pautado em elevar seu interesse.

O conteúdo, além de instigá-lo a uma compra, é capaz de fortalecer a relação e a visão que os leads possuem da marca. Para isso, os canais a serem utilizados são:

  • Blog;
  • E-mail Mkt;
  • Mídias sociais;
  • Mídias pagas;
  • SEO.

Use os canais ‘reclame aqui’ em sua vantagem

O reclame aqui costuma ser desprezado pelas empresas, acreditando que os comentários lá presentes não irão significar nada a longo prazo, mas não é verdade.

Todo usuário de internet (não precisa nem ser um experto no assunto) ao procurar por um serviço ou produto que uma empresa oferece, joga o nome dela no Google a fim de saber mais sobre ela e pasme: o reclame aqui é determinante.

O reclame aqui nada mais é que a reputação de uma empresa em um canal com longo alcance, a internet. Ou seja, a imagem pode correr perigo, caso não seja cuidada.

Existem empresas, como a Doutores da Web que, com o Doutores da Web reclame aqui, dispõe de um canal para obter contato direto com seus consumidores, medindo seu nível de satisfação.

O Doutores da Web reclame aqui em específico tem um feito no mínimo curioso: a Doutores da Web em seus mais de 10 anos de história possui mais de 2 mil clientes que utilizaram a metodologia MPI em seus negócios:

O Doutores da Web reclame aqui possui apenas uma reclamação. 

Resumindo, é justamente para isso que canais parecidos com o Doutores da Web reclame aqui são úteis: o lead vê a reputação da empresa, a julga positivamente e decide consumir seu serviço.

Não esqueça do Inbound

O inbound marketing faz os leads virem até uma empresa sem ela sequer chamar por eles. Parece mágica, sonho ou algo do tipo? Você verá que não.

Chamado de marketing de atração, ele trabalhar a partir da ideia de oferecer material valioso a um público específico, para se dirigir ao lead diretamente, assim conquistando seu apreço e seus objetivos são:

  • Atrair: fase inicial voltada à conquista de visitantes regulares e relevantes para a empresa – Blog, SEO, Mídias sociais são ferramentas usadas neste processo de atração;

  • Converter: momento de transformar o ainda visitante em lead (potencial consumidor) – botões CTA, landing pages, e-mail e materiais são usados aqui;

  • Vender: hora de transformar o lead em comprador, momento de efetuar uma abordagem mais direta, mostrando a ele as vantagens da compra;

  • Encantar: somente a venda não basta! O grande objetivo da maioria das empresas hoje é encantar seus clientes e isso inclui oferecer uma jornada apoiada em sucesso do cliente, pós venda e materiais informativos como newsletter e e-books.

Nem todos os leads são qualificados, ou seja, não é qualquer um que possui poder de compra e tem o perfil de cliente ideal. Contudo, para ter certeza é preciso nutri-lo, guiando às etapas do funil de vendas.

De qualquer forma, a geração de leads é fundamental para uma empresa presente no ambiente digital.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays 

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior 3 Passos para atrair mais clientes
Próximo Artigo Como desenvolver um funil de vendas para sua empresa

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac