Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Saiba como aplicar o storytelling para aumentar suas vendas

Eduardo Larbac - 23 de julho de 2019

Saiba como aplicar o storytelling para aumentar suas vendas Saiba como aplicar o storytelling para aumentar suas vendas
Quando feito de maneira correta, o storytelling de empresas é capaz de oferecer aos consumidores um bom motivo para comprar um determinado produto ou serviço. Uma boa marca deve inspirar e criar conexões sentimentais com as pessoas para que ela seja bem lembrada. 

Assim, uma das maneiras de conseguir isso é através do storytelling, uma técnica capaz de otimizar mensagens e ideias brilhantes para que a audiência de um site ou de uma empresa cresça de maneira intensa. 

É válido dizer que o storytelling pode ser utilizado por qualquer tipo de negócio, desde uma loja de ferramentas até uma fábrica de abadás, por exemplo. Tudo isso decorre do fato de que, atualmente, dentro da internet, existem tantas informações que podem ser encontradas que fica difícil chamar a atenção.

Nesse sentido, o texto irá abordar o conceito de storytelling, explicando as suas vantagens e como o utilizar dentro de um negócio.

O que é o storytelling

O termo “storytelling” é proveniente do inglês e é subdividido em duas palavras: “story”, que significa “história”, e “telling”, que significa “contar”. Portanto, é possível dizer que o storytelling é o ato de contar histórias tal qual os escritores e roteiristas utilizam. Dessa maneira, uma empresa consegue transmitir mensagens de uma maneira que os leitores nunca irão esquecer.

Os elementos principais que compõem o storytelling são:

  • O ambiente;
  • O personagem;
  • O conflito;
  • A mensagem.
Com isso, uma pessoa é capaz de criar histórias contendo um começo, um meio e um fim para gerar uma conexão com o leitor no âmbito emocional.

As vantagens do storytelling

Desenvolver um storytelling é um fator importante para que um material único e especial seja produzido. Ele pode ser aplicado até mesmo sobre temas que já são de conhecimento geral ou que estão desgastados. Tudo isso por causa de um motivo principal: a história carrega um ponto de vista pessoal. 

Portanto, até mesmo uma empresa que vende Papai Noel inflável, por exemplo, pode ser capaz de escrever textos cativantes. Assim, diversas vantagens podem ser alcançadas, tais como:
  • As histórias são capazes de gerar identificação com os leitores;
  • As histórias seduzem as pessoas;
  • As histórias despertam emoções;
  • As histórias carregam o público leitor para uma jornada.

Como o storytelling acontece em conteúdos

Conforme explicado acima, o storytelling é, de fato, o ato de contar uma história. Esse é o principal fator que precisa ser levado em consideração para que essa técnica seja aplicada na produção de conteúdos. 

Isso quer dizer que o storytelling abrange toda uma narrativa ambientada e completa, fazendo uso de personagens, conflitos e obstáculos durante uma jornada. Tais fatores são responsáveis por provocar uma transformação do protagonista da história. 

Trata-se, portanto, de uma técnica utilizada na maioria dos filmes e livros da atualidade, podendo ser aplicada em textos de, por exemplo, conteúdos do blog de uma loja que trabalha com banner promocional. No caso dos conteúdos, o storytelling pode ser utilizado de duas maneiras: como uma estrutura do conteúdo ou como parte do próprio conteúdo. No primeiro caso, essa é a forma mais comum de se utilizar dentro das estratégias de marketing de conteúdo (ou seja, a produção de conteúdos em sites de empresas considerados relevantes ou interessantes por parte de usuários da internet). 

Assim, torna-se possível explorar diversos elementos presentes no storytelling, até mesmo se eles não forem apresentados de uma maneira muito clara. Isso porque, o que se utiliza no storytelling é toda a sua estrutura.

Dessa maneira, um estabelecimento que vende display em acrílico, por exemplo, pode utilizar a progressão textual dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão para o conteúdo a respeito deste produto.

Já na segunda opção, o storytelling é utilizado para oferecer um exemplo de uma determinada situação. A utilização de exemplos é uma maneira fácil e prática de se favorecer o entendimento de um certo tema pelo leitor. 

Esse tipo de situação está presente em alguns textos que citam cenas de filmes famosos para embasar as suas ideias. Por exemplo, pode-se citar um texto que utiliza cenas do filme Tempos Modernos para se mostrar a importância de se contratar um serviço de consultoria em segurança do trabalho SP. 

Isso porque, tal filme demonstra o trabalho em uma indústria que acontece de maneira inadequada, muito propícia a causar acidentes e lesões para os trabalhadores.

Todavia, é necessário ter em mente que a utilização de alguma história para exemplificar um assunto não pode ser feita de maneira aleatória. Introduzir um texto com um personagem que nunca mais será citado no decorrer do assunto só cria um conteúdo sem sentido. 

Portanto, ou o storytelling é utilizado de maneira adequada para criar um conteúdo rico, ou ele pode deteriorar a qualidade de um texto.

Explorando os elementos do storytelling

Como citado anteriormente, os elementos do storytelling são essenciais para a estruturação do texto.

No âmbito da mensagem, divide-se ela em story (a história e a mensagem que serão transmitidas) e em telling (a maneira como a mensagem é apresentada). Isso quer dizer que, se o texto possuir uma história marcante, muitas vezes o telling não precisa ser necessariamente bom também. 

Contudo, um texto que não é capaz de provocar transformações e mudanças na vida das pessoas provavelmente será considerado um conteúdo vazio e sem significado profundo, mesmo se o seu telling for totalmente envolvente e grandioso. 

Portanto, os textos que conseguem conciliar tanto um story quanto um telling de qualidade são aqueles que se destacam dentro da internet.

Já o ambiente é fator que demonstra onde os eventos de uma história irão ocorrer. Por isso, ele deve ser sempre muito bem descrito para que o público seja capaz de embarcar na história. 

Vale a pena dizer que os elementos de uma história precisam fazer parte dela, assim como cobertores para doação dentro de uma sala podem indicar o espaço interior de uma ONG, por exemplo. Em terceiro lugar, há o personagem, que é a pessoa a qual irá percorrer toda a jornada desenvolvida na história, além de sofrer a transformação que gera a mensagem a qual se pretende transmitir.

Por último, há o conflito. Este pode ser considerado o fator principal capaz de deixar o público interessado na história. Assim, deve-se desenvolver a maneira como o personagem principal irá superar (ou não) o conflito.

Exemplo de storytelling aplicado a um assunto real

Para exemplificar o assunto abordado acima, pode-se citar o texto desenvolvido pelo site de uma empresa que vende kit CIPA. Assim, é possível iniciar um texto com o título “itens para levar em consideração ao comprar um kit CIPA” citando um caso fictício de um funcionário que trabalha no setor de montagem de tratores de uma determinada empresa.

O ambiente abordado no texto é o próprio espaço industrial. Nesse sentido, o conflito de tal texto pode ser um momento em que o trabalhador se acidenta durante o seu trabalho. Como o atendimento ao acidente foi feito de maneira inadequada, o funcionário acabou sofrendo com danos irreversíveis para o seu desempenho no trabalho. 

Por essa razão, a mensagem que pode ser tirada com toda a história citada é o fato de que, caso houvesse um kit completo para o atendimento do funcionário, como é o caso do CIPA, ele não teria passado pelos males por quais passou.

A escolha da história que será utilizada precisa ser pensada, levando em consideração o público para o qual é direcionado o conteúdo e o que está sendo dito. Além disso, é importante frisar que algo muito valorizado dentro do storytelling é a ação de mostrar um assunto, mas não falar sobre ele diretamente. 

Com isso, o texto não se torna maçante e muito menos deixa de ser explicativo, ele se torna natural. É nesse sentido que o conflito precisa ser de difícil superação, já que o texto de uma empresa que produz moletom personalizado SP, por exemplo, não causa identificação com o público se as conquistas de um personagem são fáceis de ser alcançadas. 

Só assim, o personagem da história será capaz de passar por uma transformação concreta. Dessa maneira, tendo em vista todas as informações abordadas acima, verifica-se que o storytelling é, atualmente, uma técnica muito importante para as empresas. 

Contudo, apesar de ser proveniente das histórias literárias, o storytelling não precisa seguir à risca toda a estrutura. O que foi explicado serve apenas como uma base, já que o principal ingrediente capaz de gerar textos de qualidade é a criatividade e a inovação.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como desenvolver um funil de vendas para sua empresa
Próximo Artigo O Instagram parou de mostrar a quantidade de curtidas! E agora?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac