Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

A importância dos mini sites para afiliados

Eduardo Larbac - 19 de setembro de 2019

A importância dos mini sites para afiliados A importância dos mini sites para afiliados
A criação de um mini site pode ser bastante proveitosa para afiliados, pois as plataformas são fáceis de construir, possibilitam o aumento da lucratividade do negócio e não necessitam de atualizações.

O mini site é um site com duas ou três páginas apenas, projetado para tarefas específicas, como vender alguma coisa, obter uma assinatura ou aumentar a renda como afiliado para outros empreendimentos.

Os mini sites oferecem uma série de vantagens e demandam uma estrutura básica para o seu funcionamento e efetividade. Contudo, antes de abordar o assunto é válido ressaltar a importância do Marketing de Afiliados na atualidade.

O que é o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados consiste em um processo em que é repassada uma comissão ao profissional que promove produtos de outras pessoas ou empresas. Geralmente, os afiliados encontram produtos ou serviços que gostam e começam a promovê-lo para as pessoas, ganhando uma parte da renda a cada venda realizada.

Trata-se de uma forma que as empresas, principalmente as que produzem infoprodutos, como cursos online ou livros digitais, espalharem as criações. Assim, os produtores podem disseminar os materiais de uma maneira mais diversificada.

Para compreender melhor o funcionamento do Marketing de Afiliados, é preciso considerar as quatro partes envolvidas.

O comerciante

O comerciante é quem cria o produto, e pode tanto ser uma empresa de buffet festa infantil, por exemplo, quanto um trabalho individual. Pode-se dizer que qualquer empreendimento pode estar por trás de um sistema de Marketing de Afiliados. Contudo, eles não se envolvem ativamente com as vendas, apenas possuem um produto ou serviço disponível para a venda.

O afiliado

O afiliado, também pode ser conhecido como produtor de conteúdo, influenciador ou profissional de marketing. Ele tem capacidade para alcançar indivíduos e até empresas ou comunidades inteiras. Sua função é a promoção do marketing do produto, que pode ser um bolo de pote prestigio, por exemplo.

O afiliado irá promover um ou mais produtos, tentando convencer os consumidores sobre o potencial da marca e influenciar visando a compra. Isso pode ser feito por meio de um review, contando todas as qualidades do bolo. 

Com relação às principais formas de monetizar a produção de conteúdos no Marketing de Afiliados, estão:
  • Custo por Clique, com remuneração à partir do clique em anúncios;
  • Custo por Ação, com um cadastro no site, por exemplo;
  • Custo por Mil Impressões, para banners de publicidade;
  • Custo por Venda de produto ou serviço online;
  • Custo por Lead Válida, quando usuários se tornam potenciais clientes.

O consumidor

Os consumidores movem o sistema, já que sem vendas não há nenhuma comissão que impulsione o Marketing de Afiliados. O ideal é que o afiliado utilize os canais mais adequados para atingir os consumidores, que podem ser redes sociais, anúncios digitais, ou conteúdos em blogs.

Outra decisão do afiliado que diz respeito aos consumidores está relacionada à divulgação do incentivo financeiro que ele recebe. Em outras palavras, há casos em que os consumidores sabem exatamente que o conteúdo promovendo o aluguel de tenda para festa, por exemplo, faz parte de um sistema de Marketing de Afiliados, e em outros, não.

A rede

Algumas definições de Marketing de Afiliados não chega a considerar essa parte do processo. Entretanto, a rede é um intermediário entre afiliado e comerciante, que controla o pagamento e a entrega do produto. 

Muitas vezes para promover uma empresa de segurança para eventos, o afiliado precisa passar por ela, que serve de base de dados para a escolha dos produtos que se deseja promover.

Benefícios do Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados representa benefícios para a empresa que vende o produto ou serviço e também para o produtor de conteúdo ou influenciador digital que, ao atuar como afiliado, tem a possibilidade de monetizar o seu trabalho.

Trata-se de um modelo com grande potencial para promover as vendas, porque não se trata de um tipo de propaganda invasiva. 

As publicações mostrando como funciona e quais as vantagens de contratar um buffet para 150 pessoas, entre outros serviços ou produtos, são relevantes para o público que acompanha o produtor de conteúdos. Por isso, não costuma haver resistência da audiência em relação aos artigos. Aos que se interessam em aderir à redes de afiliados, outra vantagem é o fato de que isso não tem custo. Por isso muitas pessoas estão aderindo a esse tipo de negócio, mesmo com outros trabalhos paralelos.

O Marketing de Afiliados pode ser incorporado a praticamente qualquer plataforma digital e por isso os influenciadores utilizam sites ou blogs, redes sociais ou Email Marketing, principalmente.

O que são mini sites e quais os benefícios de ter um?

Os mini sites são endereços eletrônicos que contam com poucas páginas, e são criados com o objetivo pontual de tirar dúvidas e realizar a venda de determinados produtos ou serviços. 

A apresentação da página é focada em promover um estúdio de ensaio, por exemplo, listando a solução e todas as vantagens que o aluguel do espaço pode proporcionar.

Contudo, o material não tem um tom didático, como acontece nos blogs ou nas redes sociais. Nos mini sites, o afiliado descreve o produto ou serviço com enfoque na venda, principalmente com estratégias de copywriting. Assim, o conteúdo chama a atenção, desperta o interesse e gera o desejo nos consumidores, impulsionando as vendas.

Não são encontradas sequências de postagens no mini site. Ao invés disso, cada página deve abordar um produto diferente, apresentando também informações para contato e política de privacidade.

Com relação às principais vantagens que os mini sites oferecem para os afiliados, é válido ressaltar que:
  • O afiliado não precisa se mostrar para o público;
  • Não é necessária atualização frequente;
  • Otimização com técnicas SEO, impulsionam o tráfego;
  • Há possibilidade de criar diversos mini sites em diferentes nichos;
  • Possibilidade de fonte de renda passiva.
‘ Basta imaginar a seguinte situação: um afiliado vendendo brindes para sipat pode criar um mini site e investir em otimização para deixá-lo entre as primeiras páginas nos buscadores; então, quando são realizadas as contratações por meio do mini site, o afiliado recebe a sua comissão.

Por isso pode-se dizer que as vendas ocorrem quase no “piloto automático”, já que o afiliado deixa a estrutura pronta mas não precisa ficar acompanhando a estratégia. Por isso, profissionais que apostam na criação de mini sites para o Marketing de Afiliados podem aumentar muito a sua rentabilidade.

Estrutura básica para um bom mini site

Os mini sites são muito mais simples do que os sites ou os blogs. Eles contam com uma página principal ou carta de vendas, contato, uma descrição sobre o site e informações sobre a política de privacidade.

Página principal ou carta de vendas

A página principal é o espaço onde o afiliado irá apontar os problemas e necessidades que o público interessado no aluguel de tenda para casamento, para exemplificar, pode estar enfrentando. Depois, o ideal é que ele apresente a contratação do aluguel como uma solução, informando as suas principais características e benefícios. 

Vídeos ou depoimentos com outros clientes podem ajudar na promoção do serviço. Até porque a intenção na página principal é utilizar um texto persuasivo para convencer o cliente. Gatilhos mentais também ajudam nessa etapa.

Contato

O contato é importante porque não são raras as vezes em que a audiência têm alguma dúvida, e os esclarecimentos são bastante úteis para a jornada de compra, dando um incentivo para as decisões dos clientes.

Sobre

A página “sobre” é fundamental nos mini sites, para informar ao público sobre do que se trata o endereço, e qual é o seu objetivo.

Política de Privacidade

Conferindo um aspecto mais profissional ao mini site, a página com políticas de privacidade passa confiança e credibilidade. Ela informa ao leitor o que é feito com os dados que cada um dos visitantes deixa nas páginas.

Ao final, é possível compreender porque os mini sites são tão importantes para os profissionais que trabalham com o Marketing de Afiliados. Eles facilitam a promoção de produtos ou serviços, independente do segmento ou da empresa produtora, e são uma boa oportunidade de gerar renda de forma passiva.

Os mini sites muitas vezes dispensam conhecimentos em programação, a compra de softwares caros ou taxas repassadas a webmasters. Com alguma disponibilidade para buscar o informações na internet, é possível configurá-los, montando um mini site completo em pouco tempo.

Por isso, trata-se de um tipo de plataforma que está se multiplicando na internet. Desta forma, os mini sites contribuem também para popularizar esse tipo de marketing, que não é vantajoso apenas para as empresas, mas também para afiliados e até consumidores. 

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Gestão de estoque: saiba como tornar seu negócio mais eficiente
Próximo Artigo Como o Marketing de Conteúdo pode auxiliar no crescimento da sua empresa

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac