Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Unfollow: dicas para utilizar corretamente a estratégia

Jayane Guia de Investimento - 18 de fevereiro de 2022

As redes sociais são excelentes maneiras de popularizar sua empresa e fazer com que seu trabalho ganhe mais espaço, pois é uma estratégia que vem sendo muito utilizada e que pode fazer total diferença em como você gerencia e utiliza corretamente o unfollow. As pessoas passam muito tempo do seu dia nas redes sociais, e embora muitos saibam o que esse termo significa, isso não reflete para as empresas, afinal, é necessário aplicar de forma correta os métodos de negócios nos dias de hoje para que elas sejam eficientes. Isso significa que, apesar de serem populares, estratégias que usam as redes sociais como meio de propagação de ideias são cada vez mais usadas e, mesmo uma empresa de impermeabilização precisa saber a melhor forma de utilizar o unfollow na prática. Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar tal conceito de forma que explique para você, leitor, sobre as vantagens e benefícios de entender melhor o assunto, assim como o impacto que pode causar nos negócios, assim como técnicas e métodos de aplicação. De forma simples, o unfollow é uma palavra em inglês que significa “não seguir”. Em redes como o Instagram e o Twitter, seguir alguém significa que você está interessado no conteúdo postado por determinada página ou perfil. Ou seja, uma empresa de consultoria ambiental desenvolve postagens, fotos e traz informações relevantes para você. Portanto, quando ela postar algo, automaticamente a publicação irá aparecer na sua página principal, o feed de notícias. Dependendo da quantidade de interesse do pessoal, é possível personalizar essa funcionalidade para receber notificações quando a página compartilhar algo e até mesmo priorizar esse conteúdo na frente de outros. Porém, quando alguém dá unfollow em sua página, isso significa que pode não estar interessado em suas publicações, ou que sua empresa expressou uma opinião diferente da que concorda quando o assunto é acompanhamento de obras. Os motivos podem variar e parte do trabalho de uma empresa é entender tais motivos e conseguir fortalecer seu conteúdo e a forma como interage com seus seguidores, evitando que isso aconteça e que seja possível a consolidação de uma comunidade forte. Dessa forma, os tópicos a seguir irão abordar o impacto que isso pode causar em seu negócio e, logo após, algumas dicas de como aproveitar essa situação de maneira positiva e funcional, mostrando que seu trabalho com armazém geral tem muito a agregar.

O impacto do unfollow em seus negócios

Querendo ou não, as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento e se tornaram, também, uma poderosa ferramenta de negócios. Através delas é possível moldar opiniões, gerar leads e aumentar tanto o alcance quanto o engajamento da marca. Esses critérios são essenciais para qualquer marca que deseja expandir o seu negócio na internet, deixando de ser apenas mais uma no meio e se tornando autoridade, tendo relevância e, acima de tudo, sendo reconhecida pelos clientes no mercado em que atua. Pense, por exemplo, que o usuário siga uma página de uma empresa que fala sobre Instalação de câmeras.  Uma das formas mais poderosas de marketing é utilizar dos stories e das postagens para fazer com que os usuários continuem te achando produtivo em sua vida de alguma maneira. Caso o mesmo não goste de algo, ele irá no perfil da página e deixará de seguir, ou seja, dará unfollow. A partir desse momento, o mesmo não receberá mais nenhuma atualização da página, embora isso não signifique que a mesma foi bloqueada. Pensando nisso, essas estratégias que visam a criação de conteúdo devem ter muito cuidado e planejamento, desde o sistema comercial que utilizam até a forma como o conteúdo é criado.  Os usuários podem deixar de ser a página por diversos motivos, como:
  • Acreditam que a empresa deixou de ser criativa;
  • Os produto ou serviços não chamam mais atenção;
  • A comunicação da empresa deixou de ser efetiva;
  • A empresa se posicionou diferente sobre determinado assunto;
  • A gestão e o método de criação de conteúdo mudaram;
  • Conteúdo deixou de ser relevante.
Devemos também destacar que quando a pessoa bloqueia a página ou perfil, isso reflete diretamente em como se enxerga as postagens do outro. Uma pessoa bloqueada não consegue acessar informação nenhuma da outra. Já quando não está seguindo, apenas não recebe novas atualizações. Isso significa que sua empresa de prova de carga, somente se fizer algo muito ruim será bloqueado pelos usuários, precisando rever todas as suas estratégias que envolvem redes sociais.

Como o unfollow pode ajudar a empresa

Assim como o mundo inteiro possui diversas informações sobre como fazer algo, nesses casos o unfollow pode indicar algumas atitudes erradas que a empresa está tomando, sendo como um termômetro e balança de que algo precisa mudar dentro dela. Claro, sempre existirão unfollows, é normal. O problema é quando eles aparecem em grande escala, mostrando um alerta para os especialistas de marketing e vendas da empresa, podendo diminuir o lucro da organização e prejudicar até mesmo o planejamento de implantação de servidores melhores em seu negócio. Confira alguns exemplos do que foi mencionado acima.
  1. Utilize ferramentas de insight

As próprias redes sociais oferecem diversas ferramentas de insight que ajudam muito em diversos aspectos do perfil ou página na qual está sendo utilizada.  Ele mostra a quantidade de novos seguidores, quantos deram unfollow, engajamento dos usuários, compartilhamentos, curtidas, entre diversas outras métricas. Porém, quando o número de pessoas que deixou de seguir a página é muito maior do que o número de pessoas novas que estão seguindo, é um momento para se preocupar e tentar entender qual o motivo por trás disso. Diversos gráficos permitem fazer esse comparativo e melhor interpretar o real motivo dos usuários desistirem da página.  Também é importante entender se esses motivos são externos ou diretamente culpa da empresa. Em outras palavras, é uma importante ferramenta para tomada de decisões.
  1. Use a tecnologia a seu favor

Estamos na era da tecnologia, então nada mais justo do que a utilizar em prol do seu negócio. E, quando pensamos nisso, existem diversos softwares que podem ser essenciais para que a sua página ou perfil nas redes bombe e ela ganhe mais visibilidade. Na internet, ao seu procurar um pouco, existem alguns programas que também servem como ferramenta de insights e que podem te ajudar e alertar referente aos unfollows que aconteceram no Instagram e em outras redes sociais. Vale lembrar que mais de um ponto de vista e programa que te ajude a qualificar melhor essas métricas e entender onde a sua empresa está errando, pode ser o pontapé que precisa para que ela deixe de perder leads e invista no que eles realmente querem ver.
  1. Entenda o que o cliente quer

Muitas empresas começam a perder seguidores por simplesmente não desenvolver um bom relacionamento com eles e não saber exatamente o que eles buscam em sua página, fazendo com que chegue em diversas análises que não condizem com a realidade do negócio. Isso significa que diversas pesquisas podem ser feitas para que sua empresa não só trace o perfil de um cliente, mas que invista em personas que reflitam seus ideais e a sua personalidade, ficando mais simples de entender o que ele busca, o que o diverte e o que agrega valor para ele. Quando se compreende o que a persona dos clientes busca, sua criação de conteúdo, as temáticas envolvidas, o modo como é passado para eles e até mesmo o modelo de marketing podem ser bem diferentes do que a empresa está habituada e acostumada. Não tenha medo de fazer pesquisas de satisfação ou perguntar avidamente aos seus usuários e leads qual tipo de conteúdo eles querem ver pelas redes sociais.  Isso ajuda não só a sua empresa, como passa o conceito de que, para sua marca subir, o usuário também faz parte dela.

Considerações Finais

O texto de hoje mostrou como as redes sociais são vitais para a expansão de uma empresa e como elas acabam ajudando e muito a moldar a opinião de usuários e possíveis clientes, embora seja completamente impossível abaixar a taxa de unfollows para 0. Leia atentamente a parte onde foi descrito os impactos e alguns dos motivos que fazem com que os leads deixem de seguir a página, utilizando as orientações destacadas como uma fonte de estudos, buscando sempre melhorar a qualidade da sua marca como um todo. Agora que já compreendeu a importância do assunto, busque também novas fontes e adapte o conteúdo e as lições dadas a realidade do seu negócio, inserindo a sua essência no processo e atraindo mais leads, além de manter e fidelizar aqueles que já gostam do seu trabalho. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.  

Tags | dicas, redes sociais, unfollow
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

planejamento de marketing Sem categoria

Veja como elaborar o seu Planejamento de Marketing

25 de novembro de 2022
Sem categoria

Como ganhar dinheiro com o Instagram

31 de janeiro de 2022
Sem categoria

Como buscar e aplicar as melhores estratégias de marketing em seu negócio

24 de fevereiro de 2022
Sem categoria

Empreendedorismo digital: 5 benefícios da estratégia

14 de fevereiro de 2022

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Quais as mudanças que o ano de 2022 trará para o marketing
Próximo Artigo Marketing digital: benefícios para o seu negócio

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio



Receba Novidades

Curso de Locução

Curso de Locução

Curso de Locução

Saiba mais

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • Como conquistar visitantes de forma orgânica?

  • Atualizações do Google: Helpful Content, o que preciso saber?

  • Como a Inteligência Artificial pode ajudar nas estratégias de busca?

  • Trabalha com Marketing? Fique atento a esses tópicos em 2023

  • Tudo o que você precisa saber para fazer um Copywriting perfeito

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac